quinta-feira, 12 de junho de 2025

COM AS MÃOS NA MASSA

Alunos do Bem da Gente vai ao SESI e faz Bonito

 

Na data de ontem (11/06/2025), os alunos do primeiro curso de empreendedorismo, promovido pela ENERGISA, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi, intitulado Bem da Gente, que tem como objetivo preparar empreendedores para a gestão e desenvolvimento de seus negócios. Este curso, tem seu evento no bairro Jardim Santana que, depois de levantamentos e pesquisa de campo, demonstrou um forte apelo para a realização do curso preparatório, que teve início no último dia 17 de março, conforme divulgamos em outra matéria, aqui mesmo em nosso aovivorondonia.com.br.

Como citado acima, na data de ontem, os alunos não tiveram aula no espaço do cotidiano, tiveram uma excelente experiência, onde, literalmente colocaram as mãos na “massa”, na cozinha industrial do SESI, localizado na Avenida Rio de Janeiro, bairro Lagoa, em nossa capital. A empolgação dos alunos era visível, quando do anúncio da realização dessa oportunidade de estar em uma estrutura de alto nível e, acima de tudo, um local onde tem um forte compromisso social.

Já nas dependências do SESI, os alunos, após as apresentações formais e explanações de como seria a aula, foram todos paramentados e preparados devidamente para adentrarem à cozinha industrial, onde ficaram encantados, em especial, os que comercializam e, alguns deles, inclusive, já complementam as suas rendas ou, ate mesmo sobrevivem dos seus próprios negócios más, de uma forma, digamos artesanal/caseira.

Apresentados ao competentíssimo instrutor e nutricionista, premiado em varias oportunidades e participante em eventos de elevado cunho, CLEITON GUIMARÃES, onde, com sua experiencia de muitos anos na área, convocou duas voluntárias alunas, para de imediato iniciarem a pesagem dos ingredientes para a confecção do pão e da “cuca”, onde se apresentaram a Camila Diega e a Helen Cristina, onde as mesmas, acompanhando a receita a elas apresentadas, fizeram bonito e, entregou da forma em que lhes foi solicitado, parabéns às mesmas.

Após este procedimento, enquanto era preparada a massa, o senhor Cleiton deu várias informações sobre a legislação e normas para quem trabalha com o ramo da alimentação, bem como as exigências da ANVISA e demais órgãos para a instalação onde se vai manipular os alimentos, palavras de muita sabedoria e conhecimento que, com certeza muitos ali não tinham conhecimento de tantas “regras”, nem eu mesmo sabia. Os demais alunos, em torno de vinte (20), todos participaram, cada um fazendo algo para estimular e aguçar mais os seus conhecimentos. Enquanto eram assados os pães, a “aula” continuou, onde foram feitas diversas perguntas ao instrutor Cleiton, que não deixou ninguém sem resposta e todos saíram do evento com a expectativa de terem aprendido algo muito bom para o seu empreendimento.

Depois de prontos, chegou a melhor hora, a da degustação do próprio alimento preparado pelos alunos do Projeto Bem da Gente

   


 Com uma massa leve, suave e de sabor delicioso, só havia uma reclamação dos presentes, a de que deveriam voltar, mas vezes para aprenderem mais e saborear as delicias que saíram do forno naquela noite da cozinha industrial do SESI. Nossa reportagem acompanhou tudo de pertinho, apenas não colocou as mãos na massa, pois a cozinha não é nosso forte. Após deixar o ambiente da mesma forma em que encontraram, os alunos agradeceram a oportunidade de estarem em um local de elevado nível e, aguardam nova oportunidade para incrementar mais os seus empreendimentos, onde, além de realizar seus sonhos vai gerar emprego, renda e bem estar social para a comunidade do Bairro Jardim Santana, que é o primeiro de muitos cursos que serão realizados no estado pela ENERGISA e IEL.

Os alunos tiveram ônibus à disposição a partir das 18:30 h, que os conduziram e os deixaram na sede do curso, por volta 22:00 horas.

Pedro Francisco
Jornalista 1.297-RO/BR







quarta-feira, 21 de maio de 2025

O MUNDO NÃO GIRA, ELE DÁ CAMBALHOTAS

NÃO SI O QUE É PIOR, SER LOUCO OU MALUCO

 

 

De uns tempos para cá, as pessoas em nossa sociedade passaram a ter comportamentos esdrúxulos, coisas sem pés e nem cabeça, totalmente inimagináveis para uma pessoa sensata (dita normal), se é que hoje em dia possa haver alguém normal em nossa sociedade.

Recentemente, surgiu uma polêmica, que vem mexendo com a cabeça das pessoas nas grandes mídias onde, uma enorme maioria é contra e, outras, no entanto “embarcam” nesta maluquice, em especial nas redes sociais, onde rapidamente o “estopim” da bomba explodiu e está dando o que falar, tendo, virando caso de saúde pública, onde algumas pessoas estão buscando tratamento para seus filhos (bonecos reborn), tirando as já precárias vagas das pessoas que efetivamente precisam deste ou daquele tratamento mais sério, inclusive, em consultórios particulares, onde apresentam uma BONECA hiper-realista, onde revela-se um espelho que perturba as questões de nossa sociedade mais profundamente.

Esta “maluquice” se iniciou com a viralização de vídeos nas redes sociais onde, pessoas, em especial mais as mulheres, começaram a conduzir seus tais “filhos’ a alguns consultórios médicos para consulta, onde, tiravam os lugares das pessoas HUMANAS, inclusive pessoas idosos e portadores de outras necessidades que teriam seus lugares e atendimentos preferenciais nos postos de atendimento do SUS, onde começaram a gerar controvérsias e a indignação da população frequentadora destes locais, em busca de atendimento para às suas necessidades.

Os nossos políticos, que não são bobos e nem nada, de imediato já se manifestaram na criação de Leis, onde, supostamente acreditam ter “dividendos” políticos, tendo, inclusive, alguns que são veementemente favoráveis a esta, repito “MALUQUICE” que está se generalizando. Temos uma deputada, a senhora Rosângela Moro, do União Brasil, de São Paulo, que tem a proposta de tratamento psicossocial para as pessoas que se apegam e constituem vínculos de afinidade com as tais bonecas e bonecos.

De onde surgiu essa “MALUQUICE”. Tudo começou no estado de Goiás, onde um casal “homo”, entrou em briga na Justiça, para que uma das partes tivesse a guarda da “boneca”, avaliada em mais ou menos quatro (4.000,00) mil reais, onde, inclusive, a tal boneca tinha até mesmo enxoval, coisa típica de bebês humanos. Infelizmente, essa “barafunda” demonstra o atual Brasil em que vivemos na atualidade, pois os exageros tomam conta do que é normalmente real, onde expõe rachaduras sem tamanho em nossa sociedade, a situação precária emocional, a falta de políticas que atendam realmente a população dirigidas a saúde mental e física, mostrando pessoas que necessitam ter suas atenções voltadas para uma boneca medíocre de produto siliconado. Realmente, o Brasil tem de ser estudado pela NASA e, com certeza ele não é para pessoas amadoras.




Pedro Francisco
Jornalista 1.297-RO/BR



sexta-feira, 16 de maio de 2025

Reinício de Obras

 

Antes tarde que nunca

 

Mais um capítulo das obras no Jardim Santana, na região Leste da capital Porto Velho/RO, onde já a mais de um (1) ano se arrasta essa “pendenga”, do tal Programa Tchau Poeira, instituído pelo atual governador Marcos Rocha, onde, a empresa contratada não deu conta de terminar as obras e, não se sabe por qual “cargas d’agua” a obra foi suspensa desde o início do inverno no ano passado. Agora, nesta data (14/05/2025), aparecem diversas máquinas fazendo um belho “H”, agora pela manhã, fazendo tudo de bom que ela pode fazer, ou seja, “ciscar” igual a galinha, mexer em diversas ruas ao mesmo tempo e ao final deixar as famílias ilhadas em suas casas, pois não há um planejamento na execução das obras.

Temos diversas vias inacabadas e outras pela metade, onde, isso atrapalha em muito a população do bairro. Na rua Araguaína, esquina com a Avenida Raimundo Cantuária, onde a mais de vinte (20) anos, existe uma alagação de águas servidas nas esquinas e ninguém toma uma previdência. Os moradores e comerciantes do local, tem as suas águas utilizadas e fossas que correm a céu aberto, jogadas na via pública. Vai-se fazer uma obra ali e, caso não seja solucionado o problema, de nada vai adiantar, será dinheiro e tempo jogados fora ficando os moradores com mais esse problema no futuro.

Na rua Pirenópolis, onde se localiza a escola cívico militar Ulisses Guimarães, ano passado, só colocaram o asfalto defronte a escola e, em apenas um lado da via pública, uma 

vergonha.

Com a palavra a fiscalização das obras, Tribunal de Contas e outros órgãos de fiscalização. Onde foi feito o asfalto no final do ano que passou, já estão com sérias rachaduras/trincas, onde, certamente serão futuras crateras, talvez por falta de compactação adequada do solo receptor da massa asfáltica. Afinal, é o dinheiro suado da população que está sendo colocado em jogo para receber algum benefício, que hoje não passa de extrema necessidade e um pequeno conforto para a tão já sofrida população



Pedro Francisco
Jornalista 1.297-RO/BR




QUEM PAGA O PATO DO PSDB?

 

Cadê o dinheiro, a “família comeu”

Sempre a mesma história, sempre o mesmo “lenga, lenga”, entra pessoas, sai dirigentes e as instituições políticas sempre caminham na contra mão do progresso. Agora com mais quinze (15) dias para pagamento da dívida, o diretório do PSDB, anda às “tontas” para pagar o que deve a UNIÃO, por falta de competência em sua prestação de contas em campanha eleitoral, de acordo com o Processo 0600266-14.2023.6.22.0000.

Com certeza alguém se beneficiou de alguma forma, onde abocanharam uma quantia de dinheiro considerável, no montante de oitocentos e trinta e oito mil (838.000.000,00) reais aproximadamente, onde ninguém sabe onde a grana foi parar.

A alguns anos atrás, uma família de renome na capital assumiu o comando da sigla na capital e, de lá para cá, a mesma só andou igual a “caranguejo”, de lado ou para trás, não conseguindo mais sequer ter a sua sede e, ainda por cima, os seus afiliados, em sua enorme maioria foram relegados a planos de prazo indefinido, ficando estes perdidos no tempo e no espaço, onde o contato com os eleitos e a diretoria da sigla municipal, sequer são encontrados.

Agora, com a possibilidade de se fazer uma tal de FEDERAÇÃO (conluio) político, para somar votos para as siglas disputarem as próximas eleições, até o momento, sequer houve alguma reunião convocada com os afiliados do partido para que estes ao menos sejam informados das decisões “superiores” que, como tudo no Brasil só vem no famoso “goela” abaixo e fica sempre do mesmo jeito.

Com a palavra, se existir ainda a Direção do Diretório Municipal de Porto Velho.


Pedro Francisco
Jornalista 1.297-RO/BR

PARECE QUE O JOGO VAI VIRAR

 

CARTOLAS CRIAM CORAGEM E VÃO À LUTA

 

Já não era sem tempo. Ontem, quinze (15) de maio caiu o todo poderoso da CBF – Confederação Brasileira de Futebol, que aliás, há muito tempo vem sendo a vergonha nacional em matéria de futebol em nosso país. Desta feita, após algumas horas de seu afastamento e indicação de interventor na entidade, dezenove (19) das vinte e sete (27) federações, representativas do esporte nacional publicaram manifesto, onde querem a estabilidade, a descentralização e a consequente melhora no futebol no Brasil que, por sinal está deixando a desejar aos amantes da modalidade desportiva.

Assinaram o manifesto as seguintes federações: Rio de Janeiro, Amazonas, Alagoas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, RONDÔNIA, Sergipe, Pará, Distrito Federal, e Paraná. Houve ainda outras oito (8) federações que não se manifestaram ante o documento reivindicatório, que foram elas: Tocantins, São Paulo, Pernambuco, Mato grosso, Minas Gerais, Bahia e a do Espírito Santo, só não se sabe ainda a razão pela qual elas não se manifestaram em favor do futebol brasileiro.

O manifesto foi publicado na noite da quinta feira mesmo, dia quinze (15) último, depois de o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por decisão direta do senhor Desembargador Gabriel Zéfiro, afastar o agora ex presidente senhor Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e, nomear um dos vices – Presidente da entidade, Fernando Sarney, como atual interventor, como interventor e com a incumbência de realizar novas eleições na entidade de representação maior do futebol brasileiro, o quanto antes.


Pedro Francisco
Jornalista 1.297-RO/BR