segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Minhas Leituras, Críticas e Comentários ( Milhão X Tostão)

Como sabemos uma campanha eleitoral é "recheada" de altos e baixos. nela encontramos de tudo, do excelente, bom, ruim e o péssimo. Neste prisma, as coisas em Rondônia, nesta eleição teve de tudo. denúncias, escândalos e escambos de todas as matizes, para todos os gostos.
O que me deixou preocupado, depois de passada a eleição, deitado em minha "baixinha de quatro pés", eu fiquei meditando e fazendo uma análise desta eleição, a eleição mais atípica em que vivi em minha vida.
Uma eleição é idêntica a uma partida de futebol, ela somente termina após a determinação final  da arbitragem, no caso aqui em tela, após a apuração. Mas ela não é somente isto. 
Quem se propõe a concorrer ou disputar uma eleição, seja ela ao que for, este concorrente tem de ter uma "PLANEJAMENTO", uma "ESTRUTURA",  e acima de tudo uma "COORDENAÇÃO" organizada, uma adequação de pessoas e de equipes para chegar ao almejado, coisa que não vimos nesta eleição, aliás, desde as três (03) últimas eleições (incluindo esta) eu venho observando o comportamento dos políticos e dos eleitores, a coisa está "desvirtuada" o "VIL" metal fala mais alto, nada é "concreto", muito menos "abstrato", não estamos conseguindo entender nada.
Nossa população está indecisa, não somente Rondônia, do pais também. Ano passado, uma parcela considerável da população brasileira saiu às ruas em todo pais para reclamar das condições de vida e mais uma série de coisas que esta achava não estar de acordo. Ora, como podemos estar em "DESACORDO" com diversos posicionamentos daqueles que nos governam e, quando da chegada da hora de realizar as mudanças, nos "AMOFINAMOS" e "COVARDEMENTE" sem respeitar os anseios daqueles que, minoria sentem na pele as agruras de um "DESGOVERNO" tanto Nacional, Estadual quanto Municipal.
Os dois (02) candidatos que disputaram o governo do Estado de Rondônia, certamente tinham em suas mentes projetos diferentes, o atual, que reelegeu-se não fará muita mudança na forma de governar, pois de acordo com seu projeto administrativo e da população que o egeu nosso estado vai bem e, a nossa capital anda às mil maravilhas.
O candidato que pregava a "MUDANÇA" era a esperança de uma transformação na maneira de administrar. Mais jovem, ágil e lépido em seu raciocínio tinha a intenção de realizar obras e melhorar as condições de vida no estado e, em especial de nossa capital Porto Velho/RO, que tem a "PECHA" de a capital mais suja e horrenda do pais. Uma vergonha para os administradores desta que deveria ser o cartão de visitas, o cartão postal como dizem aqueles que a amam, assim como eu.
Expedito Junior (45-PSDB)venceu em vinte e cinco (25) cidades do estado, ele não perdeu a eleição em meu ponto de vista, quem perdeu a oportunidade de mudar e a eleição foi a população, o Estado e a nossa capital, ela amofinou-se, acovardou-se diante da perspectiva de mudança e deixou passar a oportunidade de "tentar", assim como vem tentando há muito tempo encontrar o caminho para o desenvolvimento, coisa que está rodando, rodando, rodando e ficando no mesmo lugar, isto nos dois (02) níveis administrativos.
O que me deixa mais "abismado" é a quantidade de votos com "ABSTENÇÃO", aqueles que não quiseram se comprometer com os demais cidadãos, eles ficaram com tanto medo que, sequer saíram de suas casas para votar, eles somaram o total de duzentos e setenta e quatro mil, trezentos e vinte e cinco (374.325) eleitores, uma verdadeira covardia e falta de compromisso para com a sociedade, estes jamais poderão reclamar de que as coisas não vão bem. Devem ter a "hombridade" de calarem-se para sempre. Por outro lado, outra coisa que também me chamou à atenção foi a quantidade de votos "NULOS" e "BRANCOS", os nulos somaram-se quarenta e nove mil, novecentos e oitenta e nove (49.989) votos, um número elevadíssimo de pessoas que deixaram para que outras pessoas escolhessem em seus lugares aquele melhor achassem, estes são os tais "DESCOMPROMISSADOS", saem de suas casas e não assumem o papel de cidadãos, respeito suas posições, mas entendo como "covardia". Por fim, os votos dados em "BRANCO", da mesma forma que os eleitores dos votos nulos, sem tirar nem acrescentar. Desta feita, estes também acham e consentem que as coisas em nossa cidade e estado estão no "caminho" certo, ledo engano, senão vejamos: O atual governo, em seus primeiros quatro (04) anos de mandato, ele tinha a intenção e perspectiva de "REELEIÇÃO", se durante este interstício ele pouco ou nada realizou para nossa capital, não será no próximo exercício do mandato que ele o fará, já que, não haverá mais reeleição para o mesmo. Seu sucessor, quem sabe, se indicado por ele, com o uso absurdo da máquina administrativa corre o risco de dar continuidade ao que ele não fez.
E então, como ficamos?
A eleição para "PREFEITO e VEREADORES" já está nas ruas e nas conversas daqueles que almejam uma cadeira na representatividade da população. Então eu pergunto: 
A Prefeitura e a Câmara municipal estão agindo de acordo com as nossas expectativas?
esta resposta eu gostaria que você deixasse aqui postada nos comentários. Vamos debater sobre isto, o que nós queremos para nossa cidade. Não. Não falta tanto tempo não, nós não podemos deixar para a última hora, nós temos que começar a raciocinar como os políticos, como os candidatos para que possamos entender suas "propostas" e suas "promessas"
Vamos falar sobre isto?
Pedro Francisco
Jornalista
1.297/Mtb


Minhas Leituras, Críticas e Comentários. (Fim da Eleição)

Bom dia meu povo.

Passou a eleição. Durante mais de noventa (90) dias nossa cidade, estado e pais pararam. A população ouviu de tudo, coisas que era, são e seriam de seu interesse pessoal e, muitas propostas de candidatos diversos, de todas as matizes partidárias, em níveis variados. De baixarias ao alto nível, nós tivemos uma fartura considerável.
Hoje, nosso pais acordou da mesma forma que será durante os próximos quatro (04) anos, nada de novo será implementado, as coisas estão escritas e, apenas serão conduzidas da forma que já sabemos. Escândalos homéricos, tramoias políticas, escambos, dilapidação do bem público, enfim, não adianta adicionar mais nada. O fato de os eleitores deixarem no pais e na maioria dos estados as coisas como estão é um sinal de que a nossa vida está muito boa, obrigado. Os eleitores em sua "sabedoria sabem bem o que desejam de seus governantes, cada um sabe onde o calo lhe aperta e, desta forma, como dizem os grandes estudiosos e cientistas políticos, a DEMOCRACIA deve ser respeitada e, em sendo assim, nós devemos, independente de cor ou paixão política partidária ou amor a determinado candidato respeitar a vontade da maioria. É isto que devemos fazer. Embora constrangido com o resultado das eleições somos um povo honesto, honrado, fraterno e acima de tudo acreditado, ele sempre acredita em "milagres" "promessas" e "Estórias", esta última mais fortemente acreditada. Isto foi o que ocorreu com nossa população eleitoral (mais de cento e quarenta (140.000.000) milhões de nossos irmãos decidiram os nossos destinos. Oxalá tenham feito a escolha correta, não suportaremos mais tantos escândalos e desmandos desmedidos, nossa pátria não aguenta mais ser saqueada pelos membros do Partido dos Trabalhadores. Eles preferem investir em países, ilhas e outras localidades que não seja a nossa pátria, enfim, ontem (26/10) este povo que elegeu este pessoal, simplesmente lhe deram uma "PROCURAÇÃO" com poderes ilimitados, uma quantidade imensa de "CHEQUES" assinados em branco e lavaram suas mãos, ignorando as necessidades da população mais carente que vive apenas das "MIGALHAS" jogadas a elas, especialmente àquelas que vivem no sertão nordestino, enfim, é a vontade do povo.
Em Rondônia, o Estado que eu escolhi para viver o resto de meus dias, infelizmente a nossa população também optou pela continuidade. Eu espero sinceramente que nenhum cidadão venha reclamar do atual e do próximo governo que ocupará por mais quatro (04) anos a cadeira do Palácio Getúlio Vargas, eu repito, a soberania da maioria dos eleitores eve ser respeitada e isto, eu respeito, embora sabendo onde esta história vai parar. Escândalos, operações da Polícia Federal, ações diversas e, o pior, o governador preso. Aquela população atingida pela última enchente do rio Madeira continuará lá no Parque de Exposições, naquele "CAMPO DE CONCENTRAÇÃO", condição que não desejamos para ninguém. Lá aqueles nossos irmãos, especialmente os mais carentes e os mais humildes perderam tudo, até mesmo o que é de mais sagrado para uma pessoa, um cidadão, eles perderam a dignidade de estarem em sua residência, ao passo em que os governos federal e Estadual propalam aos quatro cantos estarem entregando casas populares aos milhares, coisa que sabemos não serem verdadeiras, sequer conseguem doar o auxílio moradia, a "grita" é geral de quem precisa deste benefício, que aliás é uma vergonha.
Minha Casa, Minha Vida não passa de uma "operação" eleitoreira e moeda em troca de votos. Nossa população não merece ser tratada da forma em que está sendo, as coisas não mudarão, os infortúnios, infelizmente aumentarão. Oxalá o inverno deste ano seja inferior ao anterior, caso contrário, nós teremos problemas maiores ainda para que estes governos resolvam, isto sem falar da administração municipal que está inoperante, uma vergonha para a nossa capital Porto Velho/RO, totalmente abandonada, o verão já se foi, o inverno se apresenta ainda suave, mas já disse ao que veio.
O que devemos esperar doravante, você sabe me responder?

Pois então, eu fico no aguardo de sua resposta, de seu pronunciamento.

Á partir de hoje, eu estarei mais presente neste espaço, a luta não para, daqui a pouco inicia-se nova operação para a troca ou manutenção do atual prefeito. É a hora e o momento de a população de Porto Velho/RO se manifestar e dizer o que deseja. A nossa câmara de vereadores está indo bem? Então estas são as respostas que eu deixo para que você meditar, leitor que tem vontade de ver a mudança e transformação de nosso sistema administrativo.
Pedro Francisco
Jornalista
1.297/Mtb