domingo, 8 de maio de 2016

Minhas leituras, críticas e comentários. (Dia das Mães - Dia Especial)

Pedr
Bom dia meus amigos.

Hoje, um domingo (08/05) como outro qualquer em nosso calendário, nada de especial teria, se não fosse pela data marcante que é o dia das mães.
Mãe, ninguém ao certo, sabe dar a definição do valor que tem essa mulher que é a nossa mãe. Ela é tão especial, que cada um tem uma. Uns, por merecimento de Deus, ainda tem a honra de "angariar" outras mais pelo caminho da vida. Umas vêm por meio de filhas e filhos doados por terceiras, que se juntam em relacionamentos pessoais e agregam mais e mais alegria aos lares.
Mãe, não se pode ter segredo com ela. Você pode (não deve) "mentir" para todos, exceto para a sua mãe, mesmo porquê, ela não "titubeia" em dizer que você está mentindo e, sempre, noventa e nove (99%) por cento das vezes ela está certa e, você, totalmente enganado.

Ela não tem medo em te dizer: faça isso, faça aquilo, faça desse jeito, não não faça assim, que você vai se arrepender. Ela não serra jamais, raríssimas vezes, ela se "engana", se "equivoca" e, sempre ela acaba acertando em tudo que ela disse. Em muitas vezes, quando cometemos algum deslize (quem ainda não o cometeu, que jogue a primeira rosa), ela sempre está a dar o seu incondicional apoio, independente do deslize que tenhamos cometido, ela está sempre disposta a nos "abraçar" e levantar o nosso "moral", ela sempre tem palavras, que mesmo "doloridas", nos confortam, talvez, não naquele momento, más, posteriormente, vamos "avaliar" o que nos foi dito e, acreditamos, sempre, sempre, que ela estava com a "bendita" razão que as mães possuem.

Ela são tão, tão especiais, que Deus, em sua infinita sabedoria, às dotou de todos os tipos de "entendimentos". Não sabem nem ler às vezes, mas às suas "sabedorias" extrapolam às "sapiências" dos mais "letrados", incrível, como estas mães sabem de tudo. Onde será que elas aprendem todas essas coisas que elas nos ensinam, mesmo sem nunca terem ido a uma escola, que às ensinassem a serem mães?

Mãe, palavra de três (03) letras, más que possuem uma força enorme. Mãe não tem tamanho em "estatura", mãe não tem "idade", "cor", "religião" e nem "sexo". Mãe é "híbrida", feita somente de coisas diferentes, tudo que há de diferente, existe nelas. 
 
Mãe não precisa de que digamos nada para elas, parecem até que são "cartomantes" e, afinal, será que elas não o são? Elas "adivinham" tudo, mãe, mãe de verdade não conseguimos enganá-las, elas descobrem com apenas um olhar, no máximo, duas ou três perguntas, elas desmontam todos os nossos planos que "engendramos" para tentarmos ludibriá-las, ledo engano nosso.

Mãe só tem fibra, toda mãe é forte, por mais frágil que ela seja, ela cria uma força "draconiana" para defender seus filhos, não importa se indefesos ou poderosos, ela sempre tem uma palavra para defende-los, não importa qual seja o motivo, o deslize, o tão falado "erro", enfim, mãe é mãe.

Por isso, hoje, nessa data maravilhosa, duplamente para mim, eu quero desejar à todas às Mães do planeta, toda a felicidade e toda a sorte do mundo, para que elas, com toda a sua sabedoria, possam continuar a defenderem os seus filhos, mesmo àqueles, que por quaisquer circunstâncias da vida, não a tiverem no decorrer de sua trilha e, àqueles, que mesmo tendo sido "amamentados" por elas, ainda conseguem maltratá-las.

FELIZ DA DAS MÃES 


P
 
Pedro Francisco
Jornalista
1.297-RO/BR