sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Minhas Leituras, Críticas e Comentários (Verdade e Falsidade)

"Deixemos que verdade e a falsidade se batam. Quem jamais viu a verdade levar a pior num combate franco e livre?"
(Esta pergunta é do poeta inglês John Milton, em seu famoso discurso ao Parlamento Aeropangítica, publicado em 24/11/1.644)


Desde há muito tempo a "imprensa" vem sendo alvo de constantes mutações. O homem desde os tempos mais remotos de nossa história trabalha sempre no sentido de "informar". No entanto, as coisas não são tão simples como pensamos, para se chegar à uma informação é muito difícil, a menos que seja uma informação sem muita importância, se é que existem informações sem importância. Desde que eu aprendi a escrever na escola, eu tenho a vocação para a leitura e escrita, sempre estou "bisbilhotando"  um livro, não importa qual assunto seja, ele sempre me trará alguma informação que, se não útil neste momento, com certeza em algum momento em minha vida ela irá me servir. Costumo dizer que "Leio da Bíblia Sagrada à Revistas de Nus Artísticos", muitas pessoas estranham esta minha colocação, elas devem ter seus motivos e conjecturas próprias para se espantarem ou aceitarem-na, eu os respeito em sua plenitude.
Sempre fui adepto de "pegar" livros na biblioteca pública, por variadas razões, lá o acervo é amplo, escritores das mais variadas tendências, livros novos e antigos e outros nem tanto assim. Antes desta última reforma da Biblioteca Francisco Meireles, por sinal, muito boa, para que os leitores tenham uma ideia, a minha "ficha" era a de número dezessete (17), hoje com o advento da informatização e novo recadastramento ela foi alterada para oitocentos e treze (813), eu acredito que deveria permanecer o mesmo número, afinal, só neste mês de Janeiro eu estou terminando de ler o quinto () livro. Neste início de ano eu centrei-me na leitura sobre o JORNALISMO, embora o seja, as coisas precisam serem revistas de quando em vez.
Na última "pega" de livro, o título dele é "Ideologia e Técnica da Notícia", de Nilson Lage, edição de mil novecentos e setenta e nove (1.979), muitos dos leitores sequer eram nascidos, mas tudo bem, já estou velho mesmo. Na saída, uma moça, sem que eu a conhecesse estava com umas revistas na mão, eram revistas já antigas e ela queria doar, eu vi algumas capas e duas delas me chamaram à atenção, seus nomes "GALILEU", da Editora Globo, uma de Abril de dois mil e quatro (2004) e outra do ano subsequente.  Depois de terminar a leitura do "tomo" eu comecei a ler a revista mais velha, afinal, tem uma matéria nela que vem ao encontro de minha curiosidade, um "DOSSIÊ". este dossiê revela fatos da história da Bíblia, onde os cientistas e arqueólogos mostram o que é "REAL" e o que é "FANTASIA". Uma matéria sensacional para quem tem a "visão" mais fechada" quanto à religiosidade e também para aqueles que possuem uma linha de credibilidade nem tão sólida sobre as escritas do livro dito "SAGRADO". Os cientistas e arqueólogos vão fundo em suas descobertas e explanações à respeito destas descobertas arqueológicas. É certo que existem certas contradições que qualquer pessoa que tenha o mínimo do discernimento ao ler ao livro "sagrado" vai discordar ou ao menos ficar em dúvida sobre seu escritor; (Não sobre quem o ditou).
Eu fiquei encantado com a matéria da Jornalista Fernanda Colavitti, considero uma obra de arte suas colocações, a forma e o estudo realizado sobre o tema.
Existem mesmo muitas verdades e mentiras sobre a crença e a religiosidade das pessoas. Da mesma forma existem aquelas que acreditam piamente em tudo que leem e aquelas que sempre colocam em "xeque" o que seus olhos lhes apresentam para a leitura, seja ela de qual tema for. Importante frisar que eu não tenho religião, apenas eu creio em uma força suprema que nos guia e nos dá o discernimento de ter o "livre arbítrio" para julgarmos nossos atos e ações de nosso cotidiano. Não quero aqui criar uma polêmica ou debate religioso sobre qualquer placa de igreja ou seguimento de fé, apenas e tão somente expus o que eu acredito ser de meu interesse publicar neste espaço.
Como já escrevi em outras postagens anteriores, eu quero que se manifestem, os leitores e seguidores podem e devem escrever o que desejarem, afinal, somente o debate em um nível, no mínimo aceitável fará com que a chamada desta postagem possa ter realmente o efeito que a verdade possui, ou será que não?
Bom final de semana a todos.

Pedro Francisco
1.297-DRT/RO

Nenhum comentário: