Olá, boa tarde.
Nós temos muitas obras inacabadas em Porto Velho e em Rondônia. Brasil afora, nada disso é diferente. Lendo, lendo, lendo e buscando as novidades, deparei-me com esta obra, por sinal, muito antiga, que poderia ser a nossa salvação, no consumo de combustível (óleo diesel) e no rendimento de dividendos para o nosso estado e município. Porém, ninguém toma a frente deste projeto. Já houve sim, quem falasse muito sobre ele, más no momento, está no silêncio.
Hoje, todos estão caladinhos, não dizem nada e tão pouco, tocam neste assunto. Por qual motivo será?
Sei não, eu tenho para comigo, que este "projeto" não irá sair do "papel", ele já rendeu muitos milhões de reais a quem "trabalhou" muito, para que ele fosse implantado, tal qual, a nossa rede de água potável, aqui em Porto Velho/Rondônia. Dinheiro, veio à "rodo", só que os "GATOS" comeram, os políticos venderam dificuldades para colherem facilidades e, deu no que deu, estamos sem à água encanada e, ficamos com à água "ENGANADA".
Voltemos ao nosso gás, que não temos. Muito já se falou, brigou e muitas foram as "ladainhas" e "lorotas" contadas por nossos parlamentares federais e estaduais, os vereadores, estes, coitados, sequer sabem do que se trata, a$$inam e recebem, assim, fica bem melhor para todos, exceto, para a nossa população que amarga o seu dia-a-dia, com a exploração política destes.
"Para as pessoas terem uma noção, de todo o gás (veicular)
consumido nos veículos de todas as capitais do Brasil soma-se 7 milhões
de metros cúbicos, observe que a Petrobras retira de Urucu(AM) e queima
ou reinjeta mais de 9 milhões de metros cúbicos, então é mais que
todo gás consumido nos veículos no Brasil inteiro. Só para as pessoas
terem uma ideia, eu estive em Santa Catarina e visitei todas as
indústrias, eles consumiam 700 mil metros cúbicos, Urucu (AM) produz 9
milhões de metros cúbicos que até hoje não é aproveitado. (palavras do senhor PAULO ANDRADE, que veio para Porto Velho em 1997 para
ajudar na fundação da Rongás, indicado pela Petrobras), ele é o ‘papa’
do tema gás natural. Trabalha na Empresa Rongás, com participação do Estado de Rondônia, conhece tudo, fala
com propriedade e tem domínio do assunto como poucos. Paulo Andrade é
contador e engenheiro mecânico, tem também formação em gás natural,
petróleo e outros derivados. (trecho da entrevista à Leo ladeia, em 06/01/2008)"
O que me causa estranheza em tudo isso, é o pouco caso. Pouco caso de todo mundo. Nós passamos à vida inteira discutindo sobre tudo, más na realidade, não discutimos o que nos interessa, nosso conforto, nossa comodidade, nosso futuro, nossa economia, etc, etc... De balsa, navegamos um mil e oitocentos (1.800) quilômetros Rio Madeira acima, desta forma, encarecendo em muito o óleo que consumimos em nossas usinas "TERMOELÉTRICAS", que são inúmeras. Se fosse por meio da canalização, este percurso seria de pouco mais de quinhentos (500) quilômetros, sem falar, na economia de tempo e de combustível, gastos pelas balsas, desta forma, os valores reduziriam-se em muito, não concordam?
Houve, até um senador da república, que atualmente está bem "quietinho", com as "barbas" de molho na cadeira dele, que defendia com unhas e dentes, mais com "unhas", que com os dentes, este projeto. Más pelo visto, ele deve ter sido chamado para "conver$ar" e, achou por bem ficar quietinho e deixar o caso passar desapercebido, que caísse no tal do "esquecimento" da população. Más nós estamos aqui, exatamente, para fazermos o contrário, avivar às nossas memórias e colocarmos a boca no "trombone". Por qual razão este senador está calado? Será que este projeto não é interessante para nosso estado, ou será que ele não irá mais render os "dividendo$" e os "louros"tão almejados por ele e os demais companheiros de bancada do nosso estado?
Gostaria muito que estes políticos lessem esta postagem, más como sei que não a lerão, vou enviar um E-mail, para cada um deles, cobrando uma resposta, que tal, nós todos fazermos este "servicinho", em uma de nossas horas de "bobeira", só para ver o que acontece. Eu topo, e você?
Pois bem, ficamos assim. Por hoje, creio que não postarei mais nada neste nosso espaço. Desejo à todos, que tenham um início de semana maravilhoso e, que ela seja repleta de muitas realizações.
Até mais "LER". rsrsrrsrsr
Jornalista
1.297-RO/BR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário