quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Minhas leituras, críticas e comentários. (Educação X Ensino)



Bom dia meu povo.

            A partir de hoje eu pretendo escrever diariamente neste espaço. Primeiro porquê eu gosto de escrever (só preciso aprender), segundo, preciso manter a minha mente em funcionamento e, nada mais importante fazer que a leitura e a escrita, afinal, eu já passei dos sessenta e cinco (65) e como eu pretendo ir um pouco mais longe, eu acredito que este seja o caminho. Pretendo abordar temas diversos, assim mesmo, minhas leituras, críticas e comentários, estas que você caro (a) leitor (a) já está acostumado a acompanhar.
            Hoje é um ponto de vista pessoal meu que deve ser mudado em nossa sociedade, os conceitos de "EDUCAÇÃO" e de "ENSINO" estão todos emaranhados e confundindo a cabeça de todo mundo, está uma loucura, ninguém sabe mais quem deve educar quem e quem ensinar quem, está uma "balburdia" dos diabos, senão vejamos:

"A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações."

X               

Significado de Ensino

"s.m. Ação, arte de ensinar, de transmitir conhecimentos.
Orientação no sentido de modificar o comportamento da pessoa humana.
Instrução.Orientação.Atividade de magistério.
Cada um dos graus da organização escolar: ensino de 1.º grau, ensino de 2.º grau..
Ensino de 1.º grau, aquele em que se inicia a alfabetização e, ao longo de oito anos, ministra os primeiros conhecimentos de linguagem, matemática, ciências, história, geografia e de línguas estrangeiras. (Compreende o antigo curso primário e o antigo curso ginasial.)
Ensino de 2.º grau, aquele em que se desenvolve o estudo de humanidades iniciado nos quatro últimos anos do ensino de 1.º grau, e paralelamente a formação profissional de técnicos de nível médio.
Ensino superior, ensino que, a cargo de universidades ou faculdades ou institutos, é destinado ao aprofundamento dos estudos especiais, conferindo título universitário nas chamadas profissões liberais.
Ensino técnico, o que ministra conhecimentos necessários à prática no comércio, na indústria, no artesanato etc."

Como podemos observar, somente cabe à família a educação, ao Estado e aos administradores públicos de uma nação, estados e municípios, a eles cabe dotar suas escolas de pessoas qualificadas e bem pagas para aplicarem o "ENSINO". Nós não podemos mais aceitar que o "Estado" tome para si a responsabilidade de "EDUCAR" os nossos filhos, este papel não lhe compete. As fotos ilustram com clareza hoje o comportamento dos alunos em sala de aula, sem tirar nem por. É uma "balburdia" só em sala, poucas ou quase nenhuma, especialmente as da rede pública têm mais domínio sobre os educando.
Das famílias foi e está sendo tirado o direito de EDUCAR seus filhos, o Estado tomou para si esta tarefa e não está conseguindo dar conta do "recado", a cada dia que passa as crianças, jovens e adolescentes estão ficando cada vez mais rebeldes, não estão mais respeitando nada, limites não existem, os pais e a família em si deixaram de ter a utilidade d'antes, agora tudo que a família faz vai ao encontro dos interesses do "estado".
Enquanto estivermos com este "estigma" de que educação e ensino devem ser aplicados em nossas "fracas" escolas, as famílias estarão sendo dizimadas e os jovens e adolescentes dominados pelo terceiro (3º) poder ou o poder paralelo, sendo estes colocados na marginalidade e em constante risco de vulnerabilidade social.
Duvidam disto?


Pedro Francisco
Jornalista
MTE 1.297/RO



Nenhum comentário: