segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Minhas Leituras, Críticas e Comentários ( Milhão X Tostão)

Como sabemos uma campanha eleitoral é "recheada" de altos e baixos. nela encontramos de tudo, do excelente, bom, ruim e o péssimo. Neste prisma, as coisas em Rondônia, nesta eleição teve de tudo. denúncias, escândalos e escambos de todas as matizes, para todos os gostos.
O que me deixou preocupado, depois de passada a eleição, deitado em minha "baixinha de quatro pés", eu fiquei meditando e fazendo uma análise desta eleição, a eleição mais atípica em que vivi em minha vida.
Uma eleição é idêntica a uma partida de futebol, ela somente termina após a determinação final  da arbitragem, no caso aqui em tela, após a apuração. Mas ela não é somente isto. 
Quem se propõe a concorrer ou disputar uma eleição, seja ela ao que for, este concorrente tem de ter uma "PLANEJAMENTO", uma "ESTRUTURA",  e acima de tudo uma "COORDENAÇÃO" organizada, uma adequação de pessoas e de equipes para chegar ao almejado, coisa que não vimos nesta eleição, aliás, desde as três (03) últimas eleições (incluindo esta) eu venho observando o comportamento dos políticos e dos eleitores, a coisa está "desvirtuada" o "VIL" metal fala mais alto, nada é "concreto", muito menos "abstrato", não estamos conseguindo entender nada.
Nossa população está indecisa, não somente Rondônia, do pais também. Ano passado, uma parcela considerável da população brasileira saiu às ruas em todo pais para reclamar das condições de vida e mais uma série de coisas que esta achava não estar de acordo. Ora, como podemos estar em "DESACORDO" com diversos posicionamentos daqueles que nos governam e, quando da chegada da hora de realizar as mudanças, nos "AMOFINAMOS" e "COVARDEMENTE" sem respeitar os anseios daqueles que, minoria sentem na pele as agruras de um "DESGOVERNO" tanto Nacional, Estadual quanto Municipal.
Os dois (02) candidatos que disputaram o governo do Estado de Rondônia, certamente tinham em suas mentes projetos diferentes, o atual, que reelegeu-se não fará muita mudança na forma de governar, pois de acordo com seu projeto administrativo e da população que o egeu nosso estado vai bem e, a nossa capital anda às mil maravilhas.
O candidato que pregava a "MUDANÇA" era a esperança de uma transformação na maneira de administrar. Mais jovem, ágil e lépido em seu raciocínio tinha a intenção de realizar obras e melhorar as condições de vida no estado e, em especial de nossa capital Porto Velho/RO, que tem a "PECHA" de a capital mais suja e horrenda do pais. Uma vergonha para os administradores desta que deveria ser o cartão de visitas, o cartão postal como dizem aqueles que a amam, assim como eu.
Expedito Junior (45-PSDB)venceu em vinte e cinco (25) cidades do estado, ele não perdeu a eleição em meu ponto de vista, quem perdeu a oportunidade de mudar e a eleição foi a população, o Estado e a nossa capital, ela amofinou-se, acovardou-se diante da perspectiva de mudança e deixou passar a oportunidade de "tentar", assim como vem tentando há muito tempo encontrar o caminho para o desenvolvimento, coisa que está rodando, rodando, rodando e ficando no mesmo lugar, isto nos dois (02) níveis administrativos.
O que me deixa mais "abismado" é a quantidade de votos com "ABSTENÇÃO", aqueles que não quiseram se comprometer com os demais cidadãos, eles ficaram com tanto medo que, sequer saíram de suas casas para votar, eles somaram o total de duzentos e setenta e quatro mil, trezentos e vinte e cinco (374.325) eleitores, uma verdadeira covardia e falta de compromisso para com a sociedade, estes jamais poderão reclamar de que as coisas não vão bem. Devem ter a "hombridade" de calarem-se para sempre. Por outro lado, outra coisa que também me chamou à atenção foi a quantidade de votos "NULOS" e "BRANCOS", os nulos somaram-se quarenta e nove mil, novecentos e oitenta e nove (49.989) votos, um número elevadíssimo de pessoas que deixaram para que outras pessoas escolhessem em seus lugares aquele melhor achassem, estes são os tais "DESCOMPROMISSADOS", saem de suas casas e não assumem o papel de cidadãos, respeito suas posições, mas entendo como "covardia". Por fim, os votos dados em "BRANCO", da mesma forma que os eleitores dos votos nulos, sem tirar nem acrescentar. Desta feita, estes também acham e consentem que as coisas em nossa cidade e estado estão no "caminho" certo, ledo engano, senão vejamos: O atual governo, em seus primeiros quatro (04) anos de mandato, ele tinha a intenção e perspectiva de "REELEIÇÃO", se durante este interstício ele pouco ou nada realizou para nossa capital, não será no próximo exercício do mandato que ele o fará, já que, não haverá mais reeleição para o mesmo. Seu sucessor, quem sabe, se indicado por ele, com o uso absurdo da máquina administrativa corre o risco de dar continuidade ao que ele não fez.
E então, como ficamos?
A eleição para "PREFEITO e VEREADORES" já está nas ruas e nas conversas daqueles que almejam uma cadeira na representatividade da população. Então eu pergunto: 
A Prefeitura e a Câmara municipal estão agindo de acordo com as nossas expectativas?
esta resposta eu gostaria que você deixasse aqui postada nos comentários. Vamos debater sobre isto, o que nós queremos para nossa cidade. Não. Não falta tanto tempo não, nós não podemos deixar para a última hora, nós temos que começar a raciocinar como os políticos, como os candidatos para que possamos entender suas "propostas" e suas "promessas"
Vamos falar sobre isto?
Pedro Francisco
Jornalista
1.297/Mtb


Nenhum comentário: