sexta-feira, 21 de abril de 2017

Minhas escritas, leituras, críticas e comentários - (Prisão de Hellen Ruth) 21/04/2017



DIA 21 DE ABRIL, O DIA EM QUE A CASA COMEÇOU A "RUIR"

Na data de hoje, dia de "Tiradentes", a cidade de Porto Velho/Rondônia, recebeu a satisfatória notícia, de que a casa dos bandidos começou a "RUIR".
A ex deputada federal de Rondônia, Hellen Ruth Cantahede Salles Rosa, foi presa em nossa capital, pela equipe do "GAECO" - Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado, pertencente ao MP - ministério Público de nosso estado.
A ex deputada já era considerada "FUGITIVA" desde a data de sete (07) de Abril de dois mil e dezesseis (2016), quando foi realizada a Operação para cumprimento de mandados de execuções provisórias dos acórdãos de condenação, sob responsabilidade originária do TJ - Tribunal de Justiça, ou que sejam confirmadas em grau de "RECURSO", com base em decisão recente do STJ - Superior Tribunal de Justiça, sobre a matéria. Para a conclusão das diligências realizadas por diversas vezes, para localização da "foragida", o Ministério Público (MP), por diversas vezes contou com o irrestrito apoio do GAECO do estado do Rio de Janeiro e da Polícia Federal de Rondônia.
No decorrer da deflagração da operação, em sete (07)de Abril, do ano passado, foram determinados à princípio, o cumprimento de sete (07) mandados de prisão, que foram expedidos pelo TJ - Tribunal de Justiça de Rondônia, onde nos autos 0102967-33.2006.822.0000 e 2000215-90.1999.822.0000, onde estes eram desfavoráveis aos ex deputados Marcos Antônio Donadon, João Batista dos Santos, João Ricardo Gerólomo de Mendonça, Haroldo Franklin de Carvalho A. dos Santos, Ronilton Rodrigues Reis, Daniel Neri de Oliveira, Ellen Ruth Cantanhede Salles Rosa, sendo que todos estavam envolvidos e condenados pela prática de crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, concussão e peculato, sendo que nos autos encontramos penas que chegam aos dezessete (17) anos de cadeia aos envolvidos, na conhecida e discutida "Operação Dominó", cujos efeitos encontravam-se suspensos aguardando julgamento dos recursos apresentado pelos réus junto às cortes de instâncias superiores. 
Estamos aguardando 
mais prisões em breve.


Pedro Francisco
                                                                            Jornalista 
                                                                          1.297-RO/BR



Minhas escritas, leituras, crícicas e comentários (Cancelamento do Carnaval) 21/04/2017



FUNCULTURAL E FESEC CANCELAM DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO CARNAVAL 2017

Com a precípua intenção de realizar o melhor para a população e, em especial para Porto Velho/Rondônia, o presidente da FUNCULTURAL, o competentíssimo Ocampo Fernandes, sob orientação do prefeito Hildon Chaves (PSDB-45), em reunião com a FESEC - Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia, resolveram de mútuo acordo, cancelar o carnaval que seria realizado no próximo dia trinta (30), no Parque dos Tanques.

A reunião entre os representantes envolvidos no tema, aconteceu na última terça feira, dia dezoito (18), onde o presidente Ocampo Fernandes justificou o procedimento e esclareceu que a medida, tomada em conjunto, cancelar o evento, em razão de o tempo ser exíguo, pois em apenas dez (10) dias, não haveria possibilidade em proceder a liberação do montante de quatrocentos (400.000,00) mil reais serem liberados, em razão dos trâmites burocráticos para o procedimento, concluiu o presidente da FUNCULTURAL, no que foi entendido e acompanhado pelos demais representantes e interessados no tema.
Com o "cancelamento" selado, o dinheiro será investido em "oficinas" para a capacitação das agremiações, que, à partir de agora, passam a serem incluídas no calendário da programação oficial da comemoração ao aniversário da cidade de Porto Velho/Rondônia, frisou o presidente Ocampo. O representante do prefeito Hildon Chaves (PSDB-45), na FUNCULTURAL, esclareceu que houve a necessidade de se cumprir o prazo de tramitação para que às escolas apresentassem suas documentações e, que estas, infelizmente não conseguiriam no pequeno prazo, satisfazer às exigências legais, que é nova, no que tange a convênios e contratos, para que se fosse concluído o repasse do restante da verba destinada, esse foi o motivo de às escolas não desfilarem esse ano e isso nos levou a proceder o cancelamento, disse ele.
Foi levado em consideração que a federação, com o prazo inferior a quinze (15) dias, não possuía tempo hábil para realizar a organização de desfile de qualidade, da forma que os "brincantes" merecem e aguardam ansiosamente, tanto por parte das agremiações, quanto da prefeitura e, pior ainda, o carnaval, população e entidades seriam prejudicadas imensamente, disparou.

Muito embora essa legislação, considerada nova, ela já vem sendo aplicada a três (03) anos, infelizmente nos deparamos com essa questão de legalidade, que tem de ser observada com muita atenção, para que não incorramos e nem façamos as coisas mal feitas, desagradando a população "momesca". Nessa linha, ele informou que a PGM - Procuradoria Geral do Município, obrigou-se a levar mais tempo para que liberasse o processo para sua conclusão na liberação dos recursos, pois todo o processo tem de ser enquadrado nas exigências da legislação em vigor.

Em sua justificativa de acompanhar o raciocínio do presidente Ocampo, o presidente da FESEC, o carnavalesco Hudson Mamede, enfatizou que "eu procedi em respeito à população e ao dinheiro da população", isso foi o que me conduziu a optar pela saída mais correta, ou seja, o cancelamento do desfile e estudarmos nova data para os desfiles de carnaval. Confessou ainda, que as experiências passadas mostraram que não podemos fazer um evento de baixa qualidade e, o melhor é utilizarmos o tempo restante para preparar um evento de alto nível, do jeito que nossa cidade e população merecem.
Fora dessa realidade, o presidente Ocampo Fernandes, informou que o apoio às escolas, como incentivo, se iniciará logo no mês de Maio, quando da realização de um seminário que irá discutir justamente como será o próximo carnaval de Porto Velho/Rondônia. Segundo o representante da FUNCULTURAL, irão ser realizadas duas (02) oficinas de "capacitação", devendo uma ser ministrada por um artesão da cidade de Parintins, da mesorregião do Baixo Amazonas, e uma segunda, com um diretor de "HARMONIA", a ser contratado em uma escola de samba do Rio de Janeiro. Depois desse assunto resolvido, na continuação, a prefeitura acolheu a sugestão proposta pela FESEC, de que sejam inclusas as escolas de samba de Porto Velho/Rondônia, nos eventos da comemoração dos cento e três (103) anos da criação de nossa capital.
Nessa linha, a prefeitura da capital já realizou contato com o proprietário da casa de shows "TALISMÃ 21", onde pretende reunir às escolas de samba, ao menos uma vez no mês, para fazerem os seus eventos próprios, para que possam arrecadarem dinheiro e no futuro custearem os seus desfiles e, em futuro bem próximo atinjam a sua auto sustentabilidade, como ocorre em outros diversos pontos do nosso imenso Brasil.
Pedro Francisco
Jornalista
1.297-RO/BR