sexta-feira, 24 de março de 2017

Minhas leituras, escritas, críticas e comentários (Quem Será o Próximo?)



RONDÔNIA, TERRA DE CORONÉIS, DONOS 
DE PARTIDOS E SEM CANDIDATOS


QUEM SERÁ O PRÓXIMO?



Rondônia é um estado muito promissor e produz de tudo que se planta, alavanca o agronegócio, à agropecuária, enfim, aqui a "crise" não existe, ao menos, até o presente momento. O que está faltando são ações de desenvolvimento nas esferas administrativas em todas às cidades e, no Estado como um todo.

Cada cidade tem sua característica própria, sua regionalidade e seus defeitos, más nem tudo está perdido. Nas últimas eleições do ano passado (para prefeito e vereadores), a população parece que tomou um pouco mais de consciência na hora do voto. Promoveu mudanças significativas nas casas de leis mirins e, em algumas cidades do interior, não poupou os prefeitos que passaram quatro (04) ou oito (08) anos "mamando" e nada fizeram de bom para a população local.

Em Porto Velho/Rondônia, a capital do estado, a história não foi diferente, ficou meio esquisito em certa parte, porém na cadeira maior do município, os eleitores fizeram uma mudança "RADICAL". Trocaram um prefeito que mais "dormia" que trabalhava, por um ilustre senhor desconhecido no seio político, que hoje, ao menos até a presente data é o "DODÓI" da população, não sem motivos, o homem é uma "MÁQUINA" para trabalhar e cobrar resultados de seus colaboradores.

Sei que não entenderam uma parte do escrito acima, explico: A população trocou a maioria dos vereadores da câmara municipal e, trouxe de volta, edis que estiveram, digamos, "envolvidos" em escândalos "homéricos" com a Justiça, tendo alguns inclusive, amargado uns dias de "XILINDRÓ". Seria a força do dinheiro? Bem, isso não vem mais ao caso agora, o negócio é bola para a frente e tocar o barco da cidade rumo ao futuro, não adianta chorar o leite que se derramou.

Ano que vem, a coisa estará complicada para os eleitores. Teremos eleições gerais para presidente da república, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais, uma eleição que até o momento só ouvimos falar em especulações. Rondônia é sabidamente uma terra de "CORONÉIS" políticos e cheia de "DONOS" de partidos, que fizeram destas siglas uma "PROPRIEDADE" familiar. A maioria dos membros dos diretórios estaduais e municipais, são compostos com os familiares e apadrinhados, para que ao se aproximarem às convenções para eleição destes e para a "MONTAGEM" das nominatas que concorrerão aos pleitos, estas nominatas sejam aprovadas da maneira em que são apresentadas, sendo os "FILIADOS" meros "coadjuvantes" no processo de escolha e, quando muito, eles (os donos dos partidos) na convenção realizam uma "festa" para estes (os afiliados), pois o "mote" continua sendo o mesmo de milênios de anos passados, ou seja, o famoso "PÃO E CIRCO", tudo com a "COMPLACÊNCIA" da Justiça Eleitoral, ocasião, onde a maioria dos afiliados, sequer sabem na realidade o que estão fazendo naquele local, afinal, estamos comendo e bebendo graciosamente!

A hora pode até custar para passar, más ela vem. Estão já se preparando os interessados em concorrerem à algum cargo eletivo, ainda não se sabe a quê, más as nuvens nos indicam que teremos dificuldades para encontrarmos um candidato ao governo de Rondônia, senão vejamos: Temos um Senador da República impedido até dois mil e vinte e seis (2.026), outro Senador "encalacrado" na Operação Lava Jato, até os "gorgomilos" e, pior ainda, não para de pipocar escândalos e processos envolvendo o seu nome. Sobra apenas um Senador que está se "assanhando" para tentar levar sua candidatura ao governo do Estado, porém, por ser empresário das comunicações, dos transportes e outros ramos mais, a população fica sempre com um pé atrás contra o mesmo e, até mesmo, há à crença de que ele não chega ao termo final de uma campanha eleitoral, em razão de sua fraca ascensão aos lares rondonianos.

Para às vagas do Senado da República, parece que as coisas estão mais ou menos definida. Com o senador dono do PMDB - 15, que aliás aniversaria hoje (o partido), envolvido nos escândalos, a vaga ao senado se abre ao atual governador Confúcio Moura, que deixará o Palácio Rio Madeira nas mãos de seu vice, que constitucionalmente, terá o direito de ir à reeleição. Para a outra vaga, teremos o "cacique" chefe do PSDB - 45, Expedito Júnior, que todos sabem, experiência e carisma não lhe faltam pelo estado, amplamente sempre muito bem recebido por onde anda, outra máquina de votos. Porém, ainda há a possibilidade de o mesmo vir a disputar a cadeira maior do governo do estado, tudo dependerá de como vai estar à administração do prefeito Hildon Chaves (PSDB-45), tendo em vista, a deputada federal Mariana Carvalho, outra forte concorrente ao palácio, ao menos por hora, não haver manifestado interesse em colocar seu nome no "fogo", ao menos por hora.

Temos mais um nome de extrema relevância que vem forte do interior do estado, mais precisamente de Ji Paraná, Jesualdo Pires, que atualmente dirige os rumos do município do centro do estado. Trabalhador, confiável politicamente, cumpridor de compromissos assumidos, políticos e empresariais, enfim, um nome, que está à procura de um partido de "PESO" e que acredite em seu potencial. Já tem alguns partidos em seu encalço más, como quem chega ao poder não é nada "bobo", ele aguarda a hora certa e melhores oportunidades para sua escolha.

Temos outros nomes de relevância para serem avaliados pela população, Marcos Rogério, Marinha Raupp, Mauro Nazif, Fátima Cleide, etc.

Está lançada a questão para que os "experts" em política façam às suas "conjecturas" e ensaios que trarão uma "luz" aos eleitores, que até o momento ainda não se atentaram para os nomes que lhes serão apresentados. Será que teremos a continuidade da "MESMICE" política ou teremos uma reviravolta na terra do "CORONELATO" eleitoral de nosso estado de Rondônia, que precisa urgentemente de uma "alavancada" político-administrativa, para ter seus rumos de crescimento novamente colocados nos trilhos do desenvolvimento?

Com a palavra os senhores eleitores!


Pedro Francisco
Jornalista
1.297-RO/BR