quinta-feira, 23 de março de 2017

Minhas leituras, críticas e comentários (Terminal Problemático - 23/03/2017)



TERMINAL PROBLEMÁTICO


ALUNOS PEDEM SOCORRO AO PREFEITO HILDON

Os alunos, representantes do Diretório Central (DCE) e dos diversos centros acadêmicos, realizaram no dia de ontem (22/03), reunião para encontrarem um meio de como realizarem manifestações futuras, com vistas à chamar à atenção das autoridades responsáveis pela segurança pública em nossa capital.

Cansados de sofrerem diversos tipos de agressões, os alunos e transeuntes em geral, além dos passageiros que utilizam o espaço disponibilizado pela prefeitura de Porto Velho/Rondônia, utilizado como terminal rodoviário urbano, dito de integração, que de integração não tem nada, a não ser a facilitação de furtos, roubos, assaltos e até mesmo, os famosos arrastões.
Já sem esperanças de melhorias e segurança no local e em suas imediações, os alunos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), recorreram, embora, sabendo que não compete ao prefeito a segurança e ordem pública e, sim ao governo do estado, que esse interceda junto ao governador Confúcio Moura, para que implante, se necessário, uma "GUARITA" no local, para que tais eventos nefastos não venham a ocorrer.

Encaminharam os acadêmicos ao prefeito Hildon Chaves (PSDB 45), documento solicitando agendamento de reunião com o mesmo, para que sejam debatidas conjuntamente alternativas para sanar ou minimizar tal problema causado no local pelos malfeitores e amigos do alheio. Sendo que ontem (22), foi registrado mais um "ARRASTÃO" no local, colocando muitos passageiros e transeuntes em risco, até mesmo de vida, tendo em vista, os atores do "arrastão", certamente estarem armados com todos os tipos de armas e, provavelmente, em uma ação mais áspera por parte das pessoas agredidas, os mesmos não hesitariam em utilizá-las.

Os representantes dos acadêmicos, da mesma forma, irá encaminhar documentos às demais secretarias do município, para que estas tomem alguma providência, no sentido de resguardar a integridade das pessoas que por ali circulam, inclusive, garantindo o direito constitucional do cidadão, de ir e vir. Da mesma forma, os reclamantes estão encaminhando documento à empresa responsável pelo transporte público na capital (SIM), dando prazo de quarenta e oito (48) horas para se manifestarem à respeito do pleito requerido.

Caso não sejam atendidos no prazo estipulado no expediente, os mesmos irão realizar uma assembleia geral para organizarem-se para a realização de um manifesto de cunho estudantil. Os estudantes, nas redes sociais, em especial aos espaços destinados aos universitários e funcionários da "UNIR", as queixas e reclamos são diversos e variados, chegando ao ponto, de alguns estudantes mais "radicais" solicitarem o fechamento do terminal rodoviário urbano, como forma de manifestarem o seu descontentamento com o local e com os fatos que ali estão ocorrendo, como foi o desabafo da estudante Nara Peres, que segue abaixo:
 
 “Como estudantes somos a maioria e os maiores prejudicados. Deveríamos nos juntar, fechar a saída dos ônibus já que todos tem que passar pelo terminal. Convocar a mídia e reivindicar segurança visto que isso já era para existir. Pagamos impostos e infelizmente estamos a mercê dessa situação caótica. Com certeza se fizermos isso, rapidinho será solucionado o problema de segurança pública”,



Pedro Francisco
Jornalista
1.297-RO/BR

Nenhum comentário: