sábado, 22 de outubro de 2016

Minhas leituras, escritas, críticas e comentários ( Desabafo do Governador Tião Viana) 22/10/2016



GOVERNADOR DO ACRE ABRE A BOCA E DESABAFA SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS

Os últimos acontecimentos desastrosos que veem acontecendo no mundo do crime em território brasileiro, já faz com que os governantes acendam a "lâmpada" amarela do alerta geral. O governador do Acre, não se cala e literalmente cobra do presidente Michel Temer o que de acordo com seu pronunciamento, lhe é devido. A  criminalidade está "galopante" em nosso Brasil, desta feita, são os grupos organizados do crime, que estão fazendo com que os brasileiros fiquem temerosos com o que possa acontecer. No rio de Janeiro (RJ), a situação está insustentável, tiroteio entre facções adversárias à qualquer hora do dia ou da noite, em São Paulo (SP), a coisa não está diferente. O comando geral do crime organizado, infelizmente está mais organizado que às estruturas constituídas legalmente. O seu poder de "mando" está incalculável, mandam de dentro para fora dos presídios, inclusive, dos de segurança máxima e, as nossas autoridades se fazem de "mocas/surdas" e fingem não estar acontecendo nada. Dos dois (02) últimos finais de semana para cá, a situação piorou, o Comando Vermelho (CV), o Primeiro Comando da Capital (PCC) e, agora o tal de Bonde dos treze (B13), estão se especializando em implantar o terrorismo não só nas cadeias, como também na parte extra muros destas.
O secretário de segurança do Rio de Janeiro (RJ), não suportou a pressão dos acontecimentos e pediu "pinico", ou seja, pediu para sair, entregando o posto para o senhor governador "Pezão PMDB 15" (isso lá é nome de governador?) tomar conta da segurança mais insegura da nação. Nesta semana, o governador do Acre, Tião Viana, não poupou críticas ao Governo Federal de Michel Temer e cobrou o que lhe é devido, bem como uma maior eficácia na fiscalização de nossas fronteiras. De acordo com o governador do estado vizinho, tanto a Polícia Federal (PF), bem como às polícias estaduais e civis dos estados fronteiriços, realizam à duras penas os seus serviços que, mesmo sem a devida estrutura e condições de trabalho, faz das tripas coração, para defender às entradas desguarnecidas do Brasil. Os países Peru e Bolívia, de acordo com o governador do Acre, são os maiores produtores e fornecedores de drogas, introduzindo-as com total liberdade no Brasil.
Não temos condições de saber à quem interessa essa "comercialização" desenfreada de drogas em nosso país. Isso, infelizmente, não é privilégio do território brasileiro, ocorre no mundo inteiro, podendo ser considerado o mal do "século", matando mais que o trânsito, o câncer e a AIDS.
Às autoridades brasileiras precisam "despertar" para esse fato, não está dando mais para a população conviver com essa situação de calamidade pública, onde o medo e a insegurança está disseminada e ninguém fala ou diz nada. Os cidadãos estão de "pés" e "mãos" atadas, a marginalidade está tomando conta da situação. Em Rondônia (RO), o efetivo da Polícia Militar (PM), sequer atende às necessidades básicas da população, seu quantitativo é ínfimo e ele tem de trabalhar diuturnamente na "linha de risco" e de "vulnerabilidade". Agora surge a noticia (vide vídeo), de que, o crime organizado está se instalando em Rondônia (RO), vindos de outras regiões com armamentos muito pesados e sofisticados, ficando parte deles em Rondônia (RO) e parte segue para o Acre (AC) sendo que os nossos policiais tem de se defenderem e à sociedade, com pistolas e revólveres de pouca utilidade. 

Até quando?

Obs: Infelizmente o vídeo é maior do que o suportado pelo blogue
 

                                                            Pedro Francisco
                                                                   Jornalista
                                                                 1.297-RO/BR