quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Minhas leituras, críticas e comentários (Greve dos Bancários - 06-0-2016)

GREVE DOS BANCÁRIOS SEGUE MAIS UM DIA.

Depois de trinta (30) dias em greve, como sempre, uma "MINORIA", sempre prejudicando uma "MAIORIA", os bancários e banqueiros, sentam à mesa de negociações em mais uma rodada de propostas. A FENABAN, Federação Nacional dos Bancos, informa que nessa quinta feira (06), ofereceu aos trabalhadores das instituições bancárias um reajuste de oito (8%) por cento ainda para esse ano, mais um abono de três mil e quinhentos (R$. 3.500,00) reais, bem como adiciona um aumento de mais dez (10%) por cento no valor dos vales refeições, mais auxílio creche-babá de quinze (15%) por cento. A FENABAN ainda se comprometeu a conceder aumento real no percentual de um (1%), em todas às verbas e salários dos trabalhadores bancários.
O encontro em partes envolvidas na questão, ocorreu ontem (05), conforme informações da federação, os bancários realizarão assembleias nesta quinta feira (06), por volta das dezessete (17) horas para decidirem se aceitam a proposta e encerram a paralisação ou se a mesma continua. Ficou definido ainda que não irá haver reposição (compensação) dos trinta (30) dias parados, durante o movimento paredista. Os trabalhadores defendem a reposição das inflações do período, mais cinco (5%) d aumento real, fator que atinge o percentual de mais de quatorze (14,78%) por cento de reajuste, sendo valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo DIEESE, que atualmente é de Três mil, novecentos e quarenta reais (3.940,24) e vinte e quatro centavos, isso lá em Julho passado e PLR de três salários mínimos, mais oito mil trezentos e dezessete reais (8.317,90) e noventa centavos.
Antes do início da deflagração da greve (29/08), os bancos fizeram a proposta de reajuste no percentual de seis (6,5%) e meio, que depois de mais duas (02) rodadas de negociações, às propostas foram rechaçadas pela categoria, que optou pela continuação do movimento, porém, durante novas negociações, nos dias nove (09) e vinte e oito (28) de Setembro passado, foi apresentado uma proposta de sete (7%) por cento, sendo todas desprezadas pelos bancários, que decidiram manter o movimento, que dura até a presente data.
Coma greve dos bancários completando trinta (30) dias nessa data (06/10), está sendo o maior movimento paredista da categoria bancária, desde os idos de dois mil e quatro (2004), essa informação nos foi passada pela CONTRAF-CUT -  Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que até ontem havia contabilizado o fechamento de treze mil cento e quatro agências, mais quarenta e quatro (44) centros administrativos, números que representam cinquenta e cinco (55%), do total de todas às agências em todo o pais.
A história nos conta que a greve mais duradoura foi em mil, novecentos e cinquenta e um (1.951), que durou sessenta e nove (69) dias, cuja data, resultou na criação do Dia dos Bancários. No atual movimento, o dia em que foi registrado maior número de agências no pais, foi no dia vinte e sete (27) de Setembro, quando foram fechadas treze mil, quatrocentos e quarenta (13.449) agências bancárias.
COMO FICA A POPULAÇÃO
A presente paralisação tem gerado muitos problemas para os usuários dos serviços da categoria, que necessitam de realizarem operações nos estabelecimentos. Diversas situações deixam de serem resolvidas nos postos de auto atendimento e seus correspondentes. Mais uma vez, a população, por meio das intransigências dos trabalhadores e dos empregadores, sem dúvida, causam um transtorno imenso à população que necessita dos serviços bancários.
Fica a nossa pergunta:
"Se até os burros se entendem, por que nós, ditos inteligentes não conseguimos nos entender?"




"Quem tem mais força domina, se tiverem forças iguais, brigam, más se forem inteligentes, negociam".

























                                                                Pedro Francisco
                                                                       Jornalista
                                                                    1.297-RO/BR