segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Minhas leituras, críticas e comentários (matéria do aovivorondonia.com.br)



O PSDB CRESCE EM TODO O BRASIL, AO PASSO QUE O PT SÓ ENTRA EM ROTA DE EXTINÇAÕ





Com o advento da realização das eleições no dia de ontem (02), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB 45), deu um largo passo rumo ao crescimento em todo o território nacional, sendo que o Partido dos Trabalhadores (PT 13) foi o maior derrotado nestas eleições, perdendo posições importantíssimas em todas às capitais brasileiras, vencendo até o momento somente em Rio Branco (AC), onde o "poderio" dos Vianas ainda permanece e elegeu o prefeito MARCUS ALEXANDRE, ao menos por enquanto.
Em tempos não muito distantes, desde que foi constituída a sigla vermelha, o partido vinha seguindo e tendo um crescente constante à cada pleito realizado, porém, nessa eleição adquiriu um "RETROCESSO" enorme, acumulando derrotas por todos os recantos da nação, atingindo a pior marca desde o ano de dois mil e quatro (2004).
Pouco antes de se encerrar à apuração ontem, o PT, em um número de 4.948 municípios, havia eleito o insignificante número de duzentos e quatro (204) filiados à sigla, em localidades onde à apuração já tinha se encerrado, más, ainda estava faltando pouco mais de seiscentos municípios decretarem o final das apurações. Com o resultado do momento, parcial, a sigla dos vermelhinhos estava conseguindo eleger apenas quatro (4%) por cento dos prefeitos no território nacional, sendo que na última eleição, a quantidade de cadeiras eleitas se aproximou dos doze (12%) por cento. O retrocesso do Partido dos Trabalhadores no entanto, mostra o crescimento do PSDB e do PMDB, sendo que o 13, deverá amargar uma colocação no ranking de próximo à décima (10ª) colocação, permanecendo o PMDB e PSDB na disputa da melhor colocação. Com isso, o PT passa a ser o partido que mais diminuiu nos últimos tempos.
Depois de encerrada a eleição, muito provavelmente o PMDB manterá a dianteira no ranking político, pois até ontem, ele havia eleito novecentas e cinquenta e uma (951) cadeiras para às prefeituras brasileiras, estamos aguardando o segundo (2º) turno, para o fechamento total. Certamente, o PMDB baterá seu próprio recorde de dois mil e doze (2012) que foi de mil e vinte e uma (1021) prefeituras conquistadas.
Por outro lado, o PSDB, segundo (2º) colocado político, deverá ficar do mesmo tamanho, embora tenha havido uma dilatação significativa da sigla, que na derradeira eleição havia eleito seiscentos e noventa e cinco (695) prefeituras, nessa de ontem deverá se aproximar das oitocentas (800) cadeiras que administrarão cidades no Brasil.
Dentre os partidos que conseguiram eleger pelo menos um candidato, o PSOL (50) foi o que conseguiu ganhar em um menor número de municípios pelo Brasil. até o momento foram eleitas somente duas  (02) prefeituras conquistadas, mas esse número poderá ainda aumentar pois o partido ainda disputará o segundo () turno em outras duas (02) capitais: Rio de Janeiro e Belém.
Em segundo lugar entre os partidos de menor expressão e densidade eleitoral, está o PMB, partido constituído a pouco tempo e que nessa eleição (2016) conseguiu vencer em três (03) municípios, crescendo gradativamente. Na terceira colocação dos partidos em ascensão, vêm o Partido Pátria Livre (PPL) com quatro (04) prefeituras conquistadas, e depois Rede Sustentabilidade, com cinco  (05) cidades. Agora, cabe à população brasileira avaliar o desempenho dos eleitos, para que daqui à alguns meses, possa avaliar os candidatos que virão para a disputa nas eleições gerais.
                                                            Pedro Francisco
                                                                   Jornalista
                                                                 1.297-RO/BR