domingo, 21 de agosto de 2016

Minhas leituras, críticas e comentários. (Lançamento Oficial para Prefeito - 21-08-2016)


Bom dia meus amigos leitores.


Desde o dia dezesseis (16) último, já está "valendo" a propaganda eleitoral para os candidatos que pretendam concorrer à uma vaga na câmara municipal, bem como à cadeira maior do Palácio Anchieta, localizado ali na Av. Dom Pedro II, mais conhecido como prefeitura.

Pois bem, ainda estão tímidas as campanhas, são vários os fatores que estão contribuindo para que os candidatos "puxem" um pouco o freio de mão. O primeiro deles, sem dúvida, foi o balde de água "fria", que a Justiça eleitoral jogou nos valores a serem gastos pelos candidatos. Outro fator preponderante na campanha é o curto tempo, inclusive, para se mandar fazer os materiais gráficos, os estabelecimentos, precisam ter todas as garantias para não incidirem em erros, tal como, à apresentação do CNPJ do candidato, coisa que está havendo muitas reclamações por parte dos candidatos, que alegam às dificuldades "impostas" pelos bancos, no ato da abertura da conta ESPECÍFICA, sendo que a burocracia ainda é enorme nesse sentido. Más, parece que já estão começando a surgirem os tais "santinhos", adesivos e as "plotagens" dos vidros traseiros dos veículos, local, que mais destaca o candidato, por ser um espaço maior e não "impedido", ainda, pela Justiça eleitoral, que a tudo recorre, para "cercear" o direito da divulgação da imagem do candidato, tornando "desleal" a disputa dos que já estão no mandato, com aqueles que ainda não possuam o nome "plantado" na "mente" do eleitor, isso a meu ver.
Ontem, Sábado (19/08), houve duas (02) grandes manifestações. A primeira foi fechada, realizada na casa de Shows, Ello Eventos, na Av. Guaporé, antigo "Forasteiro", onde o candidato a prefeito pelo PMDB, o Pimentel - 15, reuniu mais de duas (2.000) mil pessoas em apoio à sua campanha, que cresce "assustadoramente" na cidade e, em todas as regiões. 
A outra, foi a "fraca" caminhada do candidato Léo Morais, do PTB pelas ruas da região Leste da cidade, mais especificamente, na Avenida José Amador dos Reis, no centro comercial da região. Novamente, Pimentel mostra a força do partido, com o apoio dos "caciques" da sigla e do senhor governador do estado, o Dr. Confúcio Moura, com a presença dos deputados federal Marcos Rogério, Marinha Raup, Lindomar Garçon, bem como dos deputados estaduais Jean de Oliveira, Maurão de Carvalho, que acumula a presidência da assembleia do estado, do senhor secretário, 
Emerson Castro e do senador da republica, que representa a sigla peemedebista
O deputado federal Lindomar Garçon, em seu caloroso discurso, enalteceu as qualidades de Pimentel, onde afirmou que inicialmente, tinha a intenção de concorrer à cadeira maior do município más, diante da qualidade do nome de Pimentel 15, da sua capacidade de realização administrativa, que em virtude do projeto de tirar a nossa capital do marasmo em que se encontra, abria mão e "cairia" em campo para ajudar a eleger o "TRATOR" que fará a transformação em nossa capital. Enfatizou ainda, que, Pimentel tem todas às qualidades administrativas que a população de Porto Velho/Rondônia, está precisando, que é o perfil exato, para mudar as condições de vida de nossa população. O governador, em sua fala, disse que Porto Velho/Rondônia terá dois (02) prefeitos, pois ele irá ajudar o Pimentel em sua "missão" de mudar às condições de vida da capital e de seus munícipes, assim, como fez com todos os municípios do estado, pois ele é um governador de características "MUNICIPALISTA". E, que nossa cidade nesse momento está abandonada, se não fosse a sua intervenção junto à prefeitura, até mesmo contra a gosto do atual prefeito, as nossas ruas, em especial às das periferias estariam sem total condição de trafegabilidade, o que é uma vergonha para nossa capital.
A população presente estava "extasiada" com as palavras dos oradores no evento, más nada chamou mais à atenção dos presentes, que a fala do candidato à vice na chapa de Pimentel, o Pastor Severino. Pessoa muito simples e humilde, com palavras claras em seu discurso, com muita categoria ao afirmar a sua união à coligação "Por amor a Porto Velho", dizendo, que somente quem nasceu e vive nessa cidade, pode conhecer definitivamente suas belezas e dificuldades. Representante do seguimento "CRISTÃO", conclamou os presentes para que se transformem em multiplicadores de votos, para que nós tenhamos uma cidade melhor e, que Pimentel, pode contar com sua ajuda e colaboração em tudo que necessitar na parte administrativa no exercício da administração da prefeitura municipal.

Os candidatos a vereadores, a maioria estava na  "festa" de lançamento da campanha oficial de Pimentel, muitos, abriram mão de se manifestarem nos discursos franqueados aos mesmos, preferiram ficar "misturados" junto ao povão, traçando planos, explicando seus projetos e, certamente, tentando ganhar um voto de confiança dos ali presentes, lá tínhamos, Gilberto Jacaré, Risomar do Som, Ferrujo, Wanir Cavalheiro, Vanderley do Maraca e outros tantos.

Podia-se ver a força da família no evento. Lá estava a futura primeira dama do município, a dona Joana e o Pimentel Júnior, ambos muito empolgados e cheios de alegria. Atendia com muito carinho a todos que a procurava com muita solicitude e dando à atenção devida aos simpatizantes da campanha de Pimentel. Eu, sinceramente, acredito que somente quem tem a família ao seu lado em uma empreitada dessa envergadura pode ter a enorme possibilidade de ser eleito. Eu confio e creio nisso. Presentes ao evento ainda, o pastor Luiz Augusto, presidente do partido Democratas, que atento, acompanhava à todas às falas e manifestações. O cerimonial ficou por conta do locutor Edvaldo Soares, que com muita competência e conhecimento que o ofício lhe concede, manteve a todo instante a população atenta ao evento. Parabéns.
No discurso de Pimentel, ele foi taxativo na explanação, de que, trabalhará em parceria e com o total apoio do senhor governador e, que também, tem todo o apoio do senhor Presidente da República Michel Temer. Fato que em muito contribuirá na administração de Porto Velho/Rondônia. Que terá grandes projetos para implantar e desenvolver a cidade, de acordo com as necessidades de cada localidade, que cada setor da cidade tem sua característica própria. 

Que os moradores é quem sabe quais às suas necessidades mais urgentes e, que dará total atenção à construção de creches, coisa que à atual administração não realizou, mesmo com o dinheiro para tal, já em conta, aguardando apenas a execução dos projetos.

Por volta das treze (13:00) horas, foi encerrada a reunião, oportunidade em que o candidato a prefeito e seu vice, tiveram dificuldades para deixar o local, devido ao enorme "assédio" dos que ali se encontravam e queriam toca-lo, conversar com os mesmos e saber das propostas para a melhoria da cidade. Ocasião em que ambos, pacientemente, na medida do possível, iam informando a cada um, que atentamente ouviam e hipotecavam o apoio aos mesmos, incentivando-os à trabalhar em benefício da coletividade, característica inerente de Pimentel.

                                                           Pedro Francisco
                                                                 Jornalista
                                                               1.297-RO/BR