quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Minhas leituras, críticas e comentários. (Descaso da Administração Municipal com a saúde-04/08/2016)




 
Bom dia meus amigos e leitores desse nosso espaço.

Depois de uns dias afastados das escritas aqui pelo Blogue, por motivo de realização de meu Checkup anual, estamos de volta, com notícias não muito boas, más também não tão preocupantes. Apenas dois (02) bloqueios nas artérias coronárias e um desgaste na coluna vertebral, nada demais. Coisas da idade e da profissão.

Bem, na realização destes procedimentos, nada mais, nada menos que vinte e dois (22) exames completos, com laudos e tudo o mais, estou preparado para o que der e vier. Nessa rotina hospitalar, eu pude comprovar como a prestação do serviço de saúde é complicada e abandonada pela administração municipal. Nós sempre pensamos que estamos "ruins", más sempre observamos que existe alguém em situação mais "delicada" que a nossa condição. Na minha "peregrinação" em consultas, marcação de Raio X, consulta cardiológica, exames laboratoriais, mesmo sendo "desenrolado" e tendo o conhecimento do funcionamento da rotina, além do bom relacionamento com os profissionais que atuam nestes setores, eu percebi o esforço "draconiano" que os servidores exercem para atender os pacientes, geralmente mal humorados e malcriados com estes. Essas pessoas não podem se esquecer, que os servidores são os seus funcionários do público e, como tal, também possuem os seus "limites" e carregam também, os mesmos problemas que os seus "patrões", em certos casos, problemas maiores ainda que os nossos.

Passei alguns dias nessa "peregrinação". Pude observar também, quão bom é ser idoso, ter os privilégios concedidos pela legislação, coisa que nem deveria existir, afinal, de acordo com a nossa Constituição Federal, todos nós somos iguais, inclusive, perante a Lei. Como ser humano então, nem devemos entrar nesse mérito.

Vi, que os postos de saúde estão totalmente abandonados pela prefeitura, sem às mínimas condições de atendimento dos usuários, acomodações "desleixadas", ambiente "tosco", móveis decadentes, surrados, sem limpeza no piso, piso esse, todo encardido, parece mais uma rua "encascalhada", sem profissionais da limpeza para manterem em condições de higiene que o local requer, um abandono total.

Comecemos à avaliar pela Unidade de Saúde da Família Socialista/Santana, lá existe duas edificações, uma "novinha" em folha, totalmente abandonada, que atualmente não está servindo para nada, talvez, pode estar até servindo para algumas irregularidades extra trabalho dos funcionários e pessoas "desocupadas", ela está pronta para ser "depredada". Tem mais de quatro (04) anos, que foi edificada e nunca funcionou. O local em que a população está sendo atendida, está em condições "horríveis", logo na entrada, uma "cratera", que quando chove, dificilmente uma pessoa que ali busca atendimento, não "meta" o pé na água e na lama. Belo exemplo para quem administra a cidade e oferece essa "comodidade" e esse conforto para a população. Sem falar nos sanitários que são o exemplo da "podridão", chega a dar "náuseas" quando se adentra ao local, fora o "odor" que exala pelos corredores. Copos descartáveis para água, nem pensar!



Estamos precisando de uma administração pública de verdade, uma administração austera, que realize os serviços básicos para os munícipes, que trabalhe para o bem "coletivo", não apenas para um "grupelho" de apadrinhados e que não se incomode com a população. Precisamos de um prefeito que tenha amor por Porto Velho.

Os servidores em si, não possuem às mínimas condições de atendimento mais confortável. Já chegam para trabalharem de mau humor, sabendo das dificuldades que vão enfrentar em mais um dia de trabalho. Isso não pode continuar da forma em que está. Os exames marcados, na Central de Regulação, necessitam de mais agilidade. Vimos inúmeras reclamações por parte das pessoas que precisam desse serviço mais especializado. 

Precisamos de um saneamento básico, para que sejam prevenidas doenças e, que a população não tenha que ir à um posto de atendimento por uma simples "dor de barriga", causada pelas águas contaminadas nos poços. 

Precisamos de água encanada tratada. A prefeitura nada disso faz. 

Precisamos de um prefeito que tenha "moral" junto aos demais órgãos, para "bater" o pé e exigir que isso exista em Porto Velho/Rondônia.

Isso, é apenas o fio da "meada" do mínimo necessário de que a população precisa.
Daqui a cinquenta e oito (58) dias nós teremos eleição para prefeito e vereadores, está na hora de a população da capital saber o que quer para si. Se desejam viver em uma cidade "DIGNA" ou continuarem se "INDIGNANDO" somente pelas redes sociais. Não podemos ter o medo de escolher o novo, alguém que tenha a competência administrativa e, alguém que tenha o "perfil" da austeridade, com desejo de realizar a melhoria da cidade e dos serviços aos seus "clientes", sem ser no entanto um "tirano", um "carrasco". Precisamos de um prefeito que tenha a "sensibilidade" de discutir com a população às suas necessidades e, deixar que às comunidades escolham o que melhor julgarem para si. 

Bora pensar nisso?


                                                            Pedro Francisco
                                                                  Jornalista
                                                               1.297-RO/BR