domingo, 3 de abril de 2016

Minhas leituras, críticas e comentários (Eleição para prefeito - 03/04/2016)





Boa tarde.

Quem será o escolhido pelos eleitores? 

       Efetivamente as coisas já começam a se delinear rumo às prefeituras de todo o pais, bem como para às câmaras municipais, são mais de cinco (5000) mil municípios, para ser mais exato, (5.570) mil municípios no Brasil, que este ano, no dia dois (02) de Outubro próximo, elegerão por meio do voto popular os seus "representantes", em meio à uma "TUMULTUADA" situação política, que atravessa a nossa pátria.

       Certamente, em Porto Velho/Rondônia, nós também teremos a obrigação de promover a eleição daqueles que julgamos ser os melhores para trabalharem em prol da população, tarefa essa, que não será tão "soft" assim. Sabemos que, à cada eleição, os "pretendentes", se especializam em "enganar" o eleitor menos esclarecido, para "angariar" o seu sagrado voto, que o levará à câmara municipal, bem como à cadeira maior de nossa cidade. nesse momento, vou tecer, somente sobre a "majoritária". Nossos eleitores, hoje, não podem mais dizer e reclamar que às informações em relação aos pretendentes aos respectivos cargos, não lhes chegam em tempo real, isso, não é verdade.

       Já esta quase que praticamente "delineada" a costura para a prefeitura de Porto Velho/Rondônia, faltando as convenções, para se efetivar as coligações. Os prazos de "troca-troca" de partidos políticos, mais simplesmente chamados de "traição partidária", encerrou-se no dia dezoito (18) último e, agora, somente os que já se definiram, estão mais, digamos, "sossegados", já podem, tranquilamente, sem pedirem "DIRETAMENTE" o voto ao eleitor, começarem a realizar às suas "peregrinações" nas periferias, bairros mais distantes e, mesmo na área central, para àqueles que são mais "preguiçosos" e não são muito "achegados" aos "pobres" das periferias, na cata do voto.

       Diversos candidatos, de há muito tempo, já estão com os "pés" na estrada da política, uns já conhecidos, os de "carreira", ou seja, aqueles que somente vivem do dinheiro fácil do eleitor, que sempre estão nos mandatos eletivos, não fazem por onde merecerem, más conseguem, em todas às eleições "burlar" a cabeça do eleitor e tomar-lhe o sagrado voto em troca de coisas que nem os "índios", na época de Cabral, aceitariam, enfim, esse é o modelo de se fazer política em nosso pais.

       Desta feita, os nomes mais conhecidos, que pretendem disputar uma vaga à cadeira maior do município, não estão lá em boa "situação", ou já possuem um passado "sujo", "negro", "mal falado" ou no mínimo, já demonstraram a sua incompetência administrativamente, como é o caso do atual prefeito de nossa cidade e de outro candidato, que já administrou uma  cidade vizinha à nossa e, deixou-a em total condição de "pandarecos", sem qualquer condição de "governabilidade", más, bem, isso é para outro momento.

       Dos nomes novos que estão surgindo e se apresentando, dois (02) deles, realmente possuem "cacife" para disputar a eleição majoritária, eu falo de Williames Pimentel (PMDB - 15), ex secretário estadual da saúde e, do atual deputado estadual Léo Morais (PTB - 14), esse, sem muitas realizações, pois vem de uma câmara pífia, para uma assembleia, ainda mais sem "sabor", insípida e sem realização que contemple a população de Rondônia, exceto os interesses próprios deles mesmos. Aliás, como sempre foi, tanto é, que é conhecida como a "Gaiola das Loucas".


       O Pimentel, que por sinal, aniversaria hoje (54), assim, como é conhecido no meio administrativo da saúde, por sua vez, trás em sua "bagagem" a experiência e um conhecimento "monstro" da administração pública, em especial, na área da saúde. Sua capacidade administrativa, certamente, lhe dá uma vantagem "medonha", frente aos seus "concorrentes", inclusive à frente do atual prefeito que, infelizmente, está conseguindo superar em "mediocridade" o seu antecessor, que ao apagar das luzes, conseguiu sair "algemado" pela polícia, ser qualificado e "fichado" na polícia, por desvios de dinheiro público e outras "acusações" mais, adicionadas em seu currículo político, coisa, que sabidamente lhe pesarão na hora de pedir os votos dos eleitores, muito embora, ele tenha seu "público"  fiel, os petistas, que também andam mal na "foto" a nível nacional.
          Pimentel, por sua vez, vem de um partido (PMDB), que acaba de romper com o governo federal, em razão das acusações da Operação Lava Jato, do "endeusado" juiz federal, Dr. Sérgio Moro, que aos poucos, vai apertando o "", em volta dos pescoços de Dilma e do Lula. Más, como íamos dizendo, Pimentel, já passou por quase todos os setores administrativos, tanto da prefeitura, como do governo do estado. Ele se "especializou" na área da saúde, uma pessoa, que conhece todos os "meandros" e "caminhos" das pedras em sua área, indiscutivelmente o melhor para Porto Velho/Rondônia, se fosse, somente essa a nossa necessidade. Ainda que pese contra ele, a falta de conhecimento, digamos, "profundo", sobre como solucionar os demais problemas, senão todos, os mais prementes, que nossos munícipes "clamam", tais como saneamento básico, escolas municipais, creches, transporte público, melhorias das vias públicas, asfaltamento  das ruas das periferias, água tratada, enfim, um "emaranhado" de necessidades, que sabemos, ninguém, ninguém mesmo, conseguirá resolver à "curto" e "médio" prazos. Serão necessários vários mandatos de um mesmo "projeto", para que tenhamos a continuidade do desenvolvimento e atendimento das necessidades mínimas que precisamos. Esse projeto, com certeza, já deve estar "traçado" na cabeça de Pimentel, já conversamos sobre isso, inclusive, sua proposta para ajudar a "desafogar" o João Paulo II, de acordo com ele, é construir um Pronto socorro Municipal de Traumatologia, que atenderia os casos de acidentes, pois são muitos em nossa capital, acidentes envolvendo especialmente motocicletas, ciclistas e veículos menores. Tudo, quem sabe, em razão das péssimas condições de trafegabilidade, oferecidas por nossas vias públicas, bem como, da falta de "conscientização" de nossos condutores e mesmo de nossos pedestres, que por sua vez, também, não são "educados" à altura, inclusive nas escolas, para utilizarem às nossas vias públicas.

     
  Por outro lado, à administração pública atual, tem em suas mãos a "maldita máquina pública", que queiram ou não, trabalha somente em época de eleições, não importa se municipal, estadual ou federal, ela sempre "pende" e dificulta a vida dos que disputam com quem está no exercício do cargo/função de gestor maior.

       Em meu ponto de vista, com à ausência da bela Mariana Carvalho -(PSDB - 45), deputada federal de alto gabarito, a eleição para prefeito, tende a polarizar à princípio entre Mauro Nazif, Williames Pimentel e Léo Morais, depois, bem, depois somente o segundo turno irá nos mostrar quem tem mais "café" no bule, para sentar na cadeira maior de nossa capital. Agora, somente nos cabe apreciar às propostas, avaliar quais as melhores que atendem ao reclamo popular e, no próximo dia dois (02) de Outubro, o primeiro Domingo do mês, nos arrumarmos bem bonitinhos, colocarmos nossa cabeça no "lugar" e escolher os dois (02) que faremos prefeito no dia trinta (30) do mesmo mês, ou seja, no último Domingo de Outubro.
Vamos trabalhar neste projeto?

Pedro Francisco
Jornalista
 1.297 - RO/BR.