quarta-feira, 16 de março de 2016

Minhas leituras, críticas e comentários - Projeto PMDB/PSDB - Quem acredita?

Bom dia, amigos.

          Cá estou eu de novo, desta feita, para depois de muito tempo, depois de muito ler e ver muita coisa, em especial neste ano de 2016, vir até os meus leitores e seguidores, demonstrar o meu ponto de vista político, para os próximos anos. Não é possível, passar para dois mil e dezoito (2018), sem antes, passarmos pelas eleições municipais, deste ano, que verdadeiramente, será ela que dará o "tom" de toda a dinâmica eleitoral dos cargos majoritários da próxima eleição geral do ano em questão.

Vemos nesse momento, um "troca-troca" partidário desenfreado, políticos eleitos em sua sigla, com vistas a "tomarem" posse de partidos, ditos de "aluguel" ou do "baixo clero", aqueles que possuem expressão ou nenhuma, que servem somente, para garantir vagas, para candidatos que ajudem a somar votos, para eleger-se os que são "abençoados" nos partidos de maiores expressões, leia-se aqui, àqueles que já possuem suas bancadas federais já bem robustas politicamente e, com o dinheiro do fundo partidário garantido, aos sem expressão ou os de aluguel, sobram as "migalhas", ficam comendo na "tábua", tal qual "papagaios". É sabidamente por todos que vivem e militam na política diariamente, que os partidos hoje em dia, somente pertencem às famílias tradicionais ou aos que possuem os recursos financeiros, para "alugá-los" e "barganharem" mais adiante na hora de se formarem às coligações, sim, porquê, nesta hora é que se negociam os cargos em geral e, daí em diante, tudo segue, geralmente, como o combinado.

Projeto 2018 

 Segundo o apresentar ou o andar da "charrete", pois neste sentido, nada se "galopa", a coisa já está praticamente definida. O que vem a ser o Projeto 2018?

              Te acalma, eu vou tentar expor de maneira que você entenda o meu ponto de vista, as coisas, geralmente, não são da forma que às vemos neste momento, elas tomam forma com o decorrer do tempo. Tancredo Neves, em sua sapiência política, costumava dizer, que a política é como às nuvens. Você olha para ela, e ela está de um jeito, você baixa a cabeça, olha novamente a mesma nuvem, e ela já tomou forma diferente, realmente, ela é mesmo assim, faça, você mesmo o seu "teste". Assim, é a política.

               O "Projeto 2018", tem de passar pela eleição deste ano, queiram ou não, não tem jeito. As peças do "tabuleiro" da política rondoniense, já começaram a se mover nesse sentido, até a próxima sexta feira (18/03/2016), os deputados, vereadores, prefeitos e outros mais interessados ainda trocarão de partido, atendendo ao jogo político, os interesses dos donos das siglas partidárias, entrarão em outras siglas, pela "JANELA".

            No último sábado, dia doze (12/03), no lauto café da manhã, no ninho dos tucanos - (PSDB - 45), houve uma manhã de filiações memoráveis, más, o que a população presente, esperava mesmo, era ouvir da boca da deputada federal Mariana Carvalho, que ela estava pré candidata nesta eleição, a frustração dos seus seguidores e filiados mais "afoitos", foi bastante visível, quando ela declinou, que deixava seu nome à "disposição" do partido, sabemos que não é uma resposta final, más é uma resposta pronta. Sorriu e passou às fotos, selfies e conversas com os que ali estavam.

           Presente ao "evento", dando um "apoio" moral ao deputado estadual Laerte Gomes, que se alojou ao ninho tucano e irá disputar a cadeira municipal em Ji-Paraná, o presidente da Assembleia Legislativa, o já veterano em política Maurão de Carvalho, que na segunda feira (14/03), filiou-se ao PMDB, do presidente Tomás Correa, suplente do atual (ainda) senador Valdir Raupp, esse mesmo, que está envolvido, também na operação Lava Jato, conduzida pelo Juiz Sérgio Moro, que no último domingo, foi tratado e tido como herói nacional, merecidamente.

          Pois bem, falas de lá, falas de cá, quem prestou atenção ao "namoro" dos "caciques" e, em suas falas, notou que sem qualquer sombra de dúvida, as duas (02) agremiações partidárias, PMDB e PSDB, caminharão juntas em 2018, talvez, até mesmo, nessa eleição para prefeito na capital. Certamente, que Maurão de Carvalho já disse que virá para o governo de Rondônia, Expedito Junior, disputará a cadeira de senador da república, com chances reais de ser eleito, juntamente, com o atual governador, o Dr. Confúcio Aires Moura, pois o atual senador Ivo Narciso Cassol, estará impedido até dois mil e vinte e seis (2026). Bem como, estarão juntos Michel Temer (PMDB) e Aécio Neves (PSDB), aí, bem, aí, ainda falta a "charrete" andar um pouco mais, talvez, os apoios serão no segundo turno da eleição majoritária.

           Vejo, que hoje, com o advento da "destituição" da presidente Dilma, tudo fica meio que "nublado" para os lados do Palácio do Planalto, más isso, como eu disse, é questão de tempo. Lembram-se da "estória" da nuvem, então?

         Pimentel, se a coisa correr do jeito que está indo, dificilmente não sairá vencedor desta "contenda" eleitoral para a prefeitura da capital, da forma, em que as alianças estão se formando, o "arco" de alianças será muito forte, sem contar, que o atual prefeito, caiu em desgraça com o PDT (12), do senador Acir Gurgacz, provavelmente, muito provavelmente o atual prefeito irá ficar sozinho e, se a Mariana Carvalho, realmente não sair candidata, os demais somente sairão para manter os seus nomes em "voga". O, hoje, secretário de estado da saúde, Dr. Williames Pimentel, está com o "gás" e todo  apoio de seu partido, tanto em Rondônia, como dos demais políticos de expressão de sua agremiação, está preparadíssimo e, entende como ninguém, do mal que mais acomete e mexe com a nossa sociedade, a saúde. É certo, que ele terá diversos problemas à frente, ser prefeito desta capital que está abandonada há muito tempo, não é coisa fácil. Talvez, a jovem Mariana Carvalho, esteja com a mesma visão que este escriba torto, que não compensa, nesse momento, "arriscar" e jogar seu nome para a disputa eleitoral e criar uma "cizânia"  ou "celeuma" política interna e externa, afinal, são as duas (02) siglas mais fortes hoje, uma contra, outra nem tanto ao governo, ao menos, não demonstra o PMDB, ser "veementemente" contra à atual administração petista. Somente, na última convenção, no final de semana passada, que a sigla "propôs", timidamente, apear dos cargos que ocupam no  governo. O PMDB, de acordo com fontes de forte expressão nacional, tem um projeto de governo, para os próximos vinte (20), trinta (30) anos, querem, "sentar" na "sela", do cavalo branco que está passando nesse momento, coisa que o Partido dos Trabalhadores (13) tinha e jogou tudo ao ar, "arrebentando" com sua vida política e com a nação brasileira.
               Ninguém, é obrigado à aceitar este meu "Projeto 2018", más, tudo caminha nesse sentido. Oxalá, tudo transcorra conforme às necessidades dos brasileiros estejam planejando, dentro de suas expectativas e do crescimento da nação. Não podemos, no entanto, ignorar às habilidades dos políticos envolvidos neste projeto, especialmente, nos políticos de nosso estado. Somos sabedores que, talvez, até demore esse desfecho da Operação Lava Jato, más, que irá sobrar vaga para o senado, certamente, irá e, essa vaga, justamente essa, será ocupada pelo atual governador do estado de Rondônia, Dr. Confúcio Aires Moura (PMDB - 15)e pelo Ex Senador Expedito Júnior (PSDB - 45), que já tem o seu eleitorado bem alicerçado em nosso estado.

Duvidam que será assim? 
Pedro Francisco
Jornalista
1.297-RO/BR