domingo, 28 de fevereiro de 2016

Minhas leituras, críticas e comentários (Gás de Urucu a Porto Velho) 28/02/16

Olá, boa tarde.


Nós temos muitas obras inacabadas em Porto Velho e em Rondônia. Brasil afora, nada disso é diferente. Lendo, lendo, lendo e buscando as novidades, deparei-me com esta obra, por sinal, muito antiga, que poderia ser a nossa salvação, no consumo de combustível (óleo diesel) e no rendimento de dividendos para o nosso estado e município. Porém, ninguém toma a frente deste projeto. Já houve sim, quem falasse muito sobre ele, más no momento, está no silêncio.
Hoje, todos estão caladinhos, não dizem nada e tão pouco, tocam neste assunto. Por qual motivo será?
Sei não, eu tenho para comigo, que este "projeto" não irá sair do "papel", ele já rendeu muitos milhões de reais a quem "trabalhou" muito, para que ele fosse implantado, tal qual, a nossa rede de água potável, aqui em Porto Velho/Rondônia. Dinheiro, veio à "rodo", só que os "GATOS" comeram,  os políticos venderam dificuldades para colherem facilidades e, deu no que deu, estamos sem à água encanada e, ficamos com à água "ENGANADA".

Voltemos ao nosso gás, que não temos. Muito já se falou, brigou e muitas foram as "ladainhas" e "lorotas" contadas por nossos parlamentares federais e estaduais, os vereadores, estes, coitados, sequer sabem do que se trata, a$$inam e recebem, assim, fica bem melhor para todos, exceto, para a nossa população que amarga o seu dia-a-dia, com a exploração política destes.
 
"Para as pessoas terem uma noção, de todo o gás (veicular) consumido nos veículos de todas as capitais do Brasil soma-se 7 milhões de metros cúbicos, observe que a Petrobras retira de Urucu(AM) e queima ou reinjeta mais de 9 milhões de metros cúbicos, então é mais que todo gás consumido nos veículos no Brasil inteiro. Só para as pessoas terem uma ideia, eu estive em Santa Catarina e visitei todas as indústrias, eles consumiam 700 mil metros cúbicos, Urucu (AM) produz 9 milhões de metros cúbicos que até hoje não é aproveitado. (palavras do senhor PAULO ANDRADE, que veio para Porto Velho em 1997 para ajudar na fundação da Rongás, indicado pela Petrobras), ele é o ‘papa’ do tema gás natural. Trabalha na  Empresa Rongás, com participação do Estado de Rondônia, conhece tudo, fala com propriedade e tem domínio do assunto como poucos. Paulo Andrade é contador e engenheiro mecânico, tem também formação em gás natural, petróleo e outros derivados. (trecho da entrevista à Leo ladeia, em 06/01/2008)" 
 
O que me causa estranheza em tudo isso, é o pouco caso. Pouco caso de todo mundo. Nós passamos à vida inteira discutindo sobre tudo, más na realidade, não discutimos o que nos interessa, nosso conforto, nossa comodidade, nosso futuro, nossa economia, etc, etc... De balsa, navegamos um mil e oitocentos (1.800) quilômetros Rio Madeira acima, desta forma, encarecendo em muito o óleo que consumimos em nossas usinas "TERMOELÉTRICAS", que são inúmeras. Se fosse por meio da canalização, este percurso seria de pouco mais de quinhentos (500) quilômetros, sem falar, na economia de tempo e de combustível, gastos pelas balsas, desta forma, os valores reduziriam-se em muito, não concordam?
Houve, até um senador da república, que atualmente está bem "quietinho", com as "barbas" de molho na cadeira dele, que defendia com unhas e dentes, mais com "unhas", que com os dentes, este projeto. Más pelo visto, ele deve ter sido chamado para "conver$ar" e, achou por bem ficar quietinho e deixar o caso passar desapercebido, que caísse no tal do "esquecimento" da população. Más nós estamos aqui, exatamente, para fazermos o contrário, avivar às nossas memórias e colocarmos a boca no "trombone". Por qual razão este senador está calado? Será que este projeto não é interessante para nosso estado, ou será que ele não irá mais render os "dividendo$" e os "louros"tão almejados por ele e os demais companheiros de bancada do nosso estado?
 
Gostaria muito que estes políticos lessem esta postagem, más como sei que não a lerão, vou enviar um E-mail, para cada um deles, cobrando uma resposta, que tal, nós todos fazermos este "servicinho", em uma de nossas horas de "bobeira", só para ver o que acontece. Eu topo, e você?
 
Pois bem, ficamos assim. Por hoje, creio que não postarei mais nada neste nosso espaço. Desejo à todos, que tenham um início de semana maravilhoso e, que ela seja repleta de muitas realizações.
 
                                                  Até mais "LER". rsrsrrsrsr 
 
                                                           Pedro Francisco
                                                                 Jornalista
                                                              1.297-RO/BR.

 



Minhas leituras, críticas e comentários (28/02/2016) - Será que sai?

Boa tarde amigos leitores.

Neste domingo, na leitura costumeira, deparei-me com certas coisas, que deveras, me deixa "tonto", só de pensar que, jamais teremos o que os nossos políticos nos prometem. Li, desde uma jornalista, dando aula de como se dar prazer para uma mulher, por meios não "convencionais", até pastor de igreja evangélica, preso por "abusar" de filha, por mais de seis (06) anos. Enfim, esse é o nosso Brasil e nossa sociedade.

Porém, o que mais me chamou à atenção, foi a matéria sobre o "RECEBEDOR", um braço da operação "Lava Jato", que se Deus quiser, e ele há de querer, sem sombra de dúvidas, chegará ao nosso glorioso estado de Rondônia.

Já temos políticos infartando, por conta da Operação Dominó. Esta operação, era aquela que muitos políticos aqui do estado, estão "encalacrados" até hoje e, não sabem como irão desatar esse "", que a ganância os fizeram dar em torno do próprio pescoço e, a cada dia, este nó se aperta, mais e mais. Aqui em nosso estado, os políticos de "carreira", exatamente aqueles que não poderão por um bom tempo, disputarem uma eleição, a todo custo, "compram" os partidos, que antes eram de "aluguel" e colocam seus familiares para dirigi-los, na "insana" tentativa de perpetuarem-se no poder, como é o caso de um nosso senador. Outros, trocam de partido ao "apagar" das luzes, aproveitando uma brecha que deixaram, intitulada de "janela", para que seus eleitores não saibam, que ele os traiu, como foi o caso de um deputado federal "neófito", que ganhou a última eleição, sob a "batuta" de seu pai e das benesses e graça de outras formas de se fazer eleição em nosso pais.
 
  Aqui, os nossos políticos e os pré candidatos, já estão se "engalfinhando", antes mesmo da hora de mostrarem os seus "Planos de Governo", pelo que me consta, segundo informações seguras, apenas um deles, que aliás é muito exigente e organizado, já tem uma equipe montada, e trabalhando duro para a elaboração do seu plano e, que parece, será um programa de primeiro mundo, apenas, com propostas "REALIZÁVEIS", aquelas que só entrarão no plano de governo, se forem mesmo realizáveis, ao menos no decorrer do primeiro mandato mandato, ele tem um projeto ambicioso, para "mandar" na cidade, por mais de vinte (20) anos. Seu grupo, está sendo "constituído" com escolhas feitas a "dedo".

Por outro lado, tem um senador da república, que alardeou tempos atrás, que a nossa tão sonhada e esperada "FERROVIA", iria sair mesmo do papel e do abandono. Más pelo que parece, no andar da "carruagem" (me desculpem o trocadilho), ela tão cedo não entrará nos trilhos, já constataram, um super faturamento de mais de cento e quarenta (R$. 140.000.000,00) milhões de reais e ela ainda está sob o sagrado "manto" do abandono e do descaso. Nada está sendo feito para que ela seja concluída, esta ferrovia, seria de grande importância, no escoamento da soja e de outros gêneros produzidos na região centro-oeste e, que traria enormes expectativas de desenvolvimento e riqueza para a nossa pátria amada. O que nos causa "asco" é como os nossos políticos, os nossos órgãos de fiscalização, tipo os MPs, Federal e Estaduais, não se dão conta deste abandono. Fico preocupado, com o que poderá acontecer daqui à alguns anos em nosso Brasil. Nossa população é estimulada a crescer mais e mais. Nossos meios de transportes são "arcaicos", não funcionam nem nas áreas urbanas, rurais e nem no transporte de produtos. Somente somos atendidos por nossos "heróis", os caminhoneiros, que arriscam suas vidas nas péssimas rodovias estaduais e federal.

Está chegando a hora de os políticos colocarem as barbas de molho. Tem um, que está envolvido em escândalos tão grande, que mesmo se ele viver por mais duzentos (200) anos, ele não se safará de todos os processos que está respondendo e irá responder, após o término de seu mandato. E olhem, não estou falando daquele que já está impedido de participar desta e de outras próximas não. Esse que vos falo, realmente, está com o seu "carrinho" de supermercado das falcatruas lotadinho de "pepinos".

Bem, por ora é só. Vou "construir" outra postagem, afinal, hoje é domingo e eu, em casa, nada além de escrever, escrever, escrever e ficar junto à vocês.

                                                                Pedro Francisco
                                                                       Jornalista
                                                                    1.297-RO/BR