domingo, 24 de janeiro de 2016

Sem leituras e sem críticas. (Ferrovia Madeira Mamoré - Abraço) 24/01/16


 Vista da oficina de locomotivas em Porto Velho

Olá, boa tarde, 

Bem, hoje, será o grande dia de a maioria da população estar na Praça da Ferrovia Madeira Mamoré. Já que uma grande parcela da nossa sociedade, prefere ficar em casa, "atarracada" no sofá ou ficando de "papinho" no já famoso "Zap-Zap". Porém, hoje, é o grande dia de dar um "ABRAÇO" nos galpões abandonados da legendária e centenária Ferrovia Mamoré. Um dos patrimônios históricos da cidade de Porto Velho e, também do estado de Rondônia. Uma pena, eles estão abandonados, assim, como todas às coisas que dizem respeito à cultura local. Está já passando da hora, de a população de nossa cidade acordar, abrir os olhos para às coisas que são nossas, não dá mais para ficar de braços cruzados, vendo uma "ínfima" parcela da sociedade, abnegados pela cultura e, que amam a cidade, ficarem "gritando" sozinhos no "deserto".
Nossa população não pode ficar na "moita"esperando que as coisas aconteçam, com a intervenção de poucos. Os nossos órgãos fiscalizadores, não estão nem ai para às nossas coisas. se eles não ligam nem para os assuntos que envolvem o "cotidiano" da sociedade, acham que eles vão de encontro aos desmandos de nossas autoridades administrativas? Evidente que não. Por isso, eu estarei lá fazendo a minha parte, vou dar às mãos e o abraço nos galpões abandonados, abandonados também, assim como nós cidadãos que pagamos os impostos mais elevados do Brasil. Em Rondônia, os nossos governantes somente sabem "escorchar" os trabalhadores, não importa os seguimentos em que trabalham, todos têm de "urrar" com seu dinheirinho para que eles (governantes) esbanjem ou roubem em favor próprios. Não importa o nível e grau que ocupam na administração pública, escapam somente os "lambaris", de "piabas" em diante, todos, sempre levam uma "vantagenzinha", de uma forma ou de outra, acreditem.
Então ficamos assim, eu vou, levarei mais uma pessoa comigo, e você, com certeza irá, não sei se levará alguém, se levar, haverá um número bem marcante em mais este evento que demonstra à nossa "INDIGNAÇÃO" com o "DESCASO" com aquilo que é da população, não é somente minha, do meu amigo, professor Ocampo, Manoel Português e outro abnegados. Bora, vamos sair do sofá e do Zap-Zap.

Vista da oficina de locomotivas em Porto Velho

No começo era assim, nós vamos deixar que ela volte a ser como era?
Pedro Francisco
Jornalista
1.297 - RO/BR

Minhas leituras, críticas e comentários. (Aumento das passagens urbanas) 23/01/16

Boa tarde.

Já se vai longe o que era novidade em nossas administrações, em especial a de Porto Velho/Rondônia. Certamente que nós cidadãos, também somos "cúmplices" destes desmandos do atual e dos sucedidos prefeitos e vereadores, que "campearam" até a presente data em nossa amada cidade. Tudo começa quando vamos às "urnas" sufragarmos os nossos "sagrados" votos, ai, começa a "desgraceira" toda para uma coletividade. É certo que não são todos "culpados", neste atual prefeito que ai se encontra, eu sou "CULPADO", faço a "mea-culpa", de público, fazer o quê, errei, mas errei com a minha consciência tranquila de que estava fazendo o melhor para a nossa sociedade, hoje me "ARREPENDO", Ah, como me arrependo de ter dado os meus dois votos aos que não mereciam. Um na câmara e o senhor Dr. Mauro Nazif, nosso prefeito, o cidadão Mauro, até que é gente boa, mas como prefeito, me decepcionou. Meteu os "pés" pelas "mãos" e, conseguiu deixar nossa cidade pior do que estava.

Teve muita coragem ao não "ceder" na pressão para o aumento do valor da tarifa dos ônibus na cidade, porém, acovardou-se diante das pressões dos "VEREADORES" que foram eleitos pelo voto da população e "bandearam-se" para o lado do nosso "Burgo Mestre", uma pena, desta feita, este ano, teremos de trocar todos, numa "cacetada" só.

Corre à bocas pequenas,  que em muito breve será "concedido" um valor "$imbílico" no valor das passagens. Concordo, com este aumento, desde que sejam cumpridas às promessas que foram feitas quando da "quebra" "providencial" do monopólio das empresas que trabalharam arduamente em tempos muito difíceis em que nossa cidade estava somente no "cascalho", realmente, os empresários da época foram muito corajosos, um investimento na "incerteza", deu certo, trabalharam por longos anos, creio terem "salvo" o que investiram e, até mesmo, obtiveram um certo "lucrinho". Porém, o que vemos agora é uma grande maioria dos meios de comunicação e, comunicadores, ditos, formadores de opiniões descerem a "ripa" neste novo consórcio formado por pessoas que, por outro lado, de uma forma ou de outra, por suas vezes, também já contribuíram e contribuem muito com a absorção de mão de obra em nossa cidade. (me abstenho de dizer quem são), todos já sabem.

O valor de três (3,00) reais, eu não considero elevado, certamente, que os serviços até agora prestados não condizem com a realidade que a população almejava, quando das propagandas "pagas", com o dinheiro público, propalavam aos quatro cantos, que o "Sistema Integrado Municipal - SIM", seria uma "coisa" de, digamos "segundo" mundo, já estaria de bom tamanho, ledo engano da população. Eu não critico os empresários, em meu ponto de vista, eles estão corretos, são "capitalistas", buscam o sagrado "lucrinho", talvez, a forma que estejam fazendo, não seja a "ideal" que a população deseja, más, vamos dar tempo ao tempo, ele é  e sempre será o senhor da razão.

O que me causa mais estranheza é a omissão do Ministério Público, lá temos homens de ilibado caráter, de sapiência gigantesca, carregados do poder de "interceptar" uma "manobra" da administração, que esteja sendo realizada em "DESFAVOR" da tão já sofrida população, atrás deles, vem os nossos tão bem "REMUNERADOS" "edis", aqueles que "juraram" fidelidade aos seus eleitores nas últimas eleições (são duas) e, até o momento, não passam de singelas "vaquinhas" de presépio do senhor prefeito, uma vergonha!
Este ano, faltando menos de dez meses para às eleições, já temos uns se "bandeando" para às periferias, correndo atrás dos "otários" (assim eles pensam)   eleitores, eleitores, que com certeza, por meio de meros cinquenta (50,00), mais ou menos ou menos de reais, venderão seus votos e, depois de algum tempo, certamente estarão aqui nas redes sociais reclamando da "besteira" que realizaram. O momento é de muita reflexão e sabedoria, não devemos nos deixar levar por promessas e "lucros" imediatistas e, depois ficarmos "choramingando" pelos cantos, reclamando que não temos nada adequado, assim, tipo: transporte coletivo caótico, saneamento básico, obras inacabadas, falta de vagas nas escolas municipais, falta de creches, vias públicas em pandarecos, sem a prestação de serviços, minimamente básicos, uma catástrofe.

Os nossos representantes "legais", os vereadores, estes, são simplesmente "INCOMPETENTES", ali, naquela casa de Leis, não escapa um, todos são "farinha" do mesmo "saco", sem exceção. Temos até alguns que fazem um "teatro" da oposição ao prefeito, certamente, com a "conveniência" do prefeito, ele sabe que em política, tem de haver o equilíbrio, àqueles que "fazem" a "oposição" e, aqueles que realmente não fazem nada, esta é a mais pura e dura realidade da política brasileira, isso, em se tratando da característica de cada cidade, cada estado e, por fim, nós estamos vendo o que está acontecendo no Congresso Nacional. Até um senador da república, representante de Rondônia, se acovardou e colocou-se à disposição e serviço da senhora presidente da república, para "arrebentar" com a nação brasileira. daqui há pouco, em dois mil e dezoito (2018), nós teremos às eleições nacional, caberá a nós, eleitores, desde agora, nas eleições municipais, dizermos o que e queremos para às nossas cidades, nossos estados e nosso Brasil.
Chega de darmos uma vida "nababesca" à estes incompetentes, estes corruptos e corruptores, ladrões do erário público e, pior, ladrões do que há de mais sagrado em uma nação, a dignidade de sua população. A nossa, está com sua "estima" rastejando no chão, tudo isso, pela incompetência total dos nossos políticos e, parcialmente nossa em nossas escolhas destes. Vamos procurar acertar agora, para que não tenhamos que comentar sobre isso novamente.
                                                            Pedro Francisco
                                                                  Jornalista
                                                                1.297-RO/BR