domingo, 17 de janeiro de 2016

Minhas leituras, críticas e comentários (Pré candidaturas)

Boa noite meu povo.




                   Pré Candidaturas


Mais um final de semana, mais um dia vencido, neste ano que mal começa e, lá se vai o mês de janeiro.

Hoje, fiquei lendo, lendo, lendo, às matérias dos nossos jornais eletrônicos (hoje só temos eles) e, vi que já entramos no clima "carnavalesco" e "eleitoral". São dois temas que mexem com a sensibilidade do brasileiro, além do futebol, é claro.

pois bem, A banda do "vai quem quer", por isso não vou, já está com suas camisetas nas mídias eletrônicas em geral, lá se vai os portovelhenses se "encalacrarem" em mais umas parcelas no cartão de crédito, tudo bem, cada um sabe de si.

O futebol, a outra paixão nacional, bem, este não temos nada a dizer, afinal, somente temos os campeonatos de várzea (peladeiros), que são melhores organizados que os organizados pela Federação de Futebol de Rondônia, que aliás, seu "dono", nada realiza em prol do desenvolvimento desta entidade, quanto menos equipe afiliada e com menos condições de disputar um campeonato à altura melhor, menos despesa, mais facilidade de "compra" de apoio na hora da eleição para nova reeleição e, por falar em reeleição, bem, ai entramos no que realmente interessa este ano.

Estamos exatamente a nove meses e meio ( 9 e 1/2) meses da decisão do povo em escolher os novos vereadores, que ao meu ver, são mais importantes que o prefeito, isso, se bem escolhidos pela população. Se cairmos na besteira de escolhermos mal, assim como temos feito nas últimas eleições, estes serão facilmente "comprados" pelo próximo (a) prefeito que assumir, que também elegeremos no mesmo dia e hora. Cabe exclusivamente à nós cidadãos, munícipes de nossa capital, escolhermos elementos de caráter e conduta ilibados, fichas limpas e compromissados com os interesses coletivos e, não de seus  "apadrinhados". Evidente, que todos nós temos os nossos interesses pessoais e particulares. Ser vereador e prefeito é um serviço/função como outro qualquer. Estes, com uma carga de responsabilidade maior, más, a responsabilidade maior é de quem os "elege", é de todos nós eleitores. Não adianta ficarmos revoltados hoje, se amanhã, nós não soubermos "corrigir" o engano que cometemos há quatro (04) anos passados. Se os cidadão reelegerem um destes vereadores que ai estão, acompanhados do prefeito, bem, ai já é para acabar com o "pequi" de Goiás, como dizem.

Creio que nesta eleição teremos dois perfis de candidaturas diferentes, de um lado, o atual administrador da saúde em nosso Estado, o administrador Willimes Pimentel de Oliveira, já previamente lançado como pré candidato do PMDB. Indivíduo de caráter forte, cobrador de ações de seus subordinados, já possuidor de uma equipe administrativa que o acompanha desde à época de secretário municipal de administração, enfim, tem tudo para ser um excelente prefeito. Altamente conhecedor das "dificuldades" existentes em nossa saúde e cidade, sabedor de que, não será de fácil resolução os problemas existentes e os vindouros.

Do outro lado, a jovem e atuante Mariana Carvalho, moça jovem, bonita, (29 anos), também já lançada previamente ao cargo de prefeito pelo PSDB, vem em uma ascendência constante na captação de votos, foi vereadora, com pouca expressão, mas teve lá na câmara seu valor, hoje deputada federal, com mais de sessenta (60.000) mil votos, um dos destaques tucanos na área nacional, enfim, ela tem berço político, pai ex governador de Rondônia, enfim, só lhe falta o perfil de "administradora", também pudera, jovem, e nunca administrou sequer uma secretaria, ao menos que eu saiba (se administrou, por favor, me desculpem a minha ignorância), mas, isso não é problema, se ela conseguir montar o seu "staff" administrativo, do jeito que ela é "lépida"  em seu raciocínio, com certeza, poderá também realizar uma boa administração.

                                        Agora é que vem o problema.

O atual prefeito da capital, quando era deputado federal, não foi de todo ruim, mas quando, depois de muitas tentativas, conseguiu se eleger à prefeito, aí a coisa deu em "água", ele consegue ser o pior prefeito que a cidade já elegeu, conseguiu deixar nossa capital em antepenúltimo lugar, como uma das piores capitais do Brasil, uma pena. O atual prefeito está tão ruim, que consegue piorar o que já estava péssimo e, além de transformar nossa cidade em um caos urbano, os ribeirinhos então, melhor deixar quieto, nem falar neste assunto. Ele, o atual prefeito, com a sua "familiocracia", que instalou logo de imediato na prefeitura, não está conseguindo fazer andar a máquina administrativa, tudo está pior que antes, menos os escândalos de corrupção e desmandos em todas às secretarias sob seu comando. Ele almeja a sua "REELEIÇÃO".

Faço aqui, um questionamento à nossa população, não à população em geral, mas à população que elege com consciência absoluta, àquela que sabe o que é melhor para todos coletivamente: será que vale à pena correr o risco de uma "REELEIÇÃO" do atual mandatário maior do Palácio Anchieta?

Então, depois de passado a hora "momesca", aí sim, vem a responsabilidade da população.  Vem a hora de colocar os "miolos" e as "barbas" de molho em relação à escolha de algo e alguém, que possa realmente, transformar nossa capital em cara de capital de Estado que cresce celeremente rumo ao futuro, mas, que certamente está com uma capital de tempos remotos, tudo nela é "arcaico", do tempo do "ronca", inclusive os nossos novos ônibus ou ônibus novos?

Bem, agora fica sob seu critério estas avaliações, por hoje, minha hora já deu. Desejo que tenham um excelente fim e início de semana, até mais ler. 


Pedro Francisco
Jornalista
1.297 - RO/BR