segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Minhas leituras, escritas, críticas e comentários (Barril de Pólvora - Presídios) 17/10/2016


BARRIL DE PÓLVORA EXPLODE EM RO E RR

CONFIRMADA A MORTE DE OITO PRESOS NO PRESÍDIO ÊNIO PINHEIRO DURANTE REBELIÃO

BARRIL DE PÓLVORA EXPLODE EM PRESÍDIOSPorto Velho/Rondônia - O que já era esperado por muitos, infelizmente aconteceu na madrugada desta segunda feira (17). Os apenados recolhidos no sistema prisional Ênio Pinheiro, localizado em Porto Velho/Rondônia, promoveu um incêndio cuja ação vitimou oito dos que lá estavam recolhidos. Por volta de duas (02) horas da madrugada desta segunda feira, uma "birra" entre gangues/facções ali existentes promoveram uma carnificina no presídio. A rivalidade entre estas facções não vem de hoje e, também não é exclusividade da cidade de Porto Velho/Rondônia, más em todo o país. Pelo que podemos acompanhar, essa movimento dentro dos presídios segue uma "coordenação" nacional e, muito possivelmente vem de dentro das penitenciárias, cuja disputa por espaço e controle dos pontos de venda de drogas e outros ilícitos está crescendo assustadoramente no Brasil. Em Porto Velho/Rondônia, a SEJUS divulgou por hora, o nome de oito das vítimas nessa manifestação pelo domínio da "cadeia", que lamentavelmente, ao invés de recuperar o apenado, simplesmente o relega a viver "trancafiado" e, às vezes, até mesmo expondo-o a riscos de vida, como foi o caso de hoje.

Os presos que tiveram suas vidas ceifadas covardemente, pois não lhes foram dadas nenhuma chance de defesa ou mesmo de fuga do incêndio, são os seguintes: André Luiz De Oliveira Da Silva, Andre Salvaterra Mota, Cid De Almeida Nascimento, Eduardo José Oliveira Da Costa, Janderson De Souza Costa, Márcio Araújo De Souza, Patrick Marlin Alves Da Costa e Raimundo Moraes Cunha.

Até o fechamento desta matéria, não tínhamos maiores informações, exceto, de que no presídio de Roraima/RR, ontem (domingo 16), ocorreu uma rebelião na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na capital roraimense, onde cerca de cem (100) familiares dos presos em visita à estes foram tomados como reféns. O motim entre os apenados começou por cerca das quinze (15) horas, horário local, quando diversos presos da "Ala 14", quebraram os cadeados das celas e invadiram a "Ala 12" do presídio "tocando" o terror em seu interior.

Nesse "evento" foram feitas vinte e cinco (25) vítimas fatais. Conforme informações da Polícia Militar local, entre às vítimas haviam sete (07) delas foram decapitadas (degoladas), sendo que mais seis (06) vítimas foram literalmente queimadas vivas. Como se não bastasse a "selvageria" dos seus algozes, estes ainda fizeram de seus crânios de bola, em jogo de futebol, fato que chocou a população local.

Certamente, podemos antever que haverá uma "guerra" entre às facções dentro dos presídios brasileiros. Se faz necessário uma atitude mais enérgica por parte dos administradores políticos e dos administradores prisionais, para garantirem o direito dos presos cumprirem às penalidades à eles impostas pela Justiça, em razão dos crimes por eles cometidos. Por mais violento que seja o criminoso, sua vida ainda mesmo assim deve ser preservada, de vez que, ele está sob guarda e jurisdição da Justiça, cuja atribuição é prover-lhe a guarda e manutenção, até ulterior decisão a respeito.



Pedro Francisco
Jornalista
1.297-RO/BR
1 / 1

Nenhum comentário: