terça-feira, 11 de outubro de 2016

Minhas leituras, críticas, comentários e escritas. (Conta da PPP, quem paga?) 11/10/2016



A CONTA DA PPP, QUEM SEMPRE PAGOU E SEMPRE IRÁ PAGAR É O USUÁRIO.
Não tem nada de novo no mundo, tudo é reciclado, mudado, atualizado e fomentado pelo homem. Na atual eleição para prefeito, surgiu uma sigla nova "PPP" ou seja, Parceria Público Privada, trazida à tona, inicialmente pelo candidato que saiu das últimas colocações em pesquisas realizadas por diversos institutos que realizam essas enquetes, que sem dúvida, mais complicam a cabeça do eleitor, induzindo-o ao erro, do que fazer com que quem elege, tenha um "norte" em suas decisões. Na realidade, um "desserviço" à população.
Pessoas interessadas em "complicar" mais ainda ou que tenha sua preferência por determinado candidato, tentam, da mesma forma, confundir a população quanto à proposta lançada pelos candidatos, pois depois de lançada, todos à abraçam, para "venderem" aos eleitores em troca de seus votos. Uma matéria foi postada ontem, onde um conceituado cidadão do meio social, faz a seguinte pergunta:
" DR. Hildon e quem vai pagar a PPP?"
Evidente que todos nós temos essa preocupação, pois o nosso "sistema" é muito cruel e ágil para retirar dinheiro da população. Porém, nada disso é de causar espanto ou medo. Tudo que o governo nos fornece hoje, em todos os serviços públicos já é pago, de uma forma ou de outra. O candidato do PSDB, conforme citado pelo nobre escriba em seu texto, trás a ideia de sanar todos os problemas existentes em nossa capital, problemas esses tais como o saneamento básico e o fornecimento de energia elétrica, coisas que já pagamos e, por sinal, pagamos um valor estratosférico, se considerados os serviços prestados pelas concessionárias dos mesmos. Essa proposta, realmente não é nova, ela já vem de algum tempo sendo "ofertada" à população do estado e da capital.
Porto Velho/Rondônia tem um percentual "ínfimo" de saneamento básico, onde envolve água encanada e esgoto sanitário. A proposta do candidato Hildon Chaves (PSDB 45) não trás nada de novo em seu bojo, os candidatos à eleição para o governo, no último pleito já tentavam "vender" essa ideia à população. A empresa agraciada com esse serviço (PPP), teria a obrigatoriedade de oferecer serviços de qualidade e com preços acessíveis aos consumidores, coisa que hoje o próprio governo não consegue ofertar, devido à péssima gestão dos serviços, vejamos a fornecedora de água tratada, a CAERD, que sequer dá satisfação aos consumidores de como andam os investimentos no setor e, pior ainda, não consegue consertar os vazamentos espalhados pela rede de distribuição, nos locais até onde ela há muitos anos conseguiu implantar esse serviço.
A população com certeza não irá se negar até mesmo um pouco mais no valor das contas, desde que os serviços ofertados atendam às suas necessidades, assim como fez o atual prefeito Mauro Nazif (PSB 40), que "inventou" uma tal de quebra do monopólio no transporte coletivo da capital, aumentou o valor da tarifa e, de quebra, deu um transporte coletivo por do que era prestado pelas concessionárias "demitidas" por ele. O povo já pagava e continua pagando, desta feita, mais quarenta (0,40) centavos por um desserviço que ela tem de utilizar cotidianamente. O acréscimo nesse caso, se olhado individualmente não reflete nada no bolso do cidadão, porém, ao final do dia, na conferência dos valores auferidos pela atual prestadora do serviço, com certeza o lucro é enorme.
Tudo o que é feito em nossa sociedade é visando o "santo" lucro, não importa se em empresa privada ou empresa ou órgãos públicos. Não adianta querer enganar mais a sociedade com letras e palavras que os levam a mais e mais dúvidas, se as tão "acreditadas" pesquisas não conseguiram enganar os eleitores e esses remeteram ao segundo (2º) turno da eleição um candidato com espírito empreendedor (Hildon - 45) e outro, com espírito mais voltado a política (Léo- 14), acreditando que essa população que somente um dos dois (02) possui a capacidade de realizar o saneamento de não apenas um problema, más no mínimo os problemas de saneamento básico, falta de creches, atendimento médico básico e preventivo, transporte coletivo, água tratada e encanada, enfim, o que é dever constitucional dos administradores públicos (gestores), que são "mestres" em enganar o povo e fazer com que ele sempre seja o "PAGADOR" das contas.
A pergunta que fica e que não quer calar: Quem então poderá prestar serviços gratuitos, sendo que tudo tem um custo, até mesmo para abrir os nossos olhos ao acordarmos, temos dispêndios de energia para tal?



Pedro Francisco
Jornalista
1.297-RO/BR.

Nenhum comentário: