segunda-feira, 11 de julho de 2016

Vamos "botar" o Bloco na Rua? - Minhas leituras, críticas e comentários - 11/07/2104



 




Olá, boa tarde.

Vamos "botar" o Bloco na Rua?

Então, se a eleição pode ser comparada à uma "GUERRA", o candidato que a disputa, tem de ser considerado o "GENERAL". Evidentemente que temos de fazer às devidas comparações com às reservas que são compatíveis a cada momento e à cada eleição. Cada um dos candidatos que disputa uma eleição, possui um pensamento e uma "ESTRATÉGIA", para conquistar os eleitores, eles se utilizam de todas  às "armas" que puderem, uns, para enganarem os eleitores mais incautos, outros, porém, com muita habilidade, já utilizam-se mais da 'VERDADE" e de meios mais convincentes, que ao final da campanha, lhes rende um bom número de votos e, até mesmo, chegam ao "ÁPICE", ao qual se propuseram chegar, ou seja, conseguem ser eleitos.
Lá pela década dos anos de noventa (90) e anteriores, às eleições eram mais "agitadas", havia, talvez, um pouco mais de "PAIXÃO" das pessoas pelo partido ou pelo candidato. Chegava-se ao ponto de "confrontos"  campais, acirrados e até mesmo chegava-se, às vezes, às visa de fato. As propagandas e às campanhas eram mais "liberadas", havia uma enorme "PROFUSÃO" de artifícios  para serem utilizados pelos candidatos, tais como: camisetas, bonés, chaveiros, réguas, agendas, enfim, havia "BRINDES" para agradar todos os gêneros e gostos, hoje, a Lei Eleitoral cortou e inibiu tudo, nada mais destes "ARTIFÍCIOS" é permitido, tudo alegado em nome da "ECONOMICIDADE", ledo engano! Nada neste pais, é feito para "IGUALAR" as disputas, sejam elas quais forem. Bem, vamos "BOTAR" o Bloco na Rua?

EQUIPE PRECURSORA"

Resultado de imagem para imagens de pessoas conversando nas ruasTodo candidato a qualquer cargo eletivo, tem de ter em mente, que ele sozinho não vence uma eleição, ele, somente perde ou ganha sozinho. Precisa, antes de mais nada, como vimos na matéria anterior, que ele tenha no mínimo, uma estrutura mínima, para poder começar à andar. Pois bem, de imediato, depois de todos os procedimentos realizados junto à Justiça Eleitoral, pedido de registro e outros mais, é chegada a hora de colocar o seu "TIME EM CAMPO". Más não era o Bloco Pedro? Sim, bloco, time, equipe, etc. todos são bem vindos. Vamos então começar pela "EQUIPE PRECURSORA". Más que diabos é uma equipe precursora e, o que ela faz?
Uma equipe precursora, é o pessoal que antes de o candidato ir aos locais, pré definidos anteriormente, vais aos bairros, às linhas, às cidades, enfim, eles realizam o primeiro "CONTATO" em nome do candidato, que ele, voluntariamente ou "CONTRATADO" está "abraçando" a causa ou trabalhando pelo "DINHEIRO". Isso significa, que essa equipe vai fazendo a "picada", para que o candidato, também em data agendada, vá abrindo sua "estrada" rumo à eleição, essa equipe vai "limpando" e preparando o terreno, e garimpando informações valiosas para o candidato, tudo por escrito, tipo: nome do morador mais antigo,  quando foi fundado o bairro, qual a senhora mais idosa da comunidade, quais às necessidades que a população mais reclama, como se estivessem realizando uma pesquisa (enquete), quais às lideranças locais, aquelas pessoas de maior influência local, os comerciantes mais populares, para que posteriormente, o candidato, sem saber de "nada", vá com mais alguns poucos assessores e converse com essas pessoas. Ele já sai "munido" com um farto material de informações, ele não fica "rodado" na comunidade, chega falando os nomes das pessoas, datas, comércios, enfim, esse é o papel da equipe precursora, preparar o terreno, para o candidato "PISAR".
Cabos Eleitorais

Resultado de imagem para imagens de pessoas conversando nas ruasVia de regra, é um grupo composto por pessoas que possuem uma certa liderança em sua comunidade, onde moram e fazem parte das ações do dia-a-dia dessa comunidade e, que possuem um relacionamento mais estreito com os seus moradores. Essas "LIDERANÇAS",  que geralmente, são pessoas que não possuem os votos suficientes para se elegerem, más somadas, traduzem uma quantidade de votos significativas, que podem até "definir" uma eleição para o candidato. Além dos votos, eles conseguem "ARREGIMENTAR" suas comunidades, antes, para os comícios e para os shows, hoje, para às reuniões e manifestações, tipo, caminhadas, por exemplo. São pessoas mais próximas do povo.
MILITÂNCIA

Resultado de imagem para imagens de pessoas conversando nas ruasEssas pessoas, são os voluntários, efetivamente, do "batalhão" do candidato. Excepcionalmente, um ou outro recebe por seu trabalho, quando muito, uma pequena ajuda de custo pelo trabalho desenvolvido para o candidato. Essas pessoas, esses colaboradores são marcados pela "PAIXÃO", senão pelo candidato, seja pelo "PARTIDO". Uma "militância" bem administrada e entusiasmada, possui a capacidade de transferir às pessoas o sentimento verdadeiro da campanha, coisa que é excelente para formatar a imagem do candidato. Em razão do componente ideológico, é a qualidade de colaborador mais facilmente encontrado nos partidos mais antigos, àqueles, que desde cedo formaram a sua militância. Por exemplo, nos idos de mil, novecentos e noventa e dois (1992), na cidade de São Paulo, os militantes que trabalhavam para o então candidato Paulo Maluf, com um trabalho de "precursora" bem realizado e de telemarketing, foi muito superior aos componentes do esquadrão do PT e, olhem, que a sigla dos "vermelhos" estava em pleno "auge" em nosso país. Hoje, também está, más de forma negativa.
Pessoal de Rua
Resultado de imagem para imagens de pessoas conversando nas ruasSão pessoas que irão espalhar a propaganda do candidato e levar a sua mensagem pela cidade, pelos bairros, pelas comunidades, enfim, vão onde estiver o eleitor. Essas pessoas, distribuem os santinhos, empunham as faixas, colam os cartazes, nos locais permitidos e, que, geralmente, embora "PROIBIDA", elas vão fazer a tão propalada "BOCA DE URNA", essa atividade não é muito recomendável hoje, tendo em vista a "penalização" do candidato, caso fique configurado, que ele mandou ou sabia que esse "expediente" estava sendo realizado por seus "seguidores".
SIMPATIZANTES
Resultado de imagem para imagens de pessoas conversando nas ruasBem, aqui tem de ficar bem claro que essas pessoas fazem parte dos eleitores de qualquer político. Essas pessoas "simpatizam-se" com o candidato, creem em suas propostas, gostam do candidato, aceitam bem o seu comportamento e suas posições políticas ou pessoais. Essas pessoas, pouco ou nada fazem além de "induzir"  poucas pessoas à sua volta, geralmente, os seus familiares e amigos bem próximos. Cabe ao pleiteante ao cargo, lembrar que, de modo geral, a pessoa humana está sempre disposta a colaborar. Um trabalho de telemarketing bem feito, por exemplo,  pode detectar esses simpatizantes, hoje, eu acredito que às redes sociais fariam espetacularmente esse papel e, agregá-los à caminhada eleitoral de maneira muito ativa, até mesmo, como formadores de opinião, comunicadores e utilizadores do Face book e do Watsapp.
Resultado de imagem para imagens de pessoas conversando nas ruas Aí está, essa é mais uma matéria, que pouco ou muito, bem ou mal, se não contribuir para a sua campanha, mal nenhum lhe fará se você ler e aplicar alguma coisa em seu benefício e de sua campanha eleitoral.
Aliás, esses "procedimentos" não são utilizados somente em campanhas eleitorais, eles podem ser aplicados também no "lançamento" de uma marca, um produto, um comércio ou coisa co gênero.
Vamos colocar os "BLOCOS" nas ruas e, que vençam os melhores para administrarem à nossas cidades. Chega de tanta "corru PT vidade!!!
 Pedro Francisco
Jornalista
1.297-RO/BR



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