domingo, 10 de julho de 2016

Está nascendo um Candidato (Minhas leituras, crícas e comentários - 10-07-2016)





Está nascendo um candidato.

"O processo da eleição é coisa séria. E o povo brasileiro está começando a descobrir que é mais sério ainda"

            Parece que as coisas estão todas a seu favor. Você tem amigos, bastante coerência, liderança, excelentes ideias em sua cabeça, enfim, trabalha um projeto político, sente-se altamente "comprometido" com o futuro do pais, do estado e da sua cidade. Você participa ativamente das organizações comunitárias, o que você propõe é bem aceito pela população. Acima de tudo, você é um cidadão brasileiro ou naturalizado em pleno gozo de seus direitos políticos, e todos o (a) reconhecem como um (a) líder nato e pronto para ser eleito.

As pessoas "incentivam" para que você seja candidato à uma das vagas da câmara municipal ou mesmo ao cargo máximo da prefeitura, caso desta eleição (2016), todos prometem trabalharem "voluntariamente" em sua campanha. Candidatos que pretendem outros cargos andam "rondando" você para lhe apoiar e fazer a famosa "dobradinha", eles prometem até lhe eleger, em troca de seu apoio, de sua liderança política, juram que irão trazer muitos votos e, até mesmo, garantem "financiar" total ou parcialmente sua campanha, dependendo do seu poderio de "fogo" político.

Então, corra, apresse-se!!!!!! A corrida eleitoral de dois mil e dezesseis (2016) já começou e está de vento em "popa". São muitos candidatos para poucas vagas, até parece vestibular de Direito ou Medicina ou então, vaga de um bom emprego, neste caso, sim, o é. 
Nessa eleição, deveremos ter aproximadamente quinhentos (500) candidatos concorrendo à uma (01) das vinte e uma (21) vagas existentes na câmara municipal e no mínimo uns cinco (05) nomes disputando uma vaga de prefeito. Amigo (a), não se engane, a disputa por votos muito "árdua" e "cara", além de bastante "desgastante". Serão pelo menos quarenta e cinco (45) dias de dureza, de correria, sem tempo para dormir, alimentar-se, sem tempo para a família, até mesmo aquele tempinho para "dar" uma descansadinha com a esposa (o), fica difícil de encontrar, não terão domingos e nem feriados, uma folguinha, nem pensar. E aqueles que disseram que iriam "trabalhar" de graça, voluntariamente em sua campanha, lastimavelmente, às coisas não serão bem assim, já lhe pediram alguma coisa durante essa conversa?.
Convencer alguns eleitores de que você é o "melhor candidato" em disputa exige muito trabalho, muita luta, muita abnegação e, acima de tudo, muita persistência, o trabalho será muito intenso e muito desgastante, além de cansativo.
Na corrida pelo "voto", a legenda é o primeiro obstáculo para um candidato, em especial, se ele não possui um bom ou excelente "histórico" favorável, ou seja, se o candidato não é bem conhecido, ainda não tem seu nome "alicerçado" nas bases políticas, nas comunidades e, pior ainda, se ele não tem um "trabalho" fincado em prol de uma gama de muitos "beneficiados" por esse trabalho. 

Fica, evidentemente, muito difícil, um candidato "neófito" na política disputar com quem já possui uma "estrutura" financeira, psicológica e eleitoral já concretizada no seio da população, mais ainda, com concorrentes que estão no "exercício" do mandato, mesmo que estes já eleitos, sejam até mesmo "ex presidiários". Em geral, o político pode até "transitar" de uma legenda para outra sem perder os seus eleitores, isso, no caso dos eleitos. Como os partidos exigem fidelidade partidária, alguns partidos se transformam em "balcão" de legendas (venda de vagas na nominata). É imperativo, portanto, ir à busca de um partido que seja "respeitado", pois isso aumenta a sua chance de vencer a eleição, dependendo muito ainda, do tamanho dos "caciques" que nele existem, aqueles que são "bons" de votos, se eles acharem que você pode prejudicá-los, esquece, eles o impedirão de ser candidato. Isso não é tarefa simples. O candidato necessita ter ótimo "relacionamento" com a "executiva", ter circulação intensa pelas "bases" e, acima de tudo, impressionar os "donos" da legenda no momento da convenção, onde eles, sentirão o "peso" de sua capacidade de "arregimentação" dos "pretensos" eleitores que o conduzirão ao cargo almejado.
Então, você está preparado para essa sua nova caminhada rumo à prefeitura ou mesmo em busca de uma cadeira na câmara municipal de sua cidade?
Pedro Francisco
Jornalista
1.297 - RO/BR

Nenhum comentário: