quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Minhas leituras, críticas e comentários. (Comportamento Social)

Boa tarde meu povo, mais uma vez cá estamos nós.
Hoje eu enganei-me "redondamente" com o nosso clima e tempo, pela manhã, eu imaginei que seria um dia "chuvoso", tal qual foi ontem, ledo engano. O sol resplandecente surgiu após uma noite daquelas em que a famosa chuva "molha trouxa" ficou persistente. Mas enfim é uma dádiva de Deus e eu  aceito com uita alegria, sem ela (chuva) e sem ele (sol), talvez não tivéssemos o que colocarmos em nossas mesas, não é mesmo?
Pois bem, eu dando uma "estudada", lendo sobre Sociologia resolvi separar este trecho e comentá-lo aqui em nosso espaço "virtual", que já conta com mas de dez mil e duzentas (10.200) visitas (muito obrigado pela visita), pois bem, este é o texto que separei, ele está entre "......".
"A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia". " Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos(as). Cobrindo todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —, a sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber. Entretanto, os maiores interessados na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente são o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica, e a sociedade civil organizada (movimentos sociais por exemplo)".(Origem: Wikipédia).
Então, depois de ler, reler e reler novamente eu fico pensando qual o motivo de o Estado e os seguimentos sociais não se entenderem. Afinal, nós fazemos parte de uma sociedade e, desta forma, para o bem comum, todos nós temos o compromisso de "trabalhar" para o bem de todos, o coletivo deve ser levado adiante, sem deixar que o "pessoalismo" e o "imediatismo" tome conta de nossos atos. Certamente nós temos os nossos interesses pessoais, até ai, nada demais, afinal temos a nossa família para cuidar e acredito que ela esteja inserida em primeiro plano.
O que não consigo entender é que, os cidadãos de "BEM" que são totalidade em nossa sociedade, possa continuar aceitando o que está acontecendo atualmente e desde há muito tempo vem deteriorando o nosso "sistema" familiar. A desestrutura familiar está patente. São filhos matando pais e vice-versa, jovens sendo "adotados" pelo tráfico de drogas e prostituição, "crianças" matando pessoas como se não houvesse nada mais para com o que ele se divertisse, vejamos o caso do menor adolescente que foi assaltar o policial civil e em contrapartida "recebeu" um tiro em seu peito (está nas mídias), as drogas estão tomando conta da sociedade, não importa o tamanho do poder aquisitivo, se trabalhador ou não, se "letrado" ou não, se tem formação familiar boa ou não. A criminalidade campeia os lares brasileiros, não é privilégio de uma comunidade, bairro, cidade ou Estado, este mal do "século" está em todos os cantos, ele está se tornando um mal "MUNDIAL". Os estudos e estudiosos não conseguem mostrar um caminho para solução ou, ao menos amenizar este "mal". Tivemos há pouco tempo a execução de um traficante internacional de drogas, fato este que causou "comoção" nacional e dividiu opiniões mundo afora, aqui na nossa "terrinha", a hipocrisia social mostrou-se fortemente contra a decisão do mandatário da Indonésia, fato que eu pessoalmente recebo como natural, afinal as leis lá são cumpridas e aqui, bem aqui não vamos gastar nosso "verbo" para explicar, aqui nada funciona. Nós estamos entregues ao "Deus Dará". Até parece que quem "comanda" o tráfico é pessoa de "influência e conduta intocável", nossos governantes estão de pés e mãos atadas, nada fazem e, sequer tocam no assunto. O que mais falta acontecer para que a "sociedade" comece a pensar sobre o assunto? Se não, a sociologia está aí para realizar seu papel e o faz com "grandeza", o que está faltando é o Estado fazer sua parte, se Ele não a faz, certamente cabe a nós sociedade encararmos o problema de frente e trocarmos aqueles que foram "sufragados" para que fossem os nossos representantes e, acima de tudo cuidassem para que tivéssemos uma vida mais digna, o que realmente não está acontecendo.   Vocês conhecem estes "carinhas" aqui?
Então tá. Vamos pensar mais profundamente sobre este "tema", a oportunidade stá próxima, ano que vem teremos eleições municipais é o momento de começarmos a "transformação" e isto, não precisa ser estudioso, psicólogo, psiquiatra ou ter outra atividade de maior atividade no seio social, os responsáveis somos nós.
Pedro Francisco
Jornalista
1.297/MTE
 

Nenhum comentário: