domingo, 27 de abril de 2014

Minhas leituras, críticas e comentários (Enchente do Rio Madeira)

Bom dia meu povo rondoniense.

Como todos sabem, especialmente aqueles que me acompanham e, graças à Deus não são poucos, hoje eu estava dando uma olhada na estatística e as "bisbilhotadas" dos amigos já superam mais de quinze (15.000) mil visitas neste espaço. Momento este em que eu quero agradecer e continuar contando com a visita estimada dos amigos, pois desta forma, estes me estimulam a ler e a escrever mais.
Mas hoje eu li a coluna do Jornalista Gessi Taborda, um dos grandes ícones do jornalismo em Rondônia, daqueles que também não possuem "papas" na língua e nem se "estremecem" ante ameaças  diretas e veladas para com sua pessoa.
Sua matéria, cujo trecho eu tenho o "atrevimento" e orgulho de transcrever neste espaço, me deixou bastante preocupado. Nós estamos às vésperas de mais uma eleição geral no país e, não temos nada definido ainda em termos de nomes aos cargos "majoritários", tipo assim, presidente, senador e governador. Até o momento o que temos de concreto mesmo são os nomes de sempre, ou seja, o do que vai à reeleição o senhor Confúcio Moura (PMDB), aquele que enterrou e continua enterrando nosso estado, o exs senador Expedito Junior (PSDB), que até agora nada contra si tem ante o eleitorado de Rondônia, que com o advento da "Ficha Limpa", quem ficou sujo e foi-lhe tirado o mandato em menos de quinze (15) dias, ele estava no auge e neste interstício "desabou" para nada e, mais ninguém aparece apresentando seus nomes para concorrerem às eleições.
Eis que surge então os demais cargos julgados de somenos importâncias, ou seja deputado Federal e Estadual. A população não pode esquecer-se que estes, na realidade são de suma importância para o nosso Estado. Não podemos nos esquecer que aqui é que vivemos, moramos, consumimos, estudamos e trabalhamos. Os Federais eleitos, eles já possuem seus apartamentos prontos, reformadinhos, cheirando a novinho lá em Brasília, os que aqui permanecem são os que irão trabalhar na melhoria de nosso estado e, quem sabe, se Deus nos ajudar, algum seja eleito pela capital Porto Velho e faça algo em nosso benefício, pois a situação está péssima e do jeito que vai, ela piorará muito ainda, pois ao meu ver, as águas do Rio Madeira não retornarão a seu curso anterior, talvez chegue próximo de onde era, mas pelo que estamos observando elas não voltarão à origem. 
Sábias escritas do Nobre Jornalista Gessi. Dê uma lida na matéria e julguem por si próprios. (segue parte do trecho da matéria do nobre Jornalista)

Em Linhas Gerais

Se eles entendessem!

Por: GESSI TABORDA

2642014-105921-taborda.png
Não tem como negar: vivemos um momento de crise aguda, especialmente nas regiões devastadas pelas cheias de nossos rios (especialmente o Madeira). Difícil acreditar em recuperação rápida dos problemas que se tornaram agudos com as cheias. Por todo lado no meio político, ouve-se cotidianamente reclamações, choramingas pelos poucos recursos disponíveis, pelo apoio a conta-gotas do governo federal, etc.
Tivéssemos lideranças de verdade no comando de poderes dos municípios e do estado, haveria esperanças justificadas de que nos sairíamos dessa para melhor. Afinal, a crise sempre é uma oportunidade rara para crescer......
Agora, a denúncia que o Jornalista levanta em sua matéria, de que, o pré candidato Marcelo Bessa, ex da SESDEC está deixando um enorme "rombo" nas finanças da secretaria, algo em torno de cinquenta (50.000.000,00) milhões, isto é muito grave. Já não basta o péssimo governo do senhor Confúcio Moura e nós, cidadãos ainda teremos que "torcer" para acertarmos em um nome que seja digno e confiável para nos representar na câmara alta? Portanto amigos, a hora é de extrema reflexão quanto aos candidatos que iremos escolher. Claro que irão surgirem nomes excelentes e pessoas que possuem as qualidades que devemos exigir de um político, mas as "sereias" apresentarão os seus "canto$" para enganarem os "incautos" e aqueles que buscam por melhorias "momentânea$", coisa que "arrebenta" com a expectativa do cidadão de bem.
A todos um espetacular domingo e, que nossa semana seja sem muita chuva para que os ribeirinhos tenham a perspectiva de dias melhores.
Pedro Francisco
1.297-DRT/RO