domingo, 6 de abril de 2014

Minhas leituras, críticas e comentários.

Bom domingo a todos.
Pode não ser o ideal que eu almejo ainda, mas já estou próximo de conseguir a retornar à ativa nas redes sociais do jeito que eu quero. Eu estou conseguindo aos poucos me recuperar. sei que não preciso esclarecer nada a ninguém mas, informar de como andam as coisas para o meu lado, em razão de minhas constantes ausências dos amigos que lê minhas leituras, críticas e comentários, que não são poucas pessoas, nós estamos próximo aos vinte (20.000) leitores deste espaço, do Brasil e no Exterior. Por esta razão, eu inicio esta postagem com esta singela prestação de contas de minha ausência.
Bem, hoje eu juá comecei meu dia com notícias bem importantes para a nossa sociedade porto-velhense. Na coluna do amigo também Jornalista, Carlos Caldeira, que peço licença para mencionar seu nome neste singelo espaço, ele escrevendo sobre a inversão de tráfego na Avenida Sete de Setembro, onde o Tribunal de Contas  do Estado aplica multa de quinhentos (R$. 500,00) reais diários, em caso de não cumprirem a orientação do TCE, ao senhor prefeito e a seu secretário e cunhado Carlos Gutemberg, o todo poderoso da SEMTRAM.
É evidente que uma mudança desta deva ser articulada, precedida e procedida juntamente com a população, que é com certeza quem tem o direito e o dever de opinar e manifestar-se nesta "famigerada" mudança que, com certeza trará sérios dissabores à população.
Claro que nós pessoalmente não somos contra as mudanças em uma cidade, como Porto Velho, que necessita de tantas coisas mas, daí, ir ao encontro de uma mudança proposta pela CDL, onde o seu "mandatário, quase dono" é uma pessoa que já atuou nas hostes da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia e, que também foi envolvido em "falcatruas" e "maracutaias" que chegaram ao valor "astronômico" de quinhentos (500.000,00) Reais à época, que até o presente momento, nem o "envolvido" e nem a "Justiça" disse o que ocorreu ou como terminou a apuração dos fatos àquela época. É bom que a população fique atenta  à esta situação. Por outro lado, o TCE sugere que a mudança de mão viária na Sete de Setembro seja precedida de audiências públicas junto aos comerciantes, isto, como se somente os mesmos existissem em Porto Velho/RO, coisa que eu veementemente sou contrário. Creio que uma mudança desta deva ser precedida, como disse anteriormente, de audiências públicas envolvendo todos os setores da sociedade, da sociedade civil organizada e as comunidades usuárias em geral, afinal, a cidade de Porto velho é a capital do Estado de Rondônia. está certo que ela está abandonada, mais parecendo um "vilarejo" lá do pé do fim do mundo, mas nem por isto os munícipes devem ser ignorados. Os representantes do povo, tanto os Deputados, como os vereadores, todos estão "vendidos", ninguém está atualmente preocupado nem com o Estado e nem com o Município, eles estão preocupados mesmos, os primeiros com suas "reeleições", os segundos com os seus "interesses" pessoais, a população ainda não sabe a quem recorrer, não descobriu ainda o caminho para o Ministério Público do Estado, ou da União, os órgãos de fiscalização de gastos das verbas públicas, dos sagrados impostos que saem dos bolsos dos trabalhadores incansáveis de nossa abandonada capital.
E, por falar nisto, amanhã terminará o prazo requerido pelo senhor prefeito, o Dr. Mauro Nazif, quando em audiência com alguns membros da imprensa e lideranças comunitárias em seu gabinete, no dia sete de Fevereiro, ele solicitou de setenta (70) a noventa (90) dias, este interstício termina amanhã. será que as máquinas adquiridas estarão à postos à serviço da população?









Pedro Francisco
1.297-DRT/RO