sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Minhas leituras, críticas e comentários - (Resposta à presidenta da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Ana Rita (PT-ES))


ana rita

O que acontece no Brasil é culpa exclusiva dos políticos que os colocamos para trabalharem em benefício de uma nação e, eles, empoleirados em seus gabinetes e nas benesses oferecidas a eles com o dinheiro público, os impedem de agirem de acordo com o que prometeram em suas campanhas eleitorais. Em momento algum, no meu entendimento a Jornalista Rachel Sheherazade feriu, sequer o Código de Ética do Jornalismo Brasileiro, apenas, e tão somente ela utilizou-se do seu direito constitucional da liberdade de manifestação e expressão do seu pensamento pessoal. O que é imperativo discernir, senhora senadora é que, além e antes de tudo, a âncora do SBT Brasil é um ser humano como qualquer um de nós, sofredores das consequências implantadas pelos políticos e por uma sociedade hipócrita que nos ensina uma coisa e nos cobra outra totalmente diferente.
Em lugar algum, em momento algum, durante estes meus, não poucos anos de vida, eu vislumbrei um membro "ativista", defensor dos direitos humanos, grupelho este, que Vossa Excelência preside nesta casa, ir à casa de uma família destruída por bandidos para roubarem um celular, um cordãozinho vagabundo, como citou um jornalista meio amarronzado aí de Brasília em sua postagem no Facebook. isto é simples ataque a uma pessoa que expressou seu sentimento individual de cidadã, cansada da falta de ação de um governo paternalista que "compra" e "mantém" a fome e a miséria do povo por meio de programas que não condizem para o que foram criados. Portanto senhora senadora, o que envergonha esta nação não são as pessoas comuns que trabalham arduamente para pagarem os elevados salários de "déspotas", assim como Vossa Excelência, que fecha os seus olhos e encastelada em seu suntuoso gabinete, mediante pressão de alguns do seu meio a induzem a tentar prejudicar uma pessoa no pleno exercício de sua profissão e em pleno uso de seus direitos constitucionais. Pense bem, as eleições deste ano estão batendo às portas da população brasileira, seu tempo está se exaurindo.

Pedro Francisco
Jornalista
1.297-DRT/RO



Minhas leituras, críticas e comentários - (Rachel Shaerazade - O Imbróglio)

A última maior discussão desta semana em nossos meios de comunicação foi o comentário da âncora do Sistema Brasileiro de Televisão Rachel Shaerazade, profissional gabaritada, funcionária de uma empresa de televisão de renome nacional, o SBT, do todo poderoso Senior Abravanel (Silvio Santos), que até ai, nada demais.
O que está causando polêmica é que a senhora Jornalista com todo o direito constitucional que lhe é facultado EXPRESSOU E MANIFESTOU seu PENSAMENTO PESSOAL, em uma reportagem onde sabidamente, todos, sem exceção, a maioria dos brasileiros gostariam de terem se expressado da mesma forma ou com mais veemência. Para uns faltou a coragem, outros a oportunidade e mais outros utilizaram-se da hipocrisia nacional, implantada por nossa sociedade para esconderem-se por detrás de comentários sem sentido, atacando a jornalista nas redes sociais, mais precisamente no Facebook.
Quem tem a experiência que a Jornalista em questão possui, não é nenhuma amadora, assim como eu. Ela sabe o que está fazendo e, a sua "empregadora", com certeza tem o conhecimento da profissional que contratou. Se desta forma for, indubitavelmente, não há o que se discutir. O que está em questão hoje em nosso pais é o relacionamento social entre as camadas sociais. Os valores estão totalmente invertidos, o que é certo para uns é errado para outros, até magistrados da suprema corte estão se desintendendo. O cidadão de bem está "trancafiado" dentro de suas residências, cercados por grades grossas, como se cadeia fossem. Os marginais, os foras da lei estão à solta e, quando não o estão, ao saírem na portaria principal dos presídios já saem com uma arma em suas mãos, quando são "pego" eles alegam que estão portando-a para manterem-se vivos, a tão chamada "defesa" própria da vida. O cidadão comum, nem pensar em portar uma arma, nem para sua própria defesa, o desarmamento foi um engôdo nacional.
O que está matando a "pau" são os comentários nas redes sociais, a maioria da população brasileira está em defesa da "âncora" do SBT, isto não é novidade alguma, afinal, a sociedade brasileira não é mais aquela de há trinta (30) anos passados, a época do "cala a boca" já passou. Os governantes até criaram uma Lei da Anistia, a hora é de manifestação popular mesmo. A sociedade não aceita mais os chamados "Defensores dos Direitos Humanos", cheios de hipocrisia social defenderem tão somente a bandidagem. Ninguém, ninguém mesmo nunca viu um destes membros na residência ou em um velório em casa de familiares onde a criminalidade ceifou a vida de um cidadão em pleno gozo da saúde, com sua produtividade laboral ativa ser atendida por estes defensores de "meia pataca".
Rachel Shaerazade, este nome desta jornalista abre um precedente para a população brasileira avaliar doravante em seus momentos de meditação, nada mais fez do que gostariam milhares de brasileiros, cônscios de seus direitos de o fazê-lo, o que faltou, talvez, como eu disse anteriormente foi a oportunidade ou o meio de comunicação à mão para o fazê-lo. Particularmente eu tenho a obrigação, como profissional da escrita, de defendê-la, mesmo porquê o nosso Código de Ética do Jornalismo Brasileiro, a isto nos remete, independentemente de sermos afiliados a órgãos de representatividade profissional ou não.
Se faz imperativo os profissionais da imprensa darem uma lida neste código, para que em sã consciência saibam o que estão ou deixando de fazer no exercício de suas atividades laborais.
Tudo esclarecido, de minha parte, eu apenas me solidarizo com esta Jornalista de caráter e personalidade fortíssima, sentindo, quem sabe, a falta de mais âncoras com coragem e brio pessoal para discernirem a matéria jornalística de suas opiniões pessoais, no que, estas são de inteira opinião de expressão da liberdade constitucional.
A todos um excelente final de semana e, aguardaremo a próxima semana com as novidades que com certeza este assunto ainda irá gerar.
Pedro Francisco
1.297 - DRT/RO