sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Minhas Leituras, Críticas e Comentários (Verdade e Falsidade)

"Deixemos que verdade e a falsidade se batam. Quem jamais viu a verdade levar a pior num combate franco e livre?"
(Esta pergunta é do poeta inglês John Milton, em seu famoso discurso ao Parlamento Aeropangítica, publicado em 24/11/1.644)


Desde há muito tempo a "imprensa" vem sendo alvo de constantes mutações. O homem desde os tempos mais remotos de nossa história trabalha sempre no sentido de "informar". No entanto, as coisas não são tão simples como pensamos, para se chegar à uma informação é muito difícil, a menos que seja uma informação sem muita importância, se é que existem informações sem importância. Desde que eu aprendi a escrever na escola, eu tenho a vocação para a leitura e escrita, sempre estou "bisbilhotando"  um livro, não importa qual assunto seja, ele sempre me trará alguma informação que, se não útil neste momento, com certeza em algum momento em minha vida ela irá me servir. Costumo dizer que "Leio da Bíblia Sagrada à Revistas de Nus Artísticos", muitas pessoas estranham esta minha colocação, elas devem ter seus motivos e conjecturas próprias para se espantarem ou aceitarem-na, eu os respeito em sua plenitude.
Sempre fui adepto de "pegar" livros na biblioteca pública, por variadas razões, lá o acervo é amplo, escritores das mais variadas tendências, livros novos e antigos e outros nem tanto assim. Antes desta última reforma da Biblioteca Francisco Meireles, por sinal, muito boa, para que os leitores tenham uma ideia, a minha "ficha" era a de número dezessete (17), hoje com o advento da informatização e novo recadastramento ela foi alterada para oitocentos e treze (813), eu acredito que deveria permanecer o mesmo número, afinal, só neste mês de Janeiro eu estou terminando de ler o quinto () livro. Neste início de ano eu centrei-me na leitura sobre o JORNALISMO, embora o seja, as coisas precisam serem revistas de quando em vez.
Na última "pega" de livro, o título dele é "Ideologia e Técnica da Notícia", de Nilson Lage, edição de mil novecentos e setenta e nove (1.979), muitos dos leitores sequer eram nascidos, mas tudo bem, já estou velho mesmo. Na saída, uma moça, sem que eu a conhecesse estava com umas revistas na mão, eram revistas já antigas e ela queria doar, eu vi algumas capas e duas delas me chamaram à atenção, seus nomes "GALILEU", da Editora Globo, uma de Abril de dois mil e quatro (2004) e outra do ano subsequente.  Depois de terminar a leitura do "tomo" eu comecei a ler a revista mais velha, afinal, tem uma matéria nela que vem ao encontro de minha curiosidade, um "DOSSIÊ". este dossiê revela fatos da história da Bíblia, onde os cientistas e arqueólogos mostram o que é "REAL" e o que é "FANTASIA". Uma matéria sensacional para quem tem a "visão" mais fechada" quanto à religiosidade e também para aqueles que possuem uma linha de credibilidade nem tão sólida sobre as escritas do livro dito "SAGRADO". Os cientistas e arqueólogos vão fundo em suas descobertas e explanações à respeito destas descobertas arqueológicas. É certo que existem certas contradições que qualquer pessoa que tenha o mínimo do discernimento ao ler ao livro "sagrado" vai discordar ou ao menos ficar em dúvida sobre seu escritor; (Não sobre quem o ditou).
Eu fiquei encantado com a matéria da Jornalista Fernanda Colavitti, considero uma obra de arte suas colocações, a forma e o estudo realizado sobre o tema.
Existem mesmo muitas verdades e mentiras sobre a crença e a religiosidade das pessoas. Da mesma forma existem aquelas que acreditam piamente em tudo que leem e aquelas que sempre colocam em "xeque" o que seus olhos lhes apresentam para a leitura, seja ela de qual tema for. Importante frisar que eu não tenho religião, apenas eu creio em uma força suprema que nos guia e nos dá o discernimento de ter o "livre arbítrio" para julgarmos nossos atos e ações de nosso cotidiano. Não quero aqui criar uma polêmica ou debate religioso sobre qualquer placa de igreja ou seguimento de fé, apenas e tão somente expus o que eu acredito ser de meu interesse publicar neste espaço.
Como já escrevi em outras postagens anteriores, eu quero que se manifestem, os leitores e seguidores podem e devem escrever o que desejarem, afinal, somente o debate em um nível, no mínimo aceitável fará com que a chamada desta postagem possa ter realmente o efeito que a verdade possui, ou será que não?
Bom final de semana a todos.

Pedro Francisco
1.297-DRT/RO

Minhas leituras, críticas e comentários. (Está Chegando a Eleição)

Boa Tarde.

Eu fico meio abismado com certas postagens que leio no Facebook. Não consigo entender como algumas pessoas que se dizem representantes do povo ou da população, se fazem de "espertos" e acreditam que os os demais são imbecis ou desprovidos de inteligência mínima. É evidente que não existe alguém que represente o povo ou a população, mesmo que seja de sua comunidade, que não esteja comprometido com a política. Certamente pode até não estar comprometido com algum político, até ai eu consigo entender, mas dizer que não gosta da política eu acredito ser uma maneira de dizer que está com um pé dentro para a disputa, senão desta em uma próxima, talvez com vistas à Câmara de Vereadores.
Não é aceitável mais em nosso meio que pessoas se façam de "carneiros", quando na realidade não passam de "lobos" famintos para abocanharem a fatia ou a "teta" em alguma posição indicada pelo voto popular. Isto é muito bom, eu não vejo nenhum político reclamar desta condição de "representante do povo", aliás, todos, sem exceção estão muito bem obrigado. Com seus carros de luxo, quando não importados, suas casas bem montadas, seu "negócio particular" bem estruturado, enfim, o "trabalho" com o mandato eletivo  não passa de um "bico" para as horas vagas, pois estes somente comparecem à casa de leis quando melhor lhes convém e, no final do mês seu salário e demais benefícios que são pagos com o suor da população "cai" integralmente em suas contas bancárias.
Este ano as eleições apontam para uma disputa mais acirrada e sem quaisquer indicativos de nomes que levem o eleitor a um discernimento mais concreto em relação aos nomes das nominatas dos partidos com endereço à Assembléia Legislativa.
Para o Palácio Getúlio Vargas a coisa é mais complicada ainda. De antemão sabemos que somente dois (02) nomes estão se apresentando até o momento. O do atual governador Dr. Confúcio Aires Moura do morimbundo PMDB, propriedade dos Raupp, e de seu concorrente direto o ex senador da república Expedito Junior do PSDB, único na oposição ao planalto hoje, até aí nada demais. O que é preocupante é que em uma disputa onde alguém concorre contra si mesmo, quem sai perdendo é a população. É o caso do senhor governador. Ele está até o presente momento concorrendo sozinho ao  palácio do governo, ainda não despontaram nomes que pudessem "estimular" os eleitores a já irem estudando os seus "perfis". Expedito Junior, ainda segue na "incógnita" se é elegível ou não, eu particularmente entendo que seja.
Talvez, quem sabe, isto seja em decorrência das atribulações que este ano promete nos dar. Carnaval, Copa do Mundo e por fim a Eleições Gerais. Em âmbito nacional as coisas já começam a "ferver", no mínimo temos três candidatos dispostos a colocarem seus nomes à apreciação dos milhões de brasileiros que elegem, ou seja, a atual presidente Dilma Roussef, aquela que dá dinheiro (R$. 700.000.000,00) para construir porto em Cuba e deixa o Brasil na "pindaiba", o Tucano e neto do saudoso Tancredo Neves,  Aécio Neves, que diz vir com gosto de "gás" na boca para tomar o poder e, na terceira via o Eduardo Campos, aquele que enalteceu o nosso prefeito na última eleição e deu-nos um presente de "grego" e pasmem, ele vem acompanhado com a senhora Marina Silva à tira-colo para conquistar os votos que ela teria, caso o "solidariedade" tivesse vingado a tempo de concorrer à este pleito.
Enfim, as coisas estão muito nebulosas ainda, mas Janeiro já foi para o espaço. Porto Velho no decorrer de mais de dez (10) anos saiu do nada para lugar algum, administrativamente se falando, a cúpula do PT - Partido dos Traidores, aqui encabeçada pelo ex prefeito Roberto Eduardo Sobrinho, que se assanha para concorrer a uma cadeira no legislativo federal conseguiu literalmente enterrar nossa cidade em um mar de lama e água das chuvas de inverno. O atual prefeito, o Dr. Mauro Nazif Razul, que tomou posse em Janeiro de 2.013, ainda não conseguiu assumir suas funções, sempre alegando dificuldades que ele já sabia existir e mesmo assim concorreu ao cargo, sob juramento de tudo fazer para tirar nossa cidade das obras paradas e fazer com que ela deslanchasse rumo ao progresso. Isto não aconteceu.
Na próxima segunda feira os nobres representantes do povo, aqueles que estão na Câmara Municipal estarão de retorno de suas prolongadas férias de final de ano, merecidas, por sinal, pois trabalharam "arduamente" no ano passado e ninguém  é de ferro,  férias é um direito sagrado de quem trabalha.
Precisamos todos, na próxima segunda feira (03), a partir das quatorze (14) horas irmos até a Câmara dar as boas vindas aos nossos representantes e apresentar-lhes a nossa indignação com o estado em que se encontra a capital do estado de Rondônia. Por certo, talvez alguns nem aparecerão, afinal, os vôos aéreos estão congestionados e as prais estão convidativas para esticar mais uns dias.

Pedro Francisco
1.297-DRT/RO