sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Minhas leituras, críticas e comentários. (Ano de Eleição)


Este ano, ou melhor, daqui há alguns meses, no dia cinco (05) de Outubro, todos nós que sejamos cônscio de nosso dever de patriota e cidadão brasileiro iremos às urnas para escolher os nossos mandatários, que serão muito bem pagos com o dinheiro dos nossos impostos, "sacados" antecipadamente de nossas carteiras, isto quando a temos. Quando se aproxima a época de festividades, as pessoas parecem que se transformam em outros seres, coisa estranha esta.
No dia quatro (04) de Março será a terça feira de Carnaval, a coisa nem parece que está feia para os nossos irmãos ribeirinhos, amanhã, o senhor prefeito de Porto Velho/Rondônia, oficialmente "instala" oficialmente o carnaval na cidade, com um baile onde são esperadas aproximadamente três mil (3.000) pessoas, estas dentre convidados, penetras e pagantes, menos é certo, os atingidos na catástrofe desta enchente do Rio Madeira, um dos gigantes mundiais em volume de águas e extensão. E nada acontece. Para que servem os órgãos de defesa dos interesses da maioria dos cidadãos, assim, do tipo Ministérios Públicos Federal e Estadual? Até parece que estas instituições não existem por estes lados, a sociedade está totalmente abandonada, sem "eira" nem "beira".
Os políticos de nosso estado, isto na esfera federal, estadual e municipal, com raríssimas exceções estão dando alguma importância para os acontecimentos. Poucos, ontem eu vi na "AUDIÊNCIA PÚBLICA" realizada na Câmara Municipal de Porto Velho. Foram mais de quatro (04) horas de debates e, pasmem, não apareceu nenhum representante da administração pública, nem o líder do prefeito apareceu para ao menos "marcar" presença e, talvez, quem sabe, se este fosse "molestado" ou atacado pudesse tentar defendê-lo. Gostei muito da atitude dos vereadores que lá estavam, belos discursos e, acima de tudo, conseguia-se avaliar que realmente estavam preocupados com a situação, especialmente dos ribeirinhos.
Naquela casa de leis, lá estavam os nobres vereadores Alan Queiroz (Presidente da casa), o vereador José Wildes, a vereadora Fatinha, o vereador Cláudio da Padaria, o vereador Jurandir Bengala, Maria Nágila, representante dos moradores do Distrito de São Carlos e dois representantes dos atingidos por barragens, posteriormente chegaram os vereadores Dindim e a Ana Maria Negreiros, que preocupados com a situação já vinham de outra reunião com os membros da "defesa" civil, outra instituição municipal que somente serve para abrigar os apadrinhados do prefeito e de seus colaboradores. pois de DEFESA CIVIL, ali não tem nada. Os poucos servidores, tipo José Afonso abnegados que se propõem a trabalhar não possuem as condições mínimas para tal, falta tudo, trabalham na "unha", sem equipamentos e o que é mais agravante, são mal pagos e, talvez até mal preparados, não por culpa dos servidores, mas daqueles que administram nossa cidade, pois no verão os mesmos sequer são treinados para enfrentarem ocasiões inesperadas e esperadas como os fatos objetos desta postagem.
Enfim, o que ocorre é que em Junho, inicia-se a disputa da Copa do Mundo, aí então a festa já estará "azeitada" pois estamos saindo de umas datas comerciais, que queiram ou não mexem com os sentimento das pessoas, dia internacional da mulher (08/03), dia da paixão de cristo (18/04), Feriado de Tiradentes (21/04 - Segunda feira), que maravilha,  dia do Trabalho (1º/05), Junho então será um mês de nada a se realizar, ou seja, dia 18/06, dia do Evangélico, dia 19 comemorar-se-á o Corpus Cristi, então a bola já estará rolando para a alegria dos brasileiros, inclusive dos atingidos pelas enchentes das águas de Março. E então, só nos resta a festa da "DEMOCRACIA", aquela eleição onde nós, todos felizes, sem sombra de dúvidas estaremos de peito e alma lavados para escolher os "nossos" representantes: Presidente, Senador da República, Deputado Federal, Governador, Deputado Estadual e claro, os suplentes dos senadores,uma maravilha!!!.
Isto é o que eu chamo de DEMOCRACIA.
Uma democracia onde o sofrimento do povo não é levado em consideração. Onde os governantes até esta data terão entregues uma "meia" dúzia de "Casa de Pombos", estas feitas com cronograma exato para serem entregues em tempo hábil para se negociar em troca de votos, votos que serão regiamente "fiscalizados" pelas autoridades competentes, autoridades que a cada eleição promulgam uma nova lei para beneficiarem este ou aquele seu apadrinhado e, certamente "prejudicar" aquele seu desafeto, assim como ocorreu na última eleição para o governo do estado da Nova Rondônia, concebida exclusivamente na cabeça do atual governador,  Confúcio Aires Moura, que a levou de lugar nenhum para nenhum canto. 
E então vamos votar?

Viva a Democracia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Pedro Francisco
       Jornalista
   1.297 - DRT/RO

Nenhum comentário: