terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Minhas leituras, cíticas e comentários - Final de Ano.

Feliz 2014 - 2013 já vai tarde!
Mais um final de ano chegou. A euforia está estampada na face das pessoas, até parece que tudo vai muito bem obrigado. Não que o ano que ora se finda tenha sido de todo ruim, ele teve vários momentos que marcaram positivamente e com ações pontuais deveras sérias, mas não é coisa de se deixar levar por tanta euforia.
Neste ano moribundo, nós tivemos coisas nefastas que de longe as pessoas se lembram. Bastou acabar o mês de Novembro para que a nossa cidade, estado e país passassem a ser o melhor do mundo. Todos esqueceram as manifestações de ruas, os "black boys", as enchentes, as ruas esburacadas, as mortes na BR 364/RO, que ceifaram vidas individuais e famílias inteiras em uma "batida" só. Os políticos foram condenados no Mensalão do Partido dos Trabalhadores, presos e hoje "amargam" um "xilindró" disfarçado, devido as benevolências da nossa amada Justiça, que com suas brechas e embargos infringentes está dando a "mordomia descarada" a quem deveria estar amargando uma cadeia bem pesada sem benefícios, pois quem corrompe e usurpa o dinheiro público, impedindo que o mesmo seja aplicado na saúde, no ensino, na segurança pública, no saneamento básico, na água tratada e em obras de mobilidade urbana, dentre outras que facilitariam a vida dos cidadãos de Porto Velho/Rondônia.
Em meu  singelo e humilde ponto de vista pessoal, não tenho nada a comemorar. O mandatário maior do Estado está também já arrumando suas "trouxas" e deixando os "trouxas" da mesma forma que encontrou, senão pior. A sua tão propalada Nova Rondônia, prometida em campanha eleitoral saiu do nada para lugar algum. certamente foram feitas algumas obras, mas estas somente para que este amealhasse mais alguns reai$ em sua conta corrente, juntamente com seus apadrinhados. As casas populares foram e estão sendo construídas com o dinheiro público federal, creio que deve haver alguma contrapartida "pequena" do Estado e município, mas também com dinheiro público, do sagrado imposto dos cidadãos, os mais pobres é claro, afinal, rico não paga imposto real neste pais, ele simplesmente ignora, quando não oculta o verdadeiro percentual ser recolhido aos cofres públicos, mas isto também é culpa de um estado massacrador dos que produzem e contribuem para o progresso da nação. Enfim na área de atuação do estado, só nos resta aceitar o ostracismo, incompetência e inexperiência administrativa do excelentíssimo senhor Doutor Confúcio Aires Moura, douto governador do estado da Nova Rondônia e seus apadrinhados.
 
Do lado da administração municipal, a coisa foi e está sendo pior ainda, neste ano as prisões locais tiveram visitantes ilustres, prefeito, secretários, diretores de estatais e pasmem, até diretores do sistema "S", uma entidade até então respeitabilíssima, enfim, esta é outra história. O que nos causa estranheza é a tomada de posse do senhor prefeito, também o ilustríssimo senhor, também doutor Mauro Nazif, que até o momento, mesmo autorizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, assumiu e ainda não conseguiu desempenhar suas funções delegadas pela maioria da população, de dotar a cidade das necessidades mínimas para esta. Claro que não estamos criticando as alagações, afinal quando ele assumiu, elas ali já se encontravam, os buracos ali se encontravam e ficaram maiores, apenas ele não conseguiu realizar nada de concreto, apenas o seu imaginário abstrativista concluiu algo. Nossas vias públicas estão em "pandarecos", as vidas de muitos munícipes são ceifadas a todo instante em decorrência da inexistência de condições de ir e vir dos veículos, desde bicicletas até ás carretas que por nossa cidade trafegam transportando o progresso da nação e gerando lucros para o município.
Esta foto retrata o descaso para com o patrimônio público, ela é do Ginásio Poliesportivo "Vinicius Danin", popularmente conhecido e localizado ao lado do Colégio Padrão, na Avenida Amazonas na capital de Rondônia, inclusive já denunciado no Ministério Publico do Estado. Espaço que poderia estar sendo utilizado por toda a população e, em especial os adolescentes e jovens que possuem o tempo ocioso, na realização de atividades desportivas, que se não os tirassem, ao menos minimizaria que estes ficassem expostos na margem de risco e vulnerabilidade constante e não fossem adotados pelo tráfico. Mas isto é apenas uma ponta do "Ice Berg" da roubalheira instalada em nossa capital. Infelizmente, eu torno a repetir, particularmente eu não tenho nada a comemorar neste ano que se finda.
Os nossos vereadores, em especial os remanescentes da legislatura anterior, a maioria dos que sobraram foram os piores e, pasme, se reelegerem. Restou comprovado na Justiça o envolvimento destes nas piores "falcatruas" realizadas em nossa capital. Incompetente para mantê-los atrás das grades, por meio de recursos, recursos, brechas e outras artimanhas deixadas propositalmente na lei para estes casos, a nossa Justiça não teve outra alternativa senão reconduzi-los à câmara municipal para que pudessem continuar a cometerem os mesmos desatinos politiqueiros de antes, senão piores, pois comprovaram que são pessoas "inocentes", que apenas tiveram suas fichas "maculadas" pela "incompetência" da nossa gloriosa Polícia Federal e Ministério Público, que tanto trabalham e veem seus labores desprezados por "brechas" ou "rombos" legais, que somente a população aceita e entende como serviços prestados à sociedade. Estes profissionais são senhores que merecem os louros da vitória, infelizmente eles trabalham e a Justiça deixa escapar por entre os dedos a hora de colocar um ponto final na corrupção, nos péssimos políticos e nos desvios de dinheiro público que tantas vidas sacrificam no Pronto Socorro do Hospital João Paulo II, denominado pelo senhor governador, quando de sua posse como a "Ante Sala" do inferno, local este, que se não estiver igual, melhor, com certeza não está, muito embora o sacrifício do atual secretário de estado da saúde, o também Dr. Williames Pimentel de Oliveira, que tanta luta realiza par melhorar o atendimento, mas tudo sem sucesso, pois como há o dito popular "UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO".
 
Então eu pergunto meus amigos leitores, final de ano, esperar, o que comemorar do ano que daqui há pouco se inicia, ano de carnaval, copa do mundo e eleições gerais pelo Brasil afora?
Simplesmente eu espero que no próximo dia sete (07) de Janeiro do novo ano, a maioria da população se reúna na manifestação ordeira, convocada pelo Facebook para que sejam tomadas providências quanto à administração municipal, pois na estadual a "vaca" já atolou até os "chifres", ou será que não?
 
Depois de tudo isto, se ainda houver algo a comemorar, eu desejo a todos nós um
 
FELIZ 2014.
 
Pedro Francisco
    Jornalista
1.297 - DRT/RO