sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Minhas Leituras, Críticas e Comentários - de Irmãos coragem à Amor à vida.....


De Irmãos Coragem à Amor à Vida

Olá pessoal, nesta postagem eu peço para fugir um pouco de minha linha de escritas, pode ser?
Não sou muito dado a assistir com frequência novelas. Mas claro que como todo bom brasileiro, sempre ficamos sabendo dos ocorridos nas teledramaturgias e, pasmem, eu consegui ficar preso à esta novela da Globo, aquela novela das nove, que para nós passa as sete (7), e lá, por volta das vinte e três (23), sei lá, este horário de verão é um "borogodó".
A vida real nos remete a pensar como são as pessoas na intelectualidade de um escritor de novelas, estes são verdadeiros gênios para prenderem à atenção das pessoas frente a não tão telinha ultimamente.
Pois bem, eu fico imaginando se na vida real estas atrocidades não acontecem mesmo? Claro que talvez os "Felixs" da vida não andem jogando criancinhas recém nascidas em caçambas de lixo, mas ontem eu assisti em um jornal local que no lixão da Vila Princesa foi encontrado o feto de um recém nascido. Será que o autor da novela não sabe quem foi o responsável por este ato e aborto criminoso?
Claro que as autoridades estão empenhadas em acabar com estas cenas, mas o que acontece da noite para o dia, talvez seja cenas de uma novela que se desenrola diuturnamente diante de nossa sociedade e ela não veja? Tal qual aconteceu de ontem para hoje em Porto Velho, nas zonas Leste e Sul. Na época dos "Irmãos Coragem" (Gangues) o enredo era mais ameno, claro que havia e já há muito tempo uma "matança" global, afinal, os envolvidos na saga saiam do estúdio e iam assistir na "telinha" da época suas façanhas do dia-a-dia.
Fico me perguntando até onde vai a ganância e a incompreensibilidade de uma pessoa, a Aline e Cesar são um casal perfeito, pena que a Pilar não tenha entendido os recados dados por sua mãe a dona Bernarda, hoje enamorada do médico todo poderoso do San Magno, o Dr. Lutero, o que dizer então do homem "João de Barro", o tal Bruno, aquele "homem apaixonado", sincero e sem mácula que no final sabe-se lá com quem ficará, talvez, você que esteja lendo esta postagem possa me dizer, sei lá.
O que realmente eu admiro nas teledramaturgias são as capacidades dos autores e dos atores. Será que quando um casal de atores se juntam para conviverem, eles acreditam que ele ou ela estão falando a verdade, ou estarão interpretando mais uma cena no amor à vida?
Sei lá, eu acredito não estar preparado para encenar mais nada neste palco. Parem o mundo, eu quero descer no próximo capítulo. Pode ser?
"Devo ter quebrado o Rosário de Nossa senhora quando menino para realizar uma postagem desta".
20122013-132535-mais_onda.jpg
Esta foi a cena que Porto Velho acordou com ela
Esta é a cena que tomou conta das redes sociais no dia de hoje (20/12/2013) em Porto Velho/RO. Uma reviravolta na segurança da população da capital do Estado da nova Rondônia, que foi criada na última eleição para o governo do estado, onde o senhor, atual governador o Dr. Confúcio Aires Moura, de forma inusitada conseguiu transferir a nossa amada Rondônia, sem tirá-la do lugar, para lugar algum, transformando-a em uma latrina de beira de estrada. Como se não bastasse, ano passado tomou posse e não assumiu suas atividades correlatas de um "burgo mestre".
A cena acima, no meu singelo ponto de vista e humilde avaliação, em conversa com pessoas que informaram terem sido mortos conhecidos seus, estes mexiam com coisas "não muito" corretas (drogas), o que nos leva a crer ser um acerto de contas de pessoas que "cobram" os seus haveres, de uma forma ou de outra, mesmo com o sangue de suas vítimas, não se importando com as dores das famílias ou com a comoção local. Então eu pergunto:
De quem é a culpa?
Não é necessário ser muito inteligente, para sabermos que por detrás destas "arruaças", da implantação do medo e do pavor, já que a população não tem a devida segurança que deveria ser dada pelo Estado e, que não o faz, deixando a população à mercê de sua própria sorte. Em entrevista do senhor secretário de segurança pública em um canal de televisão, ele afirmou que em Rondônia não temos sequer oito (8.000) mil policiais na ativa, então eu pergunto:
Que diabos de segurança a população de mais de milhão e meio(1.500.000) pode ter, se no Estado todo sequer temos dez (10%) de policiais para atender às necessidades mínimas de segurança da população. Vemos concursos e mais concursos serem realizados e parece que as "onças" comem os aprovados e estes nunca aparecem, o que vemos sempre são os mesmos policiais já nossos conhecidos nas ruas, e os aposentados trabalhando na segurança de  presídios e de "otoridades", uma verdadeira vergonha estadual.
Por outro lado, nos remete nosso raciocínio que estes fatos acontecidos são uma retaliação do "Crime Organizado" contra a nossa "desorganizada" polícia, uma afronta à Justiça brasileira e ao estado democrático de direitos, inclusive o de ir e vir, direito constitucionalmente garantido.
A política que hoje é exercida em nome dos cidadãos, não passa de uma enganação social. A desventura de ser brasileiro em certos momentos, nos faz pensar em como seria nossa nação se não houvesse tanta corrupção e ladroagem política. Sou consciente de que os governantes, mesmo com tanta roubalheira muito fazem, não posso fechar meus olhos e fingir que não existe nada de bom, mas imaginem, se não houvessem os mensaleiros, os ladrões do dinheiro que seria utilizado na saúde, no ensino, na segurança pública, na edificação de moradias, enfim, em tudo que se pode realizar, nós viveríamos em um pedaço do Paraíso. 
O que não podemos mais aceitar são estas "ingerências" administrativas, governador sem palavras, prefeito preguiçoso, deputados corruptos e vereadores ladrões do erário público. Os cidadãos de bem são a maioria absoluta nesta nação que consegue encontrar petróleo abaixo da camada "pré sal" e, mesmo antes de se ter o dinheiro este já foi distribuído entre os "sustentadores" da base governista. Que se lixem os cidadãos que estão fora da linha "beira mar". Vamos passar à estes algumas migalhas, eles ficarão imensamente gratos, enquanto isto, as contas bancárias do políticos "corruptos" e "donos dos partidos" vão "engordando dia-a-dia e, os miseráveis desprovidos de condições de uma vida digna ficam relegados a migalhas de "bolsas" famílias", "Incentivos" para se fazer "mininos", auxílios "presidiários", enfim, acabam dando o mínimo para o máximo da população. Esta por sua vez fica "filiz" da vida por não ter carteira registrada e não perder os "binificiu" da presidente da república, que por sinal faz parte do Partido dos Trabalhadores, exatamente aquele que patrocinou o maior de todos os escândalos da república brasileira em todos os tempos. Nem na época do império houve tanta corrupção e roubalheira ao erário público.
Portanto, a culpa é nossa que escolhemos em troca de promessas sabidamente irrealizáveis, outros votam por acreditarem que "recebendo" algo em troca do voto naquele momento tira a sua "culpabilidade" futura dos acontecimentos, enfim, eu creio piamente que nós somos os governos, nós os colocamos lá e, portanto, cabe a nós realizarmos a reflexão sobre a foto de abertura desta postagem. Temos de pensar melhor ano que vem, após a passagem do carnaval, da copa e na eleição irmos às urnas com a consciência de que não devemos mais aceitar estes desmandos, esta violência e o ceifamento de vidas, não importa, se praticantes de coisas certas ou meio incertas.
Vamos pensar nisto?

Pedro Francisco
Jornalista
1.297 - DRT / RO









Minhas Leituras, críticas e comentários.

Hoje (20/12/2013) as notícias são muito TRISTES em Porto Velho, a capital da Nova Rondônia criada em campanha pelo senhor governador Confúcio Aires moura, que aliás saiu do nada para lugar algum até o momento, falácias, apenas falácias de campanha. A cidade acordou atabalhoada e amedrontada com uma verdadeira chacina. Mortes e muitos feridos à bala por desconhecidos até o momento. Como nesta vida toda ação tem uma reação, todo ataque tem um contra ataque, não é de se descartar uma retaliação quanto à morte de policiais e outros fatos envolvendo os "chefes" das máfias das drogas em nossa cidade, estado e nação brasileira. A quem recorrer neste momento?
A sociedade está em polvorosa, nas redes sociais, além da morte de Reginaldo Rossi, coisa natural do ciclo humano, pois morrer faz parte da vida, não se fala em outro assunto. O que nos causa espanto é que as autoridades, ex autoridades e até mesmo o secretário de educação fale sobre isto, como se fosse a coisa mais natural do mundo, o que creio não ser. Nesta data de festas de final e início de ano, de liberdade provisória de presos já em regime semi aberto, nós percebemos que a sociedade está assustadíssima e com toda a razão, afinal, ela, sociedade paga caro para que seus presos fiquem "guardados" longe de seu convívio, mantendo-os longe de suas residências e estes, por suas vezes são agraciados com certas benevolências que a Lei os garante, então de quem é a culpa dos fatos que estão ocorrendo neste momento Brasil a fora?
É certo que a culpa é dos brasileiros, dos maus brasileiros, assim como eu e você que lê estas escritas neste momento. Nós somos os culpados por consentirmos que políticos inescrupulosos sejam eleitos e guindados a comissões e outros meios de proteção de malfeitores que assolam a nossa sociedade. permitimos sim ao elegermos pessoas do naipe de senadores que aí se encontram, de deputados federais e vereadores criminosos e ladrões do dinheiro público que atualmente compõem a câmara municipal de nossa capital que mais parece uma cidadela de beira de estrada, uma "latrina" fincada nos mais distantes rincões do Brasil, um verdadeiro lixão à céu aberto, como disse um certo candidato ao governo na eleição passada, Porto Velho/Rondônia é uma favela. E é mentira?

O que me deixa entristecido é que nossas autoridades se recusam a aceitarem as verdades impostas pela lei da sobrevivência nesta selva maldita onde a criminalidade, as drogas e o descaso para com a população menos favorecida são enormes, onde o paternalismo dos governantes cegam as pessoas que não aceitam trabalhar para terem uma vida mais digna, com respeito e preferem as mazelas e migalhas oferecidas por uma política pública de alimentação pobre, onde o Pão e Circo se faz presente diuturnamente na vida dos cidadãos brasileiros.
Precisamos urgentemente tomarmos vergonha na cara, enchermos a cara de brio e termos a coragem de sermos brasileiros, mais patriotas com capacidade de transformarmos nossa nação em uma nação de primeiro mundo, afinal, somos a única não que possuímos a base de sustentação do planeta pelos próximos cem (100), duzentos (200) ou mais anos à frente. Aqui tudo se plantando dá. Nós temos até a capacidade de fazer um "furo" abaixo do pré sal para buscarmos o "diamante" negro que move as nações, inclusive as mais potentes do mundo. Estas agressões à população civil, em detrimento de retaliações de brigas entre mocinho (policiais) e bandidos (bandidos mesmo), com certeza não nos levará a lugar algum, quem padecerá serão as mães e familiares dos que nada tem a ver com estas perseguições.
Pedro Francisco
    Jornalista
1.297-DRT/RO

Minhas leituras, críticas e comentários.

Olá pessoal.
Hoje cinco (05) dias antes do Natal, uma notícia arrebentou com a segurança das pessoas em Porto Velho, capital da Nova Rondônia do governador Dr. Confúcio Aires Moura. Alguns mortos e muitos feridos em uma ação de extermínio, tipo aquela da Candelária, ocorrida no estado do Rio de Janeiro em anos anteriores.
Esta situação acontece justamente quando da saída de alguns presidiários para passarem as festas natalina e de final de ano junto com seus familiares. Eu particularmente sou contra estes benefícios. sou do entendimento de que PRESO é PRESO e pronto. Tem ele de cumprir sua pena na integralidade, sem qualquer benefício de favorecimento, afinal, ele foi condenado por alguma culpabilidade em algum crime que ele cometeu, pode até ser eu, você ou qualquer outra pessoa, afinal, quem está solto nas ruas pode a qualquer momento cometer um crime, este sem premeditação ou com. É o risco de quem está solto.
Porém, o que se vê nas entrelinhas das matérias jornalísticas, nas entrevistas de direção de policiais, de ações da polícia nacional, enfim, quem acompanha os meios de comunicação de massa sabe do que estou falando, que estas ações de assassinatos e tentativas de assassinatos em massa, não passa de retaliações ocasionadas pelas ações da polícia.
O estado de Rondônia é uma localidade em franco desenvolvimento, em todos os sentidos se falando, desta forma a criminalidade também cresce e de maneira galopante. O Governo do estado não tem condições de manter um número de policiais aceitável nas ruas e, como se não bastasse ainda comete "bestialidades"  homéricas, em detrimento de desavenças e disputas políticas, que se lasque a população, eu vou fazer e pronto, este é seu pensamento estapafúrdio. No estado todo, em entrevista dada pelo senhor secretário o Dr. Marcelo Bessa, no programa apresentado pelo Léo Ladeia, ele informou que não temos sequer oito (8.000) mil policiais no estado, que tranquilamente já possui mais de um milhão e meio (1.500.000) habitantes, isto neste momento, sem contar com os "estrangeiros" que para cá vieram por força das usinas do rio Madeira e dos irmãos haitianos que aqui buscaram refúgio, diante das dificuldades de vida em sua terra natal. Hoje, dia vinte (20/12/2013), todos os habitantes da cidade de Porto Velho/RO estão em polvorosa, evidente que muitos não estão nem aí, mutos mesmos estão comentando nas redes sociais é a morte do Reginaldo Rossi, e por aí vai.
Eu hoje, sem medo de errar tenho saudade do tempo da ditadura, ou da contrarrevolução. Naqueles anos evidentemente que alguns pagaram com algumas, digamos, discriminação política, mas naquele momento, por muito menos fatos acontecidos as forças armadas tomaram o poder e colocaram ordem na "casa" à força. Eu pergunto:
Sera que não está na hora de as forças armadas estudarem uma medida mais forte neste sentido?
Evidentemente que houve uma evolução enorme de lá para cá, inclusive nos abusos e desmandos políticos, os valores se inverteram consideravelmente e, olhem, eu estou falando somente da cidade onde eu vivo, neste momento não estou escrevendo à nível de Brasil, apenas de Porto Velho/RO.

Minhas leituras, críticas e comentários.

Olá pessoal.
Hoje cinco (05) dias antes do Natal, uma notícia arrebentou com a segurança das pessoas em Porto Velho, capital da Nova Rondônia do governador Dr. Confúcio Aires Moura. Alguns mortos e muitos feridos em uma ação de extermínio, tipo aquela da Candelaria, ocorrida no estado do Rio de Janeiro em anos anteriores.

Minhas leituras, críticas e comentários.

Este é o meu modêlo de postagem neste Blogger.