terça-feira, 15 de outubro de 2013

Minhas leituras, críticas e comentários.

Bom dia.
Hoje quinze (15) de Outubro, dia do Professor, uma data para mim de suma importância. Infelizmente, os nossos administradores públicos não dão o devido valor à Educação, o que é uma pena.
Eles, os administradores, se esquecem, que um dia passaram em uma escola e, qual deles, no primeiro dia de aulas não sentiu aquele medo, o medo do desconhecido?
Todos, sem exceção, nós todos sentimos medo do desconhecido. É ele, o medo que nos mantém vivos e alertas, sempre prontos a nos defender. Na escola, em mãos de "abnegados" mestres, nos foi mostrado os caminhos que deveríamos seguir após o crescimento de nossas "ASAS DA LIBERDADE". Liberdade esta que aprendemos a conhecer nos bancos da escola e em sala de aulas, esta liberdade que hoje, infelizmente coloca uma "faca" na garganta da educação, faca que corta os salários, corta os benefícios, corta a dignidade e, acima de tudo corta o respeito que os "EDUCADORES" de há muito tempo deixaram de ter.
É uma pena. Vivemos em um país onde o ensino é colocado em planos inferiores, sem qualquer perspectiva de melhora. Evidentemente que o "governo" faz muito, mas poderia realizar muito mais em prol do ensino. Os educadores devem ser melhores reconhecidos, não somente no quesito financeiro, mas também na essência do seu conteúdo. Somente ele, o educador, juntamente com os demais colaboradores de uma escola possui esta "missão", hoje totalmente "desestimulada" para o exercício do seu sagrado ofício, um dos mais essenciais para o cidadão. O homem necessita adquirir conhecimentos desde a sua tenra idade, cresce aprendendo, morre aprendendo, tudo em benefício daqueles que estão ao seu derredor.
Precisa-se um "choque", uma nova reengenharia na forma de ensinar. Não estou falando de educação, educação e ensino são coisas distintas entre si. A EDUCAÇÃO, nós trazemos de casa, como dizem "de berço". A escola não educa ninguém, ela somente nos prepara para a convivência em sociedade e, nos dá a oportunidade de aumentar os nossos conhecimentos, para que possamos ter uma vida melhor em sociedade.
Portanto, nesta data significativa, eu creio que não somente para mim, mas para a nossa nação que todos façam uma reflexão de seus atos insanos que tanto sacrificam aqueles que nos dão o "conhecimento" de uma vida melhor. Que os políticos façam algo para salvarem o ensino. meios existem, a situação momentânea requer inteligência e conhecimento, exatamente aquele conhecimento que você (político) adquiriu em uma sala de aula.
Pensem nisto senhores políticos.
pedroportovelho.com
1.297/DRT-RO