sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

20122013-132535-mais_onda.jpg
Esta foi a cena que Porto Velho acordou com ela
Esta é a cena que tomou conta das redes sociais no dia de hoje (20/12/2013) em Porto Velho/RO. Uma reviravolta na segurança da população da capital do Estado da nova Rondônia, que foi criada na última eleição para o governo do estado, onde o senhor, atual governador o Dr. Confúcio Aires Moura, de forma inusitada conseguiu transferir a nossa amada Rondônia, sem tirá-la do lugar, para lugar algum, transformando-a em uma latrina de beira de estrada. Como se não bastasse, ano passado tomou posse e não assumiu suas atividades correlatas de um "burgo mestre".
A cena acima, no meu singelo ponto de vista e humilde avaliação, em conversa com pessoas que informaram terem sido mortos conhecidos seus, estes mexiam com coisas "não muito" corretas (drogas), o que nos leva a crer ser um acerto de contas de pessoas que "cobram" os seus haveres, de uma forma ou de outra, mesmo com o sangue de suas vítimas, não se importando com as dores das famílias ou com a comoção local. Então eu pergunto:
De quem é a culpa?
Não é necessário ser muito inteligente, para sabermos que por detrás destas "arruaças", da implantação do medo e do pavor, já que a população não tem a devida segurança que deveria ser dada pelo Estado e, que não o faz, deixando a população à mercê de sua própria sorte. Em entrevista do senhor secretário de segurança pública em um canal de televisão, ele afirmou que em Rondônia não temos sequer oito (8.000) mil policiais na ativa, então eu pergunto:
Que diabos de segurança a população de mais de milhão e meio(1.500.000) pode ter, se no Estado todo sequer temos dez (10%) de policiais para atender às necessidades mínimas de segurança da população. Vemos concursos e mais concursos serem realizados e parece que as "onças" comem os aprovados e estes nunca aparecem, o que vemos sempre são os mesmos policiais já nossos conhecidos nas ruas, e os aposentados trabalhando na segurança de  presídios e de "otoridades", uma verdadeira vergonha estadual.
Por outro lado, nos remete nosso raciocínio que estes fatos acontecidos são uma retaliação do "Crime Organizado" contra a nossa "desorganizada" polícia, uma afronta à Justiça brasileira e ao estado democrático de direitos, inclusive o de ir e vir, direito constitucionalmente garantido.
A política que hoje é exercida em nome dos cidadãos, não passa de uma enganação social. A desventura de ser brasileiro em certos momentos, nos faz pensar em como seria nossa nação se não houvesse tanta corrupção e ladroagem política. Sou consciente de que os governantes, mesmo com tanta roubalheira muito fazem, não posso fechar meus olhos e fingir que não existe nada de bom, mas imaginem, se não houvessem os mensaleiros, os ladrões do dinheiro que seria utilizado na saúde, no ensino, na segurança pública, na edificação de moradias, enfim, em tudo que se pode realizar, nós viveríamos em um pedaço do Paraíso. 
O que não podemos mais aceitar são estas "ingerências" administrativas, governador sem palavras, prefeito preguiçoso, deputados corruptos e vereadores ladrões do erário público. Os cidadãos de bem são a maioria absoluta nesta nação que consegue encontrar petróleo abaixo da camada "pré sal" e, mesmo antes de se ter o dinheiro este já foi distribuído entre os "sustentadores" da base governista. Que se lixem os cidadãos que estão fora da linha "beira mar". Vamos passar à estes algumas migalhas, eles ficarão imensamente gratos, enquanto isto, as contas bancárias do políticos "corruptos" e "donos dos partidos" vão "engordando dia-a-dia e, os miseráveis desprovidos de condições de uma vida digna ficam relegados a migalhas de "bolsas" famílias", "Incentivos" para se fazer "mininos", auxílios "presidiários", enfim, acabam dando o mínimo para o máximo da população. Esta por sua vez fica "filiz" da vida por não ter carteira registrada e não perder os "binificiu" da presidente da república, que por sinal faz parte do Partido dos Trabalhadores, exatamente aquele que patrocinou o maior de todos os escândalos da república brasileira em todos os tempos. Nem na época do império houve tanta corrupção e roubalheira ao erário público.
Portanto, a culpa é nossa que escolhemos em troca de promessas sabidamente irrealizáveis, outros votam por acreditarem que "recebendo" algo em troca do voto naquele momento tira a sua "culpabilidade" futura dos acontecimentos, enfim, eu creio piamente que nós somos os governos, nós os colocamos lá e, portanto, cabe a nós realizarmos a reflexão sobre a foto de abertura desta postagem. Temos de pensar melhor ano que vem, após a passagem do carnaval, da copa e na eleição irmos às urnas com a consciência de que não devemos mais aceitar estes desmandos, esta violência e o ceifamento de vidas, não importa, se praticantes de coisas certas ou meio incertas.
Vamos pensar nisto?

Pedro Francisco
Jornalista
1.297 - DRT / RO









Nenhum comentário: