quinta-feira, 24 de outubro de 2013


Boa tarde, aqui quase noite.
Bem pessoal, esta é a ultima postagem da semana. Neste final de semana acontece o Exame Nacional do ensino Médio (ENEM), eu já terminei o meu, mas como sou teimoso e persistente, também estarei "testando" os meus conhecimentos adquiridos na escola.
Não sei qual a razão, mas quando eu digo que vou fazer este exame, muitas pessoas ficam meio que assustadas, não sei qual o motivo, ou melhor, até acho que sei. Talvez seja em razão da minha idade (65) um tanto já avançada e, como em nosso país, velho somente serve para olhar netos e jogar damas e xadrez em banco de praças, talvez as pessoas nivelem todos por iguais, muito embora eu não tenha nada contra quem seja desta forma.
Eu não aceito esta máxima de muitos, ainda bem que não é a maioria, pois a maioria de nós já estamos em idade bem avançada, isto de acordo com estudos de alta relevância e de credibilidade.
Pois bem. As coisas em nossa amada terra são mesmo contraditórias, se você é jovem é discriminado em razão da sua falta de experiência, tanto de vida como profissional, se é velho, a discriminação ainda é maior, a maioria das pessoas não aceitam as mudanças, as transformações e a metamorfose da vida humana. Ainda bem que sou um "velhote" saudável, meio já mal acabado, também não é para menos, eu já passei por poucas e boas, já cheguei a ver a virada do milênio e a do século, isto não é coisa para qualquer geração não.  Apenas aqueles que nascerem lá pelo ano de dois mil novecentos e cinquenta (2.950), talvez e muito talvez terão o privilégio de assistirem a virada do milênio, outros tantos, sequer conseguirão assistir a virada do ano, sequer do século, não é mesmo?
No último ENEM em que eu participei, no ano de 2011 minhas notas foram excelentes, mas é evidente que existem alunos CDFs, aqueles que se aplicam muito e merecidamente têm pontuações mais sobrestadas, isto é natural. Não tenho mais aquela ânsia de obter muita grana (se vier, ótimo), muito poder ou coisa do gênero, o que eu quero mesmo é saber da vida com saúde, paz e tranquilidade, um tal de amor, hoje, ele está meio complicado, tanto para o homem, quanto para as nossas maravilhosas mulheres, aliás as mais belas do planeta. A convivência está complicada, a cada dia que passa fica mais difícil um relacionamento à dois. O cotidiano nos mostra em alta escala as mudanças, as trocas e os fins de relacionamentos que achávamos jamais terminarem, se bem que, o jamais não existe. Eu aprendi que não há mal que sempre dure e, nem bem que nunca se acabe, isto é fato.
Portanto, sem medo de ser feliz, eu estarei no sábado realizando a primeira etapa do ENEM, se o tema for bom, eu terei a oportunidade de fazer uma boa redação, a minha meta neste ano e atingir a nota máxima (1.000) pontos. Só que lá é complicado, tem o mínimo, o que a maioria faz e, o máximo, o que eu gosto de elaborar, ou seja, o mínimo é sete (07) linhas (um absurdo) e o máximo trinta (30) linhas, um espaço ótimo para uma boa redação dissertativa. No entanto, o que está me deixando meio "bolado" é o tema deste ano, senão vejamos: Copa do mundo de 2014, As eleições Gerais do ano vindouro, Olimpíadas em 2016, Manifestações populares nas ruas neste e nos próximos anos, Tema sobre o meio Ambiente, de vez em quando, este dá as caras e pega a maioria com o "machado" na mão, mas quem os derruba é a tal de redação, e por ai vai.
Estou em um dilema danado, trabalhando, pesquisando e estudando diversos temas, mas creio que a surpresa não será a minha companheira desta vez, eu farei os tão sonhados mil (1.000) pontos, ou seja a nota máxima.
Quer apostar?
pedroportovelho.com
1.297-DRT/RO

Nenhum comentário: