segunda-feira, 20 de junho de 2011

Minhas leituras, críticas e comentários.

Nesta data, lí diversas matérias que me chamaram à atenção, mas nenhuma delas me despertou mais do que a da filiação em massa procedida pelo atual presidente nacional do Partido do Movimento Democrético Brasileiro (PMDB), que alías é o partido ao qual sou filiado a muitos anos, mais de trinta (30) anos. Fico estarrecido quando vejo que os partidos políticos pregam uma coisa e depois, quando no poder apresentam outras. Toda época de eleição, os mandatários (proprietários) dos partidos saem à caça de novos filiados, engrossando suas siglas e nada fazendo de concreto para politizar estes. falo isto, porque já fui secretário da executiva municipal de Porto Velho/RO. Por diversas vezes fomos procurar apoio dos políticos do partido para realizar algo em proveito dos filiados, depois de tantos "nãos", deixei de lado as pretensões. Percebi que partido político somente serve para eleger aqueles que possuem o monopólio deles, quando não, fazem de tudo para elegerem seus "apadrinhados", claro, para obterem proveito mais adiante. Os políticos de carreira, de maneira alguma deixa que os filiados novos se criem como lideranças políticas, isto em razão do medo de surgir de uma hora para outra um novo líder que possa atrapalhar seus planos políticos futuros. Precisa-se com urgência uma mudança radical na mentalidade destes "senhores" donos dos partidos, cada vez que um político antigo abre sua boca para falar algo, de antemão, vislumbramos a palavra "corrupção" é claro que, existe uma minoria muito diminuta de políticos sérios, não sou ingênuo de generalizar a tal ponto, mas que a coisa está ficando desarticulada politicamente, isto está. É por esta razão que, as pessoas de boa índole, de bom senso, de caráter íntegro e com responsabilidade social ara com seu próximo, nas eleições que se aproximam para prefeito e vereadores, têm o dever cívico, moral e político de realizar suas escolhas em nomes que nunca foram colocados à apreciação dos eleitores, por duas razões:
A razão primeira é de que estes novos nomes, não trazem em sua bagagem a "malandragem" da ladroagem política, não possuem ainda o estígma de assaltantes do dinheiro público.
A segunda razão é a de que estes jovens, ou novos nomes, ainda não aprenderam a técnica da falcatrua legislativa e executiva, vai dar certo, sei não, mas quando vamos saber se não dará cereto, se nós nunca tivermos coragem de trocar, arriscar, aventurar, correr o risco de promover uma transformação política, dar um salto de qualidade em nossa cidade.
Chega de partidos e partidecos de aluguel, os chamados "nanicos", aqueles que somente servem para promoverem as negociatas, ou então, proiba-se as famigeradas coligações majoritárias e proporcionais, afinal, partido que não tem competência e capacidade para "bancar" e disputar uma eleição, não merece ser avaliado nas urnasa, servindo como bengala de outros que os compra por bagatelas irrisórias, depois os deixam de "escanteio" na rua da amargura, chorameingando por um cargo em troca de uma vaga de emprego comissionado.
Portanto, amigos, pensem bem, daqui há pouco haverá novas eleições, saibam o que fazer com seu voto, afinal, ele é o instrumento mais valioso para a negociação com os políticos, agora, cada um sabe de sí.