sexta-feira, 20 de maio de 2011

Minhas leituras, críticas e comentários.

Quanto mais eu leio, mais decepcionado fico com as matérias que os orgãos informativos nos apresentam. Os comentários então são de arrasar. Claro que devemos respeitar os pontos de vista de cada um, por esta razão, ficamos bem à vontade quando tecemos nossos comentários e críticas. Hoje, dentre tantas, uma reportagem chamou-me mais à atenção, a do vereador que está neste momento sentado no banco dos réus, sendo julgado pelo crime de estupro seguido, aliciamento de menor e outras acusações. A menor em questão tem ou teria à época dos fatos treze (13) anos de idade. Com promessas e presentes variados, através de uma outra senhora que também o acompanha no banco de réus. De acordo com as informações descritas na matéria, a menor, estava sendo contratada para trabalhar em campanha eleitoral do dito candidato (hoje eleito), ora, um candidato sabe muito bem que a legislação eleitoral não permite a contratação de menores para campanhas eleitorais, afinal, menor de idade só serve para votar neles. Ocorre que por motivos muito óbvios, depois de conseguir seu intento, o candidato (vereador), talvez tenha desejado se afastar dela, a família talvez sentindo-se "ofendida" com a alteração da situação, talvez por não continuar recebendo alguns dos benefícios concedidos pelo "vereador", claro que com recursos públicos, mesmo que sejam seus salários, o dinheiro vem do público, viu-se no direito de promover a denúncia do nobre edil. Ocorre, que a menor de idade, já tem mais hora de cama, do que urubu de vôo, seu passado não muito distante, de acordo com os advogados de defesa, mostram que sua conduta não é tão ilibada quanto parece.
Então à partir de agora eu pergunto: por andam as leis protetoras de menores, direitos humanos, delegacia de adolescente e outros órgãos de defesa da cidadania?
Será que esta pergunta responde a alguma questão que hoje envolve a prostituição infantil? Tomo a leiberdade de dizer que não.
O que estamos precisando em nosso País e em nossa sociedade é deixarmos de ser hipócritas. Todos nós somos sabedores que estes fatos acontecem diuturnamente, em todas as esquinas, escolas, bairros cidades e estados do Brasil. O que realmente necessitamos, e com urgência é a criação de meios para ocupar o tempo vago dos menores que estudam e não trabalham. Meios temos, sugestões são as mais variadas possíveis. Prática de esportes, cursos profissionalizantes, aulas de balé, capoeira, educação física, dentre outras. Portanto, só não fazem porque assim não o desejam. O governo que aí se encontra está mais preocupado com sexologia nas escolas (kit gay), arruaças políticas, degeneração da sociedade brasileira, enfim, agora tem até alteração na forma de falar (está em uma matéria no rondonoagora, da Ivonete Gomes, no caleidoscópio), nosso País está uma vergonha deslavada, quanto mais conhecemos nossos políticos, mais nos dá náuseas. Chega de baixarias, chega de protecionismo populista, claro que devemos ajudar os mais carentes. devemos acabar urgente com esta tal de "BOLSA FAMÍLIA", devemos achar uma metodologia de ajudar por tempo determinado, um ano, por exemplo. Durante este período, deve-se oferecer obrigatoriamente curso profissionalizante para os em idade de trabalho e para aqueles que se aproximam dela. Se não agirmos urgentemente nosso País vai ficar na bancarota, seremos um país de vagabundos dependentes de beneces dos governos de todos os níveis. Por esta razão, ando meio desolado com nossos governantes e com nossos parlamentares, inclusive também, com o nosso sistema judiciário, que não faz nada para recuperar e ressocializar os presos, estão amontoados na faculdade do crime, alguns inclusive, já são PHD em criminologia, são mestres na formação de novos bandidos que matriculam-se nestes estabelecimentos, às vezes empurrados pela ignorância de nossa sociedade madrasta e cheia de hipocrisia, sociedade que nos ensina uma coisa a vida inteira e cobra outra totalmente fora dos parâmetros sociais.