sexta-feira, 18 de março de 2011

Minhas Leituras e Comentários......Desta vez sobre as Usinas de Jirau e Santo Antonio

Quando começamos a perceber muitas discussões em torno da construção destas usinas hidrelétricas em Porto Velho - Rondônia, muitas pessoas ficaram divididas, houve até movimentos contrários para a não cosntrução destas. Depois de muitos vai e vens, muitas discussões sobre o impacto ambiental, vieram muitos "cala-bocas", e foi-se concretizada a construção da salvação energética do sul brasileiro. Com certeza, antes do início, o nosso governo federal, deve ter mandado uma "carreta" de dinheiro tanto para o governo do Estado, na época, o hoje Senador da República IVO NARCISO CASSOL (na época sem partido) e, nosso prefeito o senhor ROBERTO EDUARDO SOBRINHO (PT), isto sem falar nas tais "COMPENSAÇÕES", que serviriam ara amenizar o impacto social, que com certeza seria causado pela explosão populacional que desembarcaria em nossa capital, tanto dos da terra, como os "estrangeiros" (no duplo sentido).
Até o momento, não tivemos uma informação precisa de quanto foi o montante injetado no estado e município, pois existem muitas falas, muitos comentários, sabemos até que dinheiro do PAC (Plano para Acabar com o Cidadão), foi utilizado para término da construção do hospital de Cacoal, cidade a mais ou menos quinhentos (500) quilometros da capital, cidade esta que deve ter sofrido um impacto muito forte com a construção destas duas (02) usinas. Claro que fiquei contente com o término parcial da construção do hospital, afinal, deixariam de desembarcar no João Paulo II, muitos doentes carentes de tratamento médico, haveria uma economia imensa de combustível, por parte das prefeituras do interior, que só sabem mandar para a capital, não constroem nada em suas cidades, afinal, morto não vota e carente é fácil de ser levado no "papo", com qualquer conversinha ele fica bonzinho.
Pois bem, agora, chegou a hora da onça "beber água", os "estrangeiros", somados a muitos da terra, realizaram a maior batalha campal nas dependências das citadas usinas. Como não poderia deixar de acontecer, certamente houveram interferências de sindicalistas que incitaram os mais humildes que deveriam "brigar" por melhores salários, isto feito, combustível pronto, necessitava o estopim para a bomba, não deu outra, na primeira discussão entre dois funcionários (motoristas), foi a explosão da desordem, da discórdia e transformou-se em uma verdadeira torre de Babel. Queimaram e quebraram tudo, foi um Deus nos acuda.
Porém, em tempos não muito remotos, aqui em Porto Velho (RO), não havia muito emprego, a mão de obra era barata e desqualificada, ou melhor, sem qualquer qualificação alguma, qualquer "Zé Mané", que conseguisse segurar o cabo de uma colher de pedreiro, intitulava-se como "mestre de obra" e, realizava seu "trabalho" por qualquer diariazinha de trinta (R$. 30,00) ou quarenta R$. 40,00) reais, os mais qualificados, que sabiam aplicar um prumo e um nível, iam mais além. Uma das construtoras das usinas, investiu na qualificação de mão de obra a insignificante importância de DOZE MILHÕES (12.000.000,00), isto mesmo, não errei no tanto de zeros não, e começaram a disputa por funcionários, tinha outra construtora que aguardava os formandos sairem e pegava-os na porta do estabelecimento de ensino onde eram contratados com um salário tentador para os recém qualificados. Quando deu-se por conta, Madalena já estava morta, todo mundo era profissional da "cuié", agora era PREDERO POFISSIONAL. Foram lá para o canteiro de obras. Mas não basta a qualificação profissional, o indivíduo tem de ter também a qualificação social, ela não estava acostumado com tanta mordomia, televisão de Plasma 42, óculos Rayban, Tênis de alto preço, Roupas de Marca, não tinha motocicleta, enfim, a mudança foi muito rápida e não os prepararam psicológicamente para isto, nem ele e nem a cidade, deu no que deu. Hoje, estamos lendo estas notícias estarrecedoras, dignas de filmes de guerra, onde o dinheiro do cidadão é consumido sem saber para qual dos ralos foi enfiado, eu disse RALOS . Agora, quero ver quem vai pagar o "pato". Eu acredito que os maiores responsáveis são os três governos, Federal, Estadual e o Municipal, isto em cadeia, ou se desejarem em "cascata", pois cada um deles deixou de executar suas atribuições.
continua.................

Nenhum comentário: